ESEV - DCL - Relatórios finais (após aprovados pelo júri)
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- Práticas de escrita criativa no 1.º CEB: um estudo de casoPublication . Cardoso, Rita Oliveira; Lopes, Fernando Alexandre; Melão, DulceO presente Relatório Final de Estágio está dividido em duas partes: a primeira parte diz respeito a uma reflexão crítica sobre as práticas em contexto de 1.º CEB e de 2.º CEB e a segunda parte apresenta o trabalho de investigação que intitula o vigente RFE: “As práticas de escrita criativa no 1.º CEB – um estudo de caso”. Este estudo procura compreender de que modo o desenvolvimento do processo de escrita no 1.º CEB pode fomentar a criatividade e como é que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma. Assim sendo, no estudo desenvolvido, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Este estudo tevecomo participantes alunos de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB de uma escola situada na cidade de Viseu. Os dados foram recolhidos através de dois inquéritos por questionário, compreendidos como convites à reflexão sobre a escrita, de observações participantes e de notas de campo. Relativamente aos dados obtidos, foi possível aferirmos que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma, bem como fomentar a criatividade através do processo de escrita, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, se os alunos se sentirem desafiados e motivados para escrever.
- Potencialidades do livro -objeto no ensino do Português e da Matemática no 1.º CEBPublication . Macedo, Márcia Alexandra Santos; Melão, Dulce; Menezes, LuísO presente estudo foi desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Práticas de Ensino Supervisionada, que incorpora o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este tem por objetivo compreender as potencialidades do livroobjeto no ensino da Matemática e do Português, no 1.º CEB. Nesta investigação procura-se articular a literatura para a infância com a Matemática por meio da fruição do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu, de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Foram traçados os seguintes objetivos: i) conhecer a importância que os professores atribuem à articulação da Matemática com a Literatura; ii) promover a fruição e apreciação estética da obra literária; iii) desenvolver nos alunos competências essenciais da Matemática e do Português; iv) analisar as potencialidades do livro-objeto e as suas multidimensionalidades no ensino da Matemática e do Português. O referencial teórico do Relatório Final contempla: i) desafios do ensino do Português e da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino Básico; ii) importância da literatura para a infância – valor educativo do livro-objeto, focando-me na literatura para a infância e no livro-objeto, destacando o livro-objeto em formato pop-up, mormente o caráter fulcral assumido pelos espaços que dele transbordam. Optou-se por uma metodologia de carácter qualitativo, através da observação participativa, dos diários de bordo e de entrevistas semiestruturadas a duas docentes da turma do 4.º ano de escolaridade, no âmbito do qual o estudo foi realizado. Concluiu-se que o livro-objeto contribui, de modo significativo, para a promoção e o desenvolvimento de competências matemáticas e da Educação Literária, constituindo uma experiência inovadora. O recurso a estratégias diferenciadas e inovadoras foram ao encontro das expectativas dos alunos, levando ao sucesso na apropriação de conhecimentos. As representações das docentes revelaram haver necessidade de mais conhecimento e fomento de práticas de leitura que possibilitem a inclusão do livro-objeto em contexto de sala de aula, de modo crescente, dado o seu potencial invulgar de fruição. Os alunos demonstraram interesse e gosto pela leitura, levando à promoção do pensamento crítico-reflexivo. O livro-objeto, bem como o seu carácter tridimensional, permitiram a descoberta e compreensão de conceitos no âmbito do Português e da Matemática
- A influência da Incapacidade Intelectual na articulação verbal em crianças do 1º CEBPublication . Alves, Joana Silva; Silva, Ana IsabelO presente estudo tem como como objetivo caracterizar e comparar a articulação verbal em crianças do 1.º ano de escolaridade com e sem incapacidade intelectual (II). A amostra é constituída por dois grupos, com a totalidade de 40 crianças, das quais 20 crianças com incapacidade intelectual e as restantes com um desenvolvimento intelectual típico. Para avaliar as competências articulatórias da amostra será aplicado o Teste Fonético-Fonológico – Avaliação da Linguagem Pré-escolar (Mendes, Lousada, Andrade & Afonso, 2009) aferido e padronizado, para o Português Europeu. Este teste é composto por um livro de imagens que induzem a produção de sons nas crianças e pelas respetivas folhas de registo. Recorreu-se, ainda, a um questionário para obter informações relativamente às características sociodemográficas, desenvolvimento e apoio escolar dos pais destas crianças. Os resultados apurados atestam que crianças diagnosticadas com II articulam as consoantes líquidas, fricativas e oclusivas com menor precisão e acerto do que as restantes crianças. Estes dados merecem especial atenção tendo em conta os diferentes cenários de intervenção especializada, nomeadamente ao nível da articulação verbal fundamentada na hierarquia dos traços distintivos e na necessidade de ampliar precocemente o sistema fonético e fonológicos das crianças com II. Salientase, ainda, a importância da prevenção dos problemas de desenvolvimento, minimizando os efeitos e repercussões associadas a uma maior participação social e escolar destas crianças.
- Prática de ensino supervisionada e práticas de leitura em famíliaPublication . Lourenço, Daniela Sofia Marques; Silva, Ana IsabelO presente Relatório Final de Estágio realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico inclui duas partes. A primeira parte diz respeito à reflexão crítica sobre as Práticas de Ensino Supervisionado na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A segunda é a realização de um trabalho de investigação onde se pretende verificar se existem hábitos de leitura em contexto familiar. A realização da primeira parte teve como pontos de partida as práticas supervisionadas e recorreu-se a materiais sugeridos, pelos docentes das unidades curriculares como os Padrões de Desempenho Docente e simultaneamente a autores de referência. No que se refere à segunda parte, trabalho de investigação, foram realizados questionários online aos pais de um grupo de crianças da EPE. O objetivo foi perceber se existem hábitos de leitura dos pais com as crianças. Assim, foi desenvolvida uma investigação de carácter qualitativo. Com os dados recolhidos na investigação, conseguimos retirar um conjunto de conclusões fundamentais para o estudo.
- O envolvimento da família na motivação para a leituraPublication . Pereira, Patrick Fernandes; Melão, Dulce; Menezes, LuísO presente Relatório Final de Estágio (RFE) encontra-se dividido em duas partes: a primeira é uma reflexão crítica sobre a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e na Educação Pré-Escolar (EPE), e a segunda parte é relativa ao projeto de investigação desenvolvido em contexto de estágio no âmbito da PES na EPE. A primeira parte do RFE, contempla uma retrospetiva do percurso no 1.º CEB e na EPE, realizados na PES I e II, e uma reflexão sobre os contextos e as aprendizagens realizadas. Esta parte foi baseada nos elementos dos dossiês semestrais elaborados. A segunda parte do RFE inclui um estudo empírico, que resulta de um trabalho de investigação, visando conhecer o envolvimento da família na motivação para a leitura. O estudo de caráter qualitativo aplicado em EPE, foi realizado com recurso à observação, recolha documental, atividades de leitura, vídeos e inquéritos por questionário. Esta investigação possibilitou-nos concluir que os Pais/Encarregados de Educação (EE) se envolviam na vida escolar dos seus educandos, e constatar a importância de tal envolvimento.
- Literatura para a infância e Matemática: abordagens no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Reis, Mariana Cardoso Guerra dos; Silva, Ana Isabel; Gomes, Helena Margarida dos Santos VasconcelosEste trabalho foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Seminário de Investigação sobre as Práticas, no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes e pretende evidenciar tanto o percurso feito no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada (PES), como o projeto desenvolvido englobando as áreas de Matemática e Português, particularmente ao nível da Literatura para a infância. O relatório foi estruturado em duas partes, a primeira apresenta as reflexões críticas sobre as práticas em contexto, relativas à PES I e II, que decorreram no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e III e IV, relativas ao 2.º CEB, nas disciplinas de Português e História e Geografia de Portugal. A segunda parte visa estudar as potencialidades de obras literárias de Literatura para a infância, identificando quais as ideias matemáticas que podem ser analisadas numa seleção de livros de Literatura para a infância. Descrevemos o processo de seleção de obras no âmbito da Literatura para a infância a partir das quais construímos uma categorização em função do destinatário privilegiado, alunos do 1.º CEB, e em função de conteúdos de aprendizagem descritos nos referenciais da ação docente. A partir de obras selecionadas, propomos dar a conhecer ideias matemáticas, potenciando a visão e articulação de conteúdos de Português e de Matemática no 1.º CEB.
- A importância do espaço, como categoria narrativa, no desenvolvimento das competências interpretativas de alunos do 6º ano de escolaridadePublication . Almeida, Ema Flora Miguel de; Lopes, Fernando Alexandre; Castilho, LilianaO presente Relatório Final de Estágio − desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Práticas do Ensino Supervisionada que incorpora em si o Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico − integra duas vertentes. Assim, abarca os estágios realizados nos primeiros dois semestres do mestrado, atinentes à Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB); e os últimos dois semestres relativos à Prática Supervisionada no 2.º Ciclo do Ensino Básico (2.º CEB) em Português e História e Geografia de Portugal, nomeadamente no 6.º ano de escolaridade. Na primeira parte do relatório, priorizam-se a abordagem e a contextualização dos estágios desenvolvidos, efetuando uma breve caracterização das turmas e das instituições, bem como uma apreciação crítica sobre as competências adquiridas em cada uma delas, a fim de desenvolver um ensino de qualidade, devidamente fundamentada nos documentos oficiais, atualmente em vigor. Por seu turno, a segunda parte do relatório centra-se no processo investigativo a partir da seguinte questão: De que forma o estudo dos espaços representados na obra ficcional Rosa, minha irmã Rosa (1979), de Alice Vieira, pode contribuir para o desenvolvimento de competências interpretativas em alunos do 2.º Ciclo? Neste sentido, a presente investigação procura estabelecer um percurso analítico de leitura da referida obra com o intuito de, através de diretrizes críticas espaciais – com privilégio para a Topoanálise −, em conjunto com as propostas de atividades lúdico-educacionais, praticadas em sala de aula, desenvolver, no referido corpo discente, competências multímodas de leitura. Desta forma, no decorrer do trabalho, optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, através de observações participantes, confeção de fichas de trabalho, construção de atividades pedagógicas, orientadas a partir da constatação de dificuldades apresentadas pelos alunos do 6.º G ao longo do estudo. Pelos resultados obtidos, verifica-se que a posse do material específico e o apoio direcionado à necessária prática, paulatinamente, foi proporcionando, aos alunos uma, desenvoltura compreensiva e o aprimoramento da consciência crítica em relação aos textos abordados, tornando-os, assim, indivíduos mais íntegros e preparados para o exercício de uma cidadania ativa.
- As repercussões da utilização da LGP em contexto de Educação Pré-Escolar com crianças ouvintesPublication . Pereira, Sabrina Raquel Alves; Silva, Ana IsabelO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamen-tais. Na primeira parte, realiza-se uma análise reflexiva sobre o percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, evidenciado as aprendizagens e os progressos. Neste dos dois contextos – 1.º CEB e EPE – analisam-se as experiências, tendo em conta os as-petos comuns e divergentes entre ambos, levando à construção de conhecimento. A segunda parte diz respeito ao estudo realizado em contexto de Educação Pré-Escolar, com dois grupos de crianças a frequentar diferentes estabelecimentos educativos, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES). Através deste estudo, pretendeu-se compreender se a utilização da LGP em contexto de EPE com crianças ouvintes tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Este estudo é de natureza qualitativa tendo como referencial metodológico o estudo descritivo, agre-gando várias etapas. Na primeira descreve-se o envolvimento das crianças no momento do conto da história em LGP e com suporte visual, utilizando uma escala de observação do Manual de Desenvolvendo a qualidade em parcerias (2009). Durante estes momen-tos, observaram-se três crianças em cada grupo, de diferentes níveis etários, analisando os seus comportamentos, tendo em consideração os indicadores essenciais para a com-preensão dos resultados. Para além do envolvimento, pretendeu-se analisar a presença de marcadores de interferência da LGP na compreensão global da história. Para tal, propôs-se a todas as crianças a realização de um desenho sobre a história e a algumas o reconto da mesma. Através dos registos no diário de bordo, percecionámos os conhe-cimentos das crianças sobre a LGP numa fase inicial. Mais tarde, registámos as impli-cações que o conto da história em LGP teve nas crianças. Por fim, a entrevista realizada à educadora de infância permitiu compreender a importância que ela concede à litera-tura para a infância e a sua perspetiva em relação à utilização da LGP na EPE.