| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 442.75 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A formação de leitores tem sido alvo de atenção redobrada no Ensino Básico e no Ensino Secundário em Portugal, nomeadamente através da criação e da implementação de iniciativas que lhe têm concedido particular relevo (por exemplo, o Plano Nacional de Leitura). No entanto, no ensino superior, sobretudo no que respeita aos futuros profissionais da Educação, pouca importância tem sido atribuída ao perfil de leitor dos estudantes e às suas representações da leitura, bem como às possíveis repercussões de tal formação no seu futuro público. Nesta comunicação procuraremos refletir sobre tais aspetos, apresentando os resultados de dois estudos realizados nos anos letivos de 2012/2013 e 2015/2016, tendo como participantes estudantes do curso de Educação Básica (3.º ano), inscritos na unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita. O nosso quadro teórico de referência contemplou o cruzamento da teoria das representações sociais com o ensino explícito da compreensão na leitura. Privilegiando uma abordagem qualitativa, procurámos lançar luz sobre as representações da leitura destes estudantes, de modo a aprofundar a compreensão das suas dimensões, bem como refletir sobre as suas repercussões em futuras práticas educativas. De acordo com os objetivos traçados, no âmbito da abordagem selecionada utilizámos, no primeiro estudo, um inquérito por questionário e duas fichas de trabalho e, no segundo estudo, uma ficha de trabalho e uma reflexão individual. Concluímos que os estudantes associam a leitura sobretudo à aquisição de conhecimentos e à compreensão, depreciando os aspetos afetivos implícitos na mesma. As suas práticas de leitura são pouco diversificadas, exigindo também particular atenção face às possíveis repercussões no seu futuro púbico. Importa, pois, realizar mais estudos que nos permitam conhecer, de forma aprofundada, o perfil de leitor destes estudantes.
Description
Keywords
Formação de leitores Ensino superior Práticas de leitura Formação de professores
Pedagogical Context
Citation
Melão, D. (2021). Representações e sinuosidades da leitura no ensino superior: o contributo da formação de professores para a formação de leitores. In T. Tavares, A.R. Gorgulho, M.J. Macário, P. Rodrigues & L. Santos (ed.), Anais do VI Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa - da união à diversidade. Tomo 2, 3645-3664, Santarém: Escola Superior de Educação de Santarém
Publisher
Escola Superior de Educação de Santarém
