ESTGL - DGAT - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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- O Impacto dos Serviços Educativos no Contexto Museológico: Estudo de Caso do CIMI - Centro Interpretativo da Máscara IbéricaPublication . da Silva Cardoso, Tatiana; Fachada Lopes Fernandes, Didiana MargaridaNa presente dissertação procurou-se analisar a importância dos serviços educativos nos espaços museológicos e apresentar uma proposta de implementação de um serviço educativo no CIMI - Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Nos últimos anos, os museus têm ampliado o seu foco além dos objetos, direcionando atenção ao visitante e à sociedade. Essa mudança de paradigma destacou a importância da função educativa dos museus, contribuindo para o desenvolvimento social. Este estudo não apenas investigou o papel dos serviços educativos nos museus em geral, mas também analisou o caso específico do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. Por meio de um trabalho empírico, questionários foram distribuídos aos docentes que acompanharam os seus alunos ao Centro, enquanto, do ponto de vista teórico, foram explorados conceitos relacionados à museologia, serviços educativos e educação patrimonial. A análise permitiu aferir que as visitas educativas ao CIMI são reconhecidas como uma oportunidade valiosa para o enriquecimento cultural e pessoal dos alunos, apesar de enfrentarem desafios logísticos e de recursos que devem ser superados. A adaptação das atividades e a melhoria na organização são cruciais para otimizar a experiência educativa, assegurando que todos os alunos possam aproveitar plenamente essas visitas. Essa abordagem permitiu a recolha de dados essenciais para entender a relevância dos serviços educativos para os visitantes e identificar áreas de melhoria que possam aprimorar o serviço educativo no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica. A ideia de criar um serviço educativo no CIMI visa transformar o local num centro ativo de aprendizagem. Mediante um Plano Educativo, aspira oferecer enriquecimento cultural, complementar o ensino escolar e desenvolver habilidades pessoais e sociais para todas as idades. Contudo, enfrenta desafios como falta de apoio financeiro, recursos pedagógicos limitados e problemas de logística e transporte. Para superar essas barreiras, sugere-se melhorar a organização, formar parcerias com instituições culturais e educacionais, e criar programas inclusivos. Implementar essas estratégias é fundamental para garantir uma experiência educativa rica e contínua, promovendo a conservação do património cultural e a inclusão de todos os públicos.
- O impacto da motivação no contexto das organizações sociais no âmbito dos colaboradores: um estudo de caso na Santa Casa da Misericórdia de Lamego (SCML)Publication . Santos Granjo, Inês; Gouveia Antunes, Sandra Maria; Sol Pereira de Oliveira, Márcio JoséO terceiro setor tem vindo a crescer em Portugal nos últimos anos, surgindo neste contexto organizações que prestam serviços sociais, sendo estas necessárias à população, visto que garantem serviços que não são prestados pelo Estado. Os recursos humanos surgem como ferramenta importante para a prestação destes serviços, visto que são os colaboradores que estão em contacto direto com os utentes, o que faz com que adquiram uma importância incontornável no estudo destas instituições: os recursos humanos são a ferramenta mais importante que as organizações possuem. O presente trabalho serve como análise da motivação e autodeterminação na Santa Casa da Misericórdia de Lamego (SCML), sendo este um estudo de caso. Definimos como objetivos principais os seguintes: a) Estudar a motivação dentro da SCML; b) Analisar as possíveis fontes de desmotivação nos colaboradores; c) Sugerir possíveis soluções para a falta de motivação, propondo a alteração de processos e a reorganização de tarefas. Neste estudo será analisado o terceiro setor em Portugal, as IPSS, e, em específico, a SCML, tentando-se perceber qual a influência que esta possui na cidade de Lamego, por via das suas respostas sociais, sendo a mais preponderante o lar de idosos, visto que possui mais utentes. Teoricamente, iremos aprofundar as definições de motivação, fazendo uso das teorias clássicas e recentes sobre o tema. Relativamente aos métodos de recolha de dados, formam utilizados: a observação, a análise de documentos da SCML e um inquérito por questionário realizado aos colaboradores. Na generalidade, os resultados apontam para a existência de níveis motivacionais positivos, apesar de alguns problemas que identificámos e para os quais propomos alternativas.
- A responsabilidade no terceiro setor: a perceção dos gestores e dos coloboradores de organizações sociais de ÁguedaPublication . Bastos Costa, Daniela Filipa de; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana Maria; Bernardo Guia, Ana TeresaAo nível da responsabilidade social organizacional, deparamo-nos que é uma área de conhecimento remoto e definições diversas, o que originou o interesse pelo estudo em causa. Ao longo deste trabalho vamos analisar diferentes visões, tanto de investigadores científicos, como de trabalhadores de quatro organizações sociais do concelho de Águeda, percebendo como observam a responsabilidade social nas instituições onde trabalham e a forma como a mesma é reconhecida e aplicada. Aliando-se a uma intensa pesquisa bibliográfica, foram endereçados links de acesso ao inquérito por questionário para as Instituições em estudo, com o intuito de obter o máximo de informação, respondendo à questão de partida e aos objetivos propostos. Com a propagação do link entre os colaboradores, conseguimos, até ao fim do mês de novembro, 67 respostas, procedendo à sua análise. Concluímos, então, que a atuação destas Organizações vão de encontro ao esperado para o que é considerado uma Organização socialmente responsável: existem práticas ligadas à fomentação da boa relação entre os trabalhadores; são levadas a cabo ações que promovem o desenvolvimento sustentável; é possível a conciliação entre a vida pessoal e a vida profissional; são programadas e concretizadas ações de formação; são tidos em conta documentos que garantem o bom funcionamento organizacional, bem como, o respeito pelos direitos humanos, entre outras boas práticas asseguradas pelos respondentes.
- A importância das auditorias da qualidade nas organizações sociais certificadas pela norma ISO 9001:2015Publication . Cardoso Saraiva, Mariana Isabel; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana MariaA presente dissertação focou-se na realização de um estudo de natureza descritiva, de forma a compreender o contributo das Auditorias da Qualidade para o funcionamento das Organizações Sociais. Assim sendo, a temática em que se traduz o estudo é: “A importância das Auditorias da Qualidade nas Organizações Sociais certificadas pela norma NP EN ISO 9001:2015”. Este estudo foi pertinente para perceber que, para as Organizações Sociais manterem a certificação e para cumprirem os seus objetivos de acordo com a Norma implementada, é imprescindível que sejam realizadas Auditorias em contexto de Qualidade, uma vez que irá proporcionar a estas não só o seu reconhecimento interno e externo, como melhorias nas suas atividades sejam elas internas ou externas. Neste sentido, o enquadramento teórico fundamentou os conceitos de Terceiro Setor, Gestão da Qualidade e Auditoria. Quanto à recolha de dados, esta realizou-se a partir de um questionário, enviado por correio eletrónico para 93 Organizações Sociais certificadas pela Norma NP EN ISO 9001: 2015, elaborado através da ferramenta Google Forms. Esta recolha de dados desencadeou-se entre os meses de Abril e Julho de 2023. Nesta recolha, foram obtidas 49 respostas, das quais 46 organizações inquiridas preencheram o questionário na sua totalidade, permitindo assim percecionar a importância que as Auditorias têm em contexto organizacional. Posto isto, os dados recolhidos pelo questionário, foram analisados através do Programa Estatístico de SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) e através do Microsoft Office Excel. Com esta análise concluiu-se que as Auditorias da Qualidade proporcionam às organizações não só o seu bom funcionamento, mas também a renovação da certificação dada pela Norma NP EN ISO 9001: 2015. Em contrapartida comprova-se que existem Organizações Sociais que desistem de manter a certificação devido aos elevados custos que a mesma compreende. Contudo, este estudo teve algumas limitações, no que se refere à existência de questões abertas, no questionário que dificultaram a análise precisa dos resultados, e devido à amostra recolhida ter sido reduzida, ainda que se tenha obtido cerca de 52% da amostra pretendida. Sugere-se, ainda, para futuras investigações, o aprofundamento desta temática, para uma melhor perceção daquilo que são as Auditorias da Qualidade em contexto organizacional.
- A inteligência emocional nas organizações do terceiro setor: estudo de caso na fundação Luís VicentePublication . Cosme Mesquita, Inês; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana Maria; Pereira Duarte, Filipe AlexandreÉ de conhecimento geral o papel imperativo que as Organizações Sociais possuem no novo panorama vivido em Portugal, devido às constantes alterações tecnológicas, ambientais, sociais, políticas, climatéricas, económico-financeiras e organizacionais. Os colaboradores destas organizações lidam diária e constantemente com emoções e sentimentos, e nesse sentido é crucial que se retenham recursos humanos com valor, que sejam capazes de se adaptar à mudança e consigam gerir corretamente as suas emoções, garantindo o seu bem-estar, assim como o sucesso, estabilidade e sustentabilidade das instituições e dos seus clientes. Neste contexto, a Inteligência Emocional surge como um pilar essencial para qualquer organização, permitindo que estas cumpram, da melhor forma possível, a missão e visão estipuladas, desenvolvendo uma boa vantagem competitiva. Dada a relevância e pertinência deste tema, o objetivo primordial deste trabalho consubstancia-se na análise da importância da Inteligência Emocional nas Organizações do Terceiro Setor, bem como no impacto e influência que este conceito detém na gestão das mesmas. Sendo esta pesquisa um estudo de caso, para essa análise foi adotada uma metodologia qualitativa, tendo como técnicas de recolha de dados a administração de uma entrevista à Direção da Fundação Luís Vicente e a aplicação de um questionário aos colaboradores da mesma. Como principais conclusões deste estudo podemos ressaltar o facto de que as emoções dos colaboradores devem ser trabalhadas em seu proveito, bem como da Instituição, de forma a mantê-los satisfeitos e motivados, pois pessoas detentoras de Inteligência Emocional possuem todas as características necessárias para contribuírem para o sucesso das instituições.
- Enoturismo na Região do Douro: o caso da Quinta da CôrtePublication . Rodrigues, Ivo Leandro Vieira Pinto; Guia, Ana Teresa Bernardo; Fernandes, Didiana Margarida Fachada LopesO principal objetivo desta dissertação é investigar sobre o tema do enoturismo e sobre a possibilidade de este constituir um motor de valorização do património cultural. O Enoturismo é um fenómeno caraterístico da modernidade, com uma dupla valência e significado, ou seja, constitui-se como uma atividade turística complementar à oferta turística nacional. E como articular esta atividade com as especificidades culturais do território? Nesse sentido, decidiu-se direcionar esta pesquisa para a Região Demarcada do Douro, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, demonstrando em particular as especificidades e valências culturais de uma das suas quintas, a Quinta da Côrte. Pode-se concluir que a maioria dos gestores das quintas tem uma preocupação legítima com a preservação do património cultural das mesmas e da região envolvente o que é encorajador. Assim, espera-se que com este estudo possa contribuir para aumentar um pouco o conhecimento da Região Demarcada do Douro, através da valorização das suas práticas culturais, do enoturismo e do turismo rural, bem como, aprofundar o conhecimento sobre uma das quintas durienses, ressaltando assim a relação entre a cultura e as atividades de enoturismo que oferece.
- Plano de Marketing do Centro Interpretativo Casa do TempoPublication . Alves Santa Cruz, Sofia; Guia, Ana; Fonseca, SusanaEste Plano de Marketing foi idealizado com o objetivo de desenvolver estratégias inovadoras para o Centro Interpretativo Casa do Tempo, inaugurado a 2 de agosto de 2013 e que se localiza no concelho de Cabeceiras de Basto. A escolha deste centro interpretativo tem o propósito de criar estratégias para melhorar o desempenho e a dinâmica deste espaço. Enquanto visitante da Casa do Tempo e residente deste município, é possível considerar que o Centro Interpretativo poderia ter uma maior promoção, aproveitar melhor o seu espaço, criar atividades mais diversificadas, intensificar o turismo e proporcionar uma melhor experiência aos seus visitantes. Para a execução deste Plano de Marketing foi feita uma recolha e uma análise de dados relevantes para a investigação e para o seu desenvolvimento. Este plano dividiu-se em várias etapas: A primeira passou pela elaboração de um enquadramento teórico referente a alguns conceitos importantes para este projeto. A segunda passou pela realização de uma análise de forma interna e externa do Centro Interpretativo, onde se deu a concepção de um questionário onde 126 pessoas responderam a algumas questões, como por exemplo, se já tinham visitado a Casa do Tempo; a sua satisfação quanta a visita; e o motive pela qual a fizeram. Também foram expostos e delineados os objetivos e as estratégias deste plano, assim como análises a concorrência, análises de conteúdos, análise SWOT e uma implementação do Marketing Mix, que foi mais focado na parte da Promoção/Comunicação, que segundo o inquérito realizado e depois de ser feita uma investigação, foi possível perceber que este e um dos pontos fracos deste espaço. Seguidamente, foi importante identificar a estratégia criativa e tudo aquilo que lhe concerne, bem como a calendarização e o orçamento deste Plano de Marketing. Por fim, através de alguns dados concedidos pelo Centro Interpretativo e através do questionário desenvolvido, foi possível constatar a falta de promoção e de inovação e por essa razão, foi criado uma Mapa de Experiência onde são expostos casos práticos de forma a solucionar as questões que estão para ser melhoradas.
- Indicadores culturais como instrumento de avaliação de desenvolvimento sustentável no Alto Douro VinhateiroPublication . Andreia Filipa Pinheiro da Silva, Andreia Filipa Pinheiro da; Vieira, Isabel; Fernandes, DidianaA presente dissertação tem o prop6sito de estudar a cultura como elemento potenciador de desenvolvimento sustentável na região classificada do Alto Douro Vinhateiro, doravante designada por ADV, tendo por base o instrumento metodol6gico proposto pela UNESCO, mais especificamente, através dos indicadores temáticos da UNESCO para a Cultura na Agenda 2030. Neste sentido, com o presente estudo, pretende-se analisar, através de indicadores culturais, se o desenvolvimento do território em estudo assenta em princípios de sustentabilidade, comprovando-se se e valido considerar que o património cultural poderá conduzir a um desenvolvimento mais amplo e integrador. Os resultados que se procurou obter através deste estudo, só poderiam ser alcançados após se clarificar alguns conceitos essenciais. Com isto dito, foi necessário compreender o conceito de indicador, assim como, a sua relação com a cultura e, paralelamente, a interferência que essa exerce no desenvolvimento sustentável do território. Considerou-se essencial definir, ainda, o conceito de cultura, contemplando os diferentes significados que tem adquirido ao longo do tempo, assim como, a sua interligação com outros domínios da sociedade. A metodologia adotada assenta na recolha de dados primários e secundários, qualitativos e quantitativos, com vista a aprofundar o conhecimento sobre a temática em estudo. Pretende-se, através deste, propor uma metodologia específica, através da seleção de alguns indicadores, de entre os propostos pela UNESCO, que se considerem mais relevantes tendo em consideração o esforço e custo da sua obtenção. Os indicadores selecionados devem ser capazes de quantificar e fornecer dados que permitam compreender como a cultura interage, influencia e contribui para o processo de desenvolvimento do território em analise. Em última instância, o estudo visa compreender, por meio de uma análise comparativa, se o ADV teve um desenvolvimento assente na sustentabilidade, após a adesão a Lista do Património Cultural da Unesco em 2001. Para isso, com base nos mesmos indicadores, será efetuada uma análise de dois anos distintos, um mais próximo a data da classificação e outro mais próximo da atualidade, para que, assim, a comparação possa ser exequível. Os resultados obtidos revelaram que existiu uma evolução cultural positiva no ADV, após a sua integração pela UNESCO na Lista do Património Mundial, capaz de promover o desenvolvimento sustentável do território. Embora existiam ainda algumas lacunas a ultrapassar, tem sido dada, por parte dos atores locais, especial atenção aos aspetos culturais da região e aos seus benefícios enquanto elemento potenciador de desenvolvimento social, económico e ambiental, agregando características de sustentabilidade benéficas não só ao território, como também, à própria cultura.
- Criação de uma empresa de Animação Turística e Património Cultural “Welcome to Lamego by Sandra”Publication . Ferreira da Silva, Sandra Luísa; Salgueiro Rebelo da Fonseca, Susana MariaO crescimento do turismo é notório na zona norte do país, através do seu património, cultura, gastronomia e da proximidade do Douro. É visível o aumento de empresas de animação turística, pois é uma área com bastante potencial para exercer atividades e serviços para dar resposta às necessidades do turista cada vez mais exigente. Tendo como ponto de partida o património cultural tendo o Douro como complemento. É necessário perceber que expetativas do turista e o que procura numa empresa de animação para assim articular toda a logística e que vá de encontro a todas as suas necessidades. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um projeto de criação de uma empresa de animação turística designada “Welcome to Lamego by Sandra”, esta empresa oferece como serviço, tours diversificadas para um público-alvo definido. Com o objetivo de conseguir atrair o público-alvo que pretendemos, possuindo uma oferta diversificada e capaz de deixar o cliente motivado e convencido a voltar a consumir os serviços e as experiências já vivenciadas e partilhar com a família e amigos aconselhando-os a visitar a cidade e a região. Devido à concorrência que nos dias de hoje se apresenta muito exigente, é importante ter um plano de marketing rigoroso e com a capacidade de definir estratégias. Assim sendo, é fundamental definir quais os objetivos e estratégias para que a empresa alcance o sucesso neste sector. Definir quais são os serviços e experiências que podemos proporcionar, quais as formas de dinamizar e diferenciar o serviço, aumentar a competitividade face a outras empresas, para que não sejamos apenas mais uma entidade igual a tantas outras ma sim de ser reconhecida como uma referência empresarial neste sector.
- Geopark Terras de CavaleirosPublication . Malta Máximo, Ana Rita; Pereira Vieira, Isabel Cristina; Fachada Lopes Fernandes, Didiana MargaridaO presente relatório de estágio, foi realizado no âmbito do Mestrado de Gestão do Património Cultural e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, no Geopark Terras de Cavaleiros em Macedo de Cavaleiros, durante cinco meses. Neste relatório pretende-se apresentar a instituição acolhedora e o seu meio envolvente, fundamentar teoricamente alguns temas considerados importantes para a elaboração e conceção do relatório. Pretende-se mostrar todas as atividades realizadas no estágio, e todos os conhecimentos adquiridos no mesmo, assim como todas as dificuldades. Após a apresentação das atividades, é feita uma análise critica do trabalho desenvolvido.
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