Repository logo
 
Publication

Violência no namoro, adaptabilidade e coesão familiar em estudantes do ensino superior

dc.contributor.authorNelas, Paula
dc.contributor.authorChaves, Claudia
dc.contributor.authorCoutinho, Emilia
dc.contributor.authorCruz, Carla
dc.contributor.authorAmaral, Odete
dc.date.accessioned2017-01-30T17:22:11Z
dc.date.available2017-01-30T17:22:11Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEnquadramento: A violência no namoro é um problema grave, pela prevalência e consequências ao nível da saúde física e mental. Objetivos: Analisar que variáveis sociodemográficas e académicas interferem nos comportamentos de violência no namoro dos estudantes do ensino superior e determinar o modo como a adaptabilidade e coesão familiar interferem nas práticas e comportamentos de violência no namoro. Participantes: A amostra é constituída por 820 estudantes do ensino superior (idade média 20.48 anos, Dp=2.51). Método: É um estudo quantitativo, descrito-correlacional e transversal. O protocolo de investigação é um questionário. Permitiu caracterizar a amostra socio demograficamente, ao nível das Práticas e Comportamentos de Violência no Namoro com a Escala de Dixe, Rodrigues, Freire et al., 2010 e a Adaptabilidade e Coesão Familiar com a Escala de Tribuna, 2000. Resultados: É uma amostra maioritariamente feminina (69.4%), predominam os estudantes solteiros (57.2%), 46.2% frequentam um curso na área da tecnologia e 52.5% frequenta um curso na área da saúde. O sexo, o estado civil e o curso interferem nos comportamentos de violência no namoro. São os estudantes do sexo masculino, do curso na área da tecnologia e a frequentar o 1º ano que manifestam mais comportamentos de violência no namoro, sobretudo a violência stalking e a violência psicológica. A adaptabilidade e a coesão familiar não se mostraram significativas na violência física e sexual, stalking e violência psicológica. Conclusão: Face aos resultados propomos a implementação de programas (debates e fóruns) contra a violência no namoro, nas escolas, focalizados na prevenção primária.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT Dating violence, adaptability and family cohesion in higher education students Background: Dating violence is a serious problem, whether because of its prevalence and consequences on physical and mental health. Objectives: To identify the sociodemographic and academic variables that affects the behavior of dating violence for students in higher education and determines how the adaptability and family cohesion interfere in the behavior of violence. Participants: The sample consisted of 820 university students (mean age 20,48 years, Sd= 2.51). Method: It is a quantitative, described correlational and cross study. The research protocol is a questionnaire. Allowed to characterize socio demographically and academics sample, in terms of practices and behaviors violence in dating with Dixe, Rodrigues, Freire et al. ( 2010), Scale and Adaptability and Family Cohesion with Tribuna, (2000) Scale. Results: This is a mainly female sample (69.4%), predominance of single students (57.2%), 46.2% attends a course in technology and 52.5% attend a course in health care. Gender, marital status, and course interfere in the conduct of dating violence. Are the male students, the course in the field of technology and to attend the 1st year who exhibit more violent behavior dating, especially stalking violence and psychological violence. The adaptability and family cohesion were not significant in physical and sexual violence, stalking and psychological violence. Conclusion: Given the results we propose the implementation of programs (debates and forums) against dating violence in schools, focused on primary prevention.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNelas P, Chaves C, Coutinho E, Cruz C, Amaral O. Violência no namoro, adaptabilidade e coesão familiar em estudantes do ensino superior. Revista INFAD de Psicología. 2016; 2(1):357-364. http://dx.doi.org/10.17060/ijodaep.2016.n1.v2.234pt_PT
dc.identifier.doi10.17060/ijodaep.2016.n1.v2.234pt_PT
dc.identifier.issn0214-9877
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4205
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAsociación INFADpt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.infad.eu/RevistaINFAD/OJS/index.php/IJODAEP/article/view/234/242pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectViolênciapt_PT
dc.subjectNamoropt_PT
dc.subjectEstudantespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectAdaptabilidadept_PT
dc.subjectCoesão familiarpt_PT
dc.titleViolência no namoro, adaptabilidade e coesão familiar em estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.title.alternativeDating violence, adaptability and family cohesion in higher education studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage364pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage357pt_PT
oaire.citation.titleRevista INFAD de Psicologiapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
VIOLÊNCIA NO NAMORO, ADAPTABILIDADE E COESÃO FAMILIAR.pdf
Size:
86.27 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: