Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.27 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, explorando a relevância de variáveis sociodemográficas e académicas. Participaram 141 estudantes de ensino superior, de Educação Social (ES) e Desporto e Atividade Física (DAF), com idade média de 21.71±5.13. Preencheram um questionário sociodemográfico, reportaram as classificações obtidas e responderam ao R-SPQ-2F (processos de estudo) e CISA (satisfação com a vida académica). Constataram-se resultados globais superiores na abordagem profunda ao estudo, assim como nos alunos mais velhos e masculinos. A abordagem superficial foi superior nos primeiros anos dos cursos e em DAF. A maior satisfação registou-se na dimensão sacio-relacional. Os alunos de ES apresentaram maior satisfação institucional do que os de DAF. De igual modo, os alunos do 22 ano ou com envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais satisfeitos com a dimensão socio-relacional. O desempenho não surge associado aos processos de estudo ou à satisfação académica, embora níveis superiores de abordagem profunda e menores na superficial sejam mais evidentes em alunos mais satisfeitos com a vida académica. A satisfação com a vida académica revela-se crucial na relação com outros processos fundamentais do ensino-aprendizagem. É importante o investimento das instituições com esse propósito, bem como o incremento da investigação que o fundamente.
Description
Keywords
Abordagem ao estudo desempenho satisfação com a vida académica ensino