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Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior
dc.contributor.author | Martins, Emília | |
dc.contributor.author | Mendes, Francisco | |
dc.contributor.author | Fernandes, Rosina | |
dc.date.accessioned | 2017-01-19T16:14:35Z | |
dc.date.available | 2017-01-19T16:14:35Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | A transição para o ensino superior implica um conjunto de tarefas de adaptação por parte dos estudantes, com impacto significativo no desempenho académico. Neste âmbito, o envolvimento no estudo e a satisfação com a vida académica revelam-se fundamentais. Procurou-se compreender as relações entre o modo como os estudantes abordam o estudo, a satisfação com a vida académica e o desempenho, explorando a relevância de variáveis sociodemográficas e académicas. Participaram 141 estudantes de ensino superior, de Educação Social (ES) e Desporto e Atividade Física (DAF), com idade média de 21.71±5.13. Preencheram um questionário sociodemográfico, reportaram as classificações obtidas e responderam ao R-SPQ-2F (processos de estudo) e CISA (satisfação com a vida académica). Constataram-se resultados globais superiores na abordagem profunda ao estudo, assim como nos alunos mais velhos e masculinos. A abordagem superficial foi superior nos primeiros anos dos cursos e em DAF. A maior satisfação registou-se na dimensão sacio-relacional. Os alunos de ES apresentaram maior satisfação institucional do que os de DAF. De igual modo, os alunos do 22 ano ou com envolvimento em atividades extracurriculares mostraram-se mais satisfeitos com a dimensão socio-relacional. O desempenho não surge associado aos processos de estudo ou à satisfação académica, embora níveis superiores de abordagem profunda e menores na superficial sejam mais evidentes em alunos mais satisfeitos com a vida académica. A satisfação com a vida académica revela-se crucial na relação com outros processos fundamentais do ensino-aprendizagem. É importante o investimento das instituições com esse propósito, bem como o incremento da investigação que o fundamente. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4060 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Abordagem ao estudo | pt_PT |
dc.subject | desempenho | pt_PT |
dc.subject | satisfação com a vida académica | pt_PT |
dc.subject | ensino | pt_PT |
dc.title | Processos de estudo, desempenho e satisfação no ensino superior | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 213 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 191 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de Psicologia, Educação e Cultura | pt_PT |
oaire.citation.volume | XX | pt_PT |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |