Repository logo
 
Publication

Children’s literature in primary education: Creative writing practices

dc.contributor.authorCardoso, Rita
dc.contributor.authorLopes, Fernando Alexandre de Matos Pereira
dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2024-07-29T10:02:39Z
dc.date.available2024-07-29T10:02:39Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractDesde cedo, é fundamental promover a construção da entidade leitora da criança, por meio de como se organizam os primeiros contactos da criança com o livro, possibilitando-lhe o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, da imaginação, da curiosidade e o seu sentido de descoberta. A par disso, a literatura é um veículo, que reúne um conjunto de condições, que nos possibilita ampliar o nosso olhar, por meio de uma visão múltipla e multifacetada do mundo, o que exige, por parte do leitor, um sentido crítico-reflexivo. Por outras palavras, funciona como uma espécie de “ponte”, que nos possibilita explorar o mundo e a nós próprios, permitindo-nos ler e compreender o eu nesses outros. Posto isto, a seleção e enunciação do problema, para o que pretendemos encontrar resposta, assume como questões centrais desta investigação, as seguintes: 1. De que modo o desenvolvimento do processo de escrita no 1.º Ciclo do Ensino Básico pode fomentar a criatividade? / 2. Como é que a implementação de atividades que promovem a escrita criativa pode incrementar o gosto pela mesma? Assim sendo, no estudo desenvolvido, optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Este estudo teve como participantes alunos(as) de uma turma do 4.º ano de escolaridade do 1.º CEB, constituída por 24 alunos(as), de uma escola situada na cidade de Viseu: dez do sexo feminino e catorze do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos. Uma das atividades desenvolvidas, a par do papel transformador dos livros, teve como designação “gosto de mim (quase sempre)? Espelho meu, espelho meu, o que vejo eu?”, impulsionada pela leitura do livro, em formato pop-up: “Gosto de ti (quase sempre)” de Anna Llenas (2020). Esta atividade revelou o modo como as crianças, daquela turma, se viam a si próprias, desde representações muito positivas a menos positivas, através de uma atividade de escrita criativa. Pudemos aferir, de igual forma, que foi um meio de conhecer melhor os(as) alunos(as) e de estes se conhecerem (a si e aos colegas). Por outro lado, serviu ainda como um veículo para refletirmos sobre a questão da diferença, na medida em que cada um de nós é um ser único. Aliás, devemos acolher e compreender a diferença, para sabermos viver em sociedade. Nesta perspetiva, os livros revelam-se como ferramentas imprescindíveis no desenvolvimento de competências socioemocionais, confitando a permanentes perguntas, até porque a leitura deve ser entendida como um alimento (Cruz, 2021). Face a esta evidência, o(a) professor(a) enquanto mediador da leitura e da sua fruição, deve ter bons critérios de escolha, na seleção dos livros, privilegiando a qualidade, em detrimento, se necessário for, da quantidade, assim como a dimensão estético-literária e iconográfica (conjugação entre o código escrito e plástico). Em conclusão, esta atividade deixou bem patenteada a ideia de que as palavras precisam de fazer fricção e provocar estranhamento, de onde resultam as subsequentes transformações, a partir da sua leitura e escrita.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, R., Lopes, F. L. & Melão, D. (2024). Children’s literature in primary education: creative writing practices. In Ramos, A. M., Rodrigues, C. & Lopes, M. J. (Orgs.) 3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature: Books for changing the world. Book of Posters (pp. 36-36). Universidade de Aveiro.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8463
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiropt_PT
dc.subjectEscrita criativapt_PT
dc.subjectLiteratura para a infânciapt_PT
dc.subjectLivro-objetopt_PT
dc.subjectFruiçãopt_PT
dc.titleChildren’s literature in primary education: Creative writing practicespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade de Aveiropt_PT
oaire.citation.endPage36pt_PT
oaire.citation.startPage36pt_PT
oaire.citation.title3rd International Symposium of Young Researchers in Children’s Literature: Books for changing the worldpt_PT
person.familyNamede Matos Pereira Lopes
person.familyNameMelão
person.givenNameFernando Alexandre
person.givenNameDulce Helena Morgado Raimundo
person.identifier.ciencia-id2516-E7E1-4312
person.identifier.ciencia-id9012-9535-91C4
person.identifier.orcid0000-0003-4580-4937
person.identifier.scopus-author-id57201314223
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationef715ccf-9006-4362-bad4-ea6eadd623e1
relation.isAuthorOfPublicatione8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye8a72c7d-3500-4145-a3b9-f5fa9f37af68

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
posterJILIJ2-Children’s literature in primary education_Creative writing practices.pdf
Size:
559.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: