Repository logo
 
Publication

O potencial de visualidade nos media

dc.contributor.authorMartins, Joana
dc.date.accessioned2024-03-08T09:24:36Z
dc.date.available2024-03-08T09:24:36Z
dc.date.issued2023-07-19
dc.date.updated2024-03-07T17:37:51Z
dc.description.abstractA partir dos valores-notícia, e com enfoque no potencial de visualidade defendido por Nelson Traquina (2002), este artigo tenta perceber quais são os temas com maior e menor destaque em termos de imagem nas capas dos jornais diários generalistas portugueses Correio da Manhã, i, Jornal de Notícias e Público, entre os anos de 2017 e 2020. Concluímos que existem perfis gráficos diferentes, assim como opções temáticas diversas: o desporto é o tema de eleição no Correio da Manhã, enquanto a política tem maior potencial de visualidade no Público. As escolhas dos periódicos mostram também diferentes posicionamentos editoriais, nomeadamente em torno da tabloidização, visível, essencialmente, no caso do Correio da Manhã. Os resultados relativos ao ano de 2020, quase inteiramente dominado pela pandemia de covid-19, permitem perceber, tal como já era expectável, que a temática da saúde, habitualmente com um potencial de visualidade muito reduzido, está em destaque em relação a outros temas.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14195/2183-6019_16_2pt_PT
dc.identifier.issn2183-6019
dc.identifier.issn2183-5918
dc.identifier.slugcv-prod-3307916
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8303
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectVisualitypt_PT
dc.subjectpresspt_PT
dc.subjectnews valuept_PT
dc.subjectinformationpt_PT
dc.subjectVisualidadept_PT
dc.subjectimprensapt_PT
dc.subjectvalor-notícipt_PT
dc.subjectinformaçãopt_PT
dc.titleO potencial de visualidade nos mediapt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage30pt_PT
oaire.citation.issue16pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleMediapolis Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Públicopt_PT
person.familyNameMartins Mota
person.givenNameJoana
person.identifier.ciencia-idD111-0954-DE13
person.identifier.orcid0000-0002-1667-7513
rcaap.cv.cienciaidD111-0954-DE13 | Joana Martins
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication78f7d245-5128-4307-a7aa-cea6c926f798
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery78f7d245-5128-4307-a7aa-cea6c926f798

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11478-Texto_do_Artigo-57436-1-10-20230711.pdf
Size:
1.03 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: