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O Impacto dos Serviços Educativos no Contexto Museológico: Estudo de Caso do CIMI - Centro Interpretativo da Máscara Ibérica

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Abstract(s)

Na presente dissertação procurou-se analisar a importância dos serviços educativos nos espaços museológicos e apresentar uma proposta de implementação de um serviço educativo no CIMI - Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Nos últimos anos, os museus têm ampliado o seu foco além dos objetos, direcionando atenção ao visitante e à sociedade. Essa mudança de paradigma destacou a importância da função educativa dos museus, contribuindo para o desenvolvimento social. Este estudo não apenas investigou o papel dos serviços educativos nos museus em geral, mas também analisou o caso específico do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Por meio de um trabalho empírico, questionários foram distribuídos aos docentes que acompanharam os seus alunos ao Centro, enquanto, do ponto de vista teórico, foram explorados conceitos relacionados à museologia, serviços educativos e educação patrimonial. A análise permitiu aferir que as visitas educativas ao CIMI são reconhecidas como uma oportunidade valiosa para o enriquecimento cultural e pessoal dos alunos, apesar de enfrentarem desafios logísticos e de recursos que devem ser superados. A adaptação das atividades e a melhoria na organização são cruciais para otimizar a experiência educativa, assegurando que todos os alunos possam aproveitar plenamente essas visitas. Essa abordagem permitiu a recolha de dados essenciais para entender a relevância dos serviços educativos para os visitantes e identificar áreas de melhoria que possam aprimorar o serviço educativo no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. A ideia de criar um serviço educativo no CIMI visa transformar o local num centro ativo de aprendizagem. Mediante um Plano Educativo, aspira oferecer enriquecimento cultural, complementar o ensino escolar e desenvolver habilidades pessoais e sociais para todas as idades. Contudo, enfrenta desafios como falta de apoio financeiro, recursos pedagógicos limitados e problemas de logística e transporte. Para superar essas barreiras, sugere-se melhorar a organização, formar parcerias com instituições culturais e educacionais, e criar programas inclusivos. Implementar essas estratégias é fundamental para garantir uma experiência educativa rica e contínua, promovendo a conservação do património cultural e a inclusão de todos os públicos.
In the present dissertation, an attempt was made to analyse the importance of educational services in museum spaces and to present a proposal for the implementation of an educational service at CIMI - Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. In recent years, museums have expanded their focus beyond objects, directing attention to visitors and society. This paradigm shift has highlighted the importance of the educational function of museums, contributing to social development. This study not only investigated the role of educational services in museums in general but also analysed the specific case of the Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Through empirical work, questionnaires were distributed to teachers who accompanied their students to the Centre, while from a theoretical point of view, concepts related to museology, educational services, and heritage education were explored. The analysis showed that educational visits to CIMI are recognised as a valuable opportunity for the cultural and personal enrichment of students, despite facing logistical and resource challenges that must be overcome. Adapting activities and improving organisation are crucial to optimising the educational experience, ensuring that all students can fully benefit from these visits. This approach allowed for the collection of essential data to understand the relevance of educational services for visitors and to identify areas for improvement that could enhance the educational service at the Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. The idea of creating an educational service at CIMI aims to transform the site into an active learning centre. Through an Educational Plan, it aspires to offer cultural enrichment, complement school education, and develop personal and social skills for all ages. However, it faces challenges such as a lack of financial support, limited pedagogical resources, and logistical and transport issues. To overcome these barriers, it is suggested to improve organisation, form partnerships with cultural and educational institutions, and create inclusive programmes. Implementing these strategies is fundamental to ensuring a rich and continuous educational experience, promoting the conservation of cultural heritage and the inclusion of all audiences.

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Museus Centro Interpretativo da Máscara Ibérica Serviços educativos Educação patrimonial Museums Iberian Mask Interpretive Centre Educational Services Heritage Education

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