Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar)

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Esta investigação analisou o estilo parental dos progenitores de vinte e quatro crianças de idade pré-escolar identificando específicamente as representações dos respetivos filhos acerca dos estilos dos pais, quando estes se avaliam como permissivos. Neste estudo qualitativo, de natureza exploratória e descritiva, participaram pais e crianças (idade pré-escolar). Estas últimos frequentam um Jardim-de-Infância de uma Instituição Particular de Solidariedade Social na região norte de Portugal. Os instrumentos utilizados foram um Inquérito Sociodemográfico e uma Escala de Estilos Parentais cuja subescala relativa ao laxismo/permissividade foi adaptada, numa versão pictográfica, para crianças. Os resultados evidenciaram não existir convergência maioritária entre a avaliação de pais e filhos na dimensão estudada.

Description

Keywords

Parentalidade Estilos educativos Permissividade Crianças Jardím-de-infância

Pedagogical Context

Citation

Ribeiro, E. J., Gomes, M. M., & Felizardo, S. A. (2015). Parentalidade e estilos educativos: Perspetivas de pais e crianças (educação pré-escolar). Revista de Estudios e Investigación em Psicología y Educación, Vol. extra (5).

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACIÓN EN PSICOLOGÍA Y EDUCACIÓN

CC License

Altmetrics