Repository logo
 
Publication

Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior

dc.contributor.authorMartins, Emília
dc.contributor.authorMendes, Francisco
dc.contributor.authorFernandes, Rosina
dc.date.accessioned2017-01-19T16:14:35Z
dc.date.available2017-01-19T16:14:35Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, explorando a relevância de variáveis sociodemográficas e académicas. Participaram 141 estudantes de ensino superior, de Educação Social (ES) e Desporto e Atividade Física (DAF), com idade média de 21.71±5.13. Preencheram um questionário sociodemográfico, reportaram as classificações obtidas e responderam ao R-SPQ-2F (processos de estudo) e CISA (satisfação com a vida académica). Constataram-se resultados globais superiores na abordagem profunda ao estudo, assim como nos alunos mais velhos e masculinos. A abordagem superficial foi superior nos primeiros anos dos cursos e em DAF. A maior satisfação registou-se na dimensão sacio-relacional. Os alunos de ES apresentaram maior satisfação institucional do que os de DAF. De igual modo, os alunos do 22 ano ou com envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais satisfeitos com a dimensão socio-relacional. O desempenho não surge associado aos processos de estudo ou à satisfação académica, embora níveis superiores de abordagem profunda e menores na superficial sejam mais evidentes em alunos mais satisfeitos com a vida académica. A satisfação com a vida académica revela-se crucial na relação com outros processos fundamentais do ensino-aprendizagem. É importante o investimento das instituições com esse propósito, bem como o incremento da investigação que o fundamente.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4060
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAbordagem ao estudopt_PT
dc.subjectdesempenhopt_PT
dc.subjectsatisfação com a vida académicapt_PT
dc.subjectensinopt_PT
dc.titleProcessos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage213pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage191pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia, Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volumeXXpt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Revista_PsiC_Ed_Cultura_2016.pdf
Size:
6.27 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: