Repository logo
 
Publication

As repercussões da utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintes

dc.contributor.advisorSilva, Ana Isabel
dc.contributor.authorPereira, Sabrina Raquel Alves
dc.date.accessioned2019-12-18T11:48:18Z
dc.date.available2019-12-18T11:48:18Z
dc.date.issued2018-12-21
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamen-tais. Na primeira parte, realiza-se uma análise reflexiva sobre o percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, evidenciado as aprendizagens e os progressos. Neste dos dois contextos – 1.º CEB e EPE – analisam-se as experiências, tendo em conta os as-petos comuns e divergentes entre ambos, levando à construção de conhecimento. A segunda parte diz respeito ao estudo realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, com dois grupos de crianças a frequentar diferentes estabelecimentos educativos, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Através deste estudo, pretendeu-se compreender se a utilização da LGP em contexto de EPE com crianças ouvintes tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Este estudo é de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo descritivo, agre-gando várias etapas. Na primeira descreve-se o envolvimento das crianças no momento do conto da história em LGP e com suporte visual, utilizando uma escala de observação do Manual de Desenvolvendo a qualidade em parcerias (2009). Durante estes momen-tos, observaram-se três crianças em cada grupo, de diferentes níveis etários, analisando os seus comportamentos, tendo em consideração os indicadores essenciais para a com-preensão dos resultados. Para além do envolvimento, pretendeu-se analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Para tal, propôs-se a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e a algumas o reconto da mesma. Através dos registos no diário de bordo, percecionámos os conhe-cimentos das crianças sobre a LGP numa fase inicial. Mais tarde, registámos as impli-cações que o conto da história em LGP teve nas crianças. Por fim, a entrevista realizada à educadora de infância permitiu compreender a importância que ela concede à litera-tura para a infância e a sua perspetiva em relação à utilização da LGP na EPE.pt_PT
dc.description.abstractThis final internship report is divided into two fundamental parts. In the first part, a reflex-ive analysis is performed on the course in Supervised Teaching Practice I and II, evi-dencing the learning and the progress. In these two contexts - Primary Education and Pre-School Education - the experiences were analyzed, taking into account the common and divergent aspects between both, leading to the construction of knowledge. The second part concerns the study carried out in the context of Pre-School Education with two groups of children attending different educational establishments, within the scope of the Supervised Teaching Practice (STP). This study intends to understand if the use of Portuguese Sign Language (PSL) in the context of pre-school education with hearing children has repercussions on their involve-ment and the global understanding of stories. This is a qualitative research study, which followed a descriptive methodology with sev-eral stages. The first describes the involvement of children at the time of storytelling in PSL and with visual support, using an observation scale from the Developing Quality in Partnerships Handbook (2009). During these moments, the researcher observed three children in each group with different ages, analyzing their behavior and taking into account essential indicators for understanding the results. In addition to the involvement, it was intended to analyze the presence of PSL interference markers in the global comprehension of the history. To this end, it was proposed to all children performing a design on the history and the retelling some of it. Through the records in the logbook, we noticed the children's knowledge about PSL at an early stage. Later, we noted the implications in storytelling with PSL had on children. Finally, the interview to the kindergarten teacher made it pos-sible to understand the importance she attaches to the literature for childhood and her perspective regarding the use of PSL in Pre-school Education.pt_PT
dc.identifier.tid202345645pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6053
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionadapt_PT
dc.subjectLiteratura para a Infânciapt_PT
dc.subjectLíngua Gestual Portuguesapt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectSupervised Teaching Practicept_PT
dc.subjectLiterature for Childhoodpt_PT
dc.subjectPortuguese Sign Languagept_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.titleAs repercussões da utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
relatório final de estágio Sabrina versão final, 21 janeiro.pdf
Size:
1.45 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: