Repository logo
 
Publication

A comunicação sustentável digital na organização de eventos: estudo de caso do Município de Viseu

dc.contributor.advisorGouveia, Teresa
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Margarida Madeira
dc.date.accessioned2020-09-23T10:08:43Z
dc.date.available2020-09-23T10:08:43Z
dc.date.issued2020-07-14
dc.description.abstractPretende-se com esta tese perceber de que forma a publicidade digital sustentável está a ser realizada pelo Município de Viseu e entender, através de dois eventos, que registam uma significativa afluência do público, se essa publicidade está a ser elaborada de acordo com as regras da sustentabilidade digital e no caso de tal não se verificar, serão sugeridos alguns caminhos para que ela possa ser implementada. Ao longo deste estudo foram tidos em consideração conceitos de sustentabilidade e a sua relação com a comunicação digital. Após a revisão de literatura e a recolha de critérios no âmbito da comunicação sustentável, foi elaborada uma grelha de análise para avaliação da sustentabilidade de dois eventos cuja amplitude se destaca na cidade de Viseu, o “Viseu sabe bem” e o “Que jazz é este?”. Foi também elaborado um inquérito por entrevista no sentido de perceber mais detalhadamente, junto das pessoas responsáveis pela organização dos eventos, a sua forma de implementar a comunicação digital sustentável. No entanto, esta metodologia de recolha de dados não se demonstrou viável pelo que tive de o substituir por um questionário dicotómico, uma vez que me deparei, ao contrário do que seria expectável, com muita dificuldade em obter a colaboração do Município de Viseu. Esta instituição não se demonstrou recetiva não respondendo em tempo útil às informações solicitadas, dificultando por isso todo o trabalho de pesquisa. Era intenção inicial comparar as respostas dadas pelos responsáveis dos eventos, com uma grelha baseada numa tabela criada pela Associação Brasileira de Agência e Publicidade com o apoio académico da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), com o objetivo de auxiliar as agências de comunicação a adotar práticas sustentáveis.pt_PT
dc.description.abstractThe purpose of this thesis is to acknowledge how sustainable digital advertising is being carried out by the Municipality of Viseu and understand, through two events, that register a significant influx of the public, if such advertising is being developed according to the rules of digital sustainability, in case this does not happen, some ways will be suggested so that it can be implemented. Throughout this study, sustainability concepts and their relationship with digital communication were taken into account. After the theoretical review and the collection of criteria within the scope of sustainable communication, an analysis grid was developed to assess the sustainability of two events whose scope stands out in the city of Viseu, “Viseu sabe bem” and “Que Jazz é este?”. An interview survey was also carried out in order to understand in more detail, with the people responsible for organizing the events, their way of implementing sustainable digital communication. However, this method did not prove to be viable, so I had to replace it with a dichotomous questionnaire, since I came across, contrary to what would be expected, with great difficulty in obtaining the collaboration of the Municipality of Viseu. This institution was not receptive to responding to the requested information, which made it difficult for me to do all my research work. It was supposed to compare the responses given by those responsible for the events, with a grid based on a table created by the Brazilian Association of Agency and Advertising with the academic support of the Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), with the objective of helping the communication agencies to adopt sustainable practices. As a result of this research work, it is clear digital sustainability can greatly value an event.pt_PT
dc.identifier.tid202519503pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6377
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicação digitalpt_PT
dc.subjectMarketing digital sustentávelpt_PT
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_PT
dc.subjectDigital communicationpt_PT
dc.subjectSustainable digital marketingpt_PT
dc.subjectEnvironmental responsibilitypt_PT
dc.titleA comunicação sustentável digital na organização de eventos: estudo de caso do Município de Viseupt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Ana Ribeiro-Tese final.pdf
Size:
2.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format