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A Avaliação de Professores como Política de Vigilância e de Recentralização do Poder e Controlo em Educação.

dc.contributor.authorRamalho, Henrique
dc.date.accessioned2017-01-31T15:24:44Z
dc.date.available2017-01-31T15:24:44Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO ensaio agora apresentado introduz a avaliação do desempenho de professores no debate de algumas das mais importantes mudanças que têm ocorrido ao nível da condição e da carreira docentes. Com a condição de não acrescentar um discurso a tantos outros e muito menos desenvolver um discurso de meta-avaliação, mas de tentar reinterrogar e ressituar, em perspetiva mais plural, o que se diz e faz da avaliação dos docentes, este ensaio concretiza um exercício de análise de alguns dos eixos decorrentes do registo epistemológico de feição objetivista e instrumental. Fá-lo relativamente aos sentidos, significados e utilidades da avaliação do desempenho de professores, dada a sua suscetibilidade para influenciar a compreensão da avaliação do desempenho docente e desenvolver algumas pistas para a discussão das atuais políticas de avaliação de professores, segundo três alinhamentos de análise: i) sobre o registo epistemológico instrumental da avaliação do desempenho docente: uma nova estratégia ideológica de controlo e vigilância em educação; ii) princípios organizadores e pré-ordenativos da ação docente: habituação, tipificação e instituição; iii) a avaliação como cultura da performatividade e instrumento de extensão da planificação socioeconómica e o desempenho dos professores com efeito de black box do sistema.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This essay introduces the assessment of teachers performance in the discussion some of the most important changes that have taken place in terms of condition and teaching career. With the condition of not adding a speech so many others, let alone develop a discourse of meta-assessment but trying to review and resituate in more pluralistic perspective, what is says and does the evaluation of teachers, this paper realizes an analysis exercise of some of the axes resulting from the epistemological registry objectivist and instrumental feature. It does so in relation to the senses, meanings and uses of evaluating the performance of teachers, given their susceptibility to influence the understanding of the teacher performance assessment and develop some clues to the discussion of current teacher assessment policies, according to three analytical alignments : About instrumental epistemological registry of teacher performance assessment: i) a new ideological strategy of control and monitoring in education; ii) organizers principles and prescribers of teaching activities: habituation, typifying and institution; iii) evaluation as a culture of performativity and extent of socio-economic planning tool and performance of teachers with black box system effect.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4266
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAvaliação de professorespt_PT
dc.subjectParadigma instrumentalpt_PT
dc.subjectControlo e vigilânciapt_PT
dc.subjectCultura da performatividadept_PT
dc.subjectTeachers assessmentpt_PT
dc.subjectInstrumental paradigmapt_PT
dc.subjectControl and surveillancept_PT
dc.subjectCulture of performativitypt_PT
dc.titleA Avaliação de Professores como Política de Vigilância e de Recentralização do Poder e Controlo em Educação.pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue10pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Educação do Vale do São Francisco - REVASFpt_PT
oaire.citation.volume6pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

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