Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
652.29 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Apesar das diversas políticas de cooperação e parcerias europeias (comunitárias e extra-comunitárias), a falta de empregabilidade constitui um dos principais desafios aos quais é urgente responder eficientemente. Para isso, as instituições de ensino superior têm um papel fundamental, quer na oferta de formações de qualidade e adequadas às necessidades do mercado e envolvente onde se inserem, quer na preparação de profissionais que consigam responder às necessidades reais das organizações, empresas e instituições, públicas ou privadas, nacionais ou internacionais.
O nosso artigo pretende apresentar uma abordagem acerca de metodologias de ensino e de interacção das instituições de ensino com a sua envolvente socioeconómica, que promovam as suas formações e a empregabilidade dos alunos, aliando o saber-saber ao saber-ser/estar e ao saber-fazer, em termos de eficiência, eficácia e qualidade.
Assim, pretendemos apresentar o nosso projecto de escola onde se favorece o contacto directo durante a formação com o mercado de trabalho, através do ensino colaborativo e voluntariado.
Description
Keywords
Ensino Colaborativo Voluntariado Inovação Ensino Superior Projecto de Escola Empregabilidade
Citation
Santos, P.; Bonito, A. (Fev. 2010) – “Interagir com o mundo do trabalho – o ensino colaborativo e o voluntariado”. In Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: Tensões e Possibilidades – Universidade do Minho [CD-ROM]. ISBN: 978-972-8746-80-3
Publisher
Universidade do Minho