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- Criatividade e leitura: (des)construções e itinerários da profissionalidadePublication . Melão, DulceAtualmente as práticas educativas reconstroem-se de modos muito diversificados, entretecendo-se de leituras múltiplas que dialogam com a criatividade e com as representações que lhes podem subjazer. Tal coloca inúmeros desafios dentro e fora da arena educativa, estimulando-nos a repensar diferentes formas de os ultrapassar através da partilha e da cooperação conjunta. Nesta reflexão apresentamos alguns caminhos que ecoam em tal partilha, focando a nossa atenção nos seguintes aspetos: i) criatividade e leitura – conceitos, representações e desvios; ii) «leitura criativa» – dos mundos da literatura (para a infância). Concluímos que a criatividade e a leitura, enquanto constructos plurais, exigem permanentes desdobramentos nas práticas educativas, resultando da sua interação e diálogo, aspetos que muito contribuem para repensar o nosso posicionamento na sociedade.
- Fractures and disruptions in children's literature: From print to screen and back with Isabel Minhós MartinsPublication . Melão, Dulce; Balula, João PauloRecent years have seen a (r)evolution in children’s literature in Portugal, with particular emphasis on the picturebook, perhaps echoing the challenges of a society where page and screen are providing us new ways of seeing and listening to the world. In order to meet these challenges, educators increasingly need to promote a myriad of ways to motivate children to become lifelong readers. Isabel Minhós Martins recent picturebooks (2013) Este livro está a chamar-te (não ouves?) (This book is calling you (don’t you hear?) and Uma onda pequenina (A tiny wave) invite readers to follow such thought-provoking paths, calling them to interact with printed words mingled with a proposed “digital reading experience”, embracing fractures and disruptions that come along. The objectives of this paper are twofold: i) to briefly review the growing importance of the picturebook in education, namely in school selections (Plano Nacional de Leitura - National Reading Plan); ii) to explore how the interaction between text and image might create fractures and disruptions, allowing creativity to thrive and thus contributing to increase children’s motivation to read. It is hoped that such ways of reading pave the way for many more to come.
- Entre o céu e o rio: percursos de criatividade(s) com o livro-álbumPublication . Melão, DulceA multiplicidade de propostas editoriais de qualidade no âmbito da literatura para a infância, sobretudo no que ao livro-álbum diz respeito, apelam ao delinear e ao entrecruzar de percursos de criatividade(s) que podem abrigar a fruição na leitura. Na tentativa de dar resposta a alguns desses desafios, neste artigo, posicionamo-nos entre o céu e o rio, reconfigurados em dois livros-álbum de Vanina Starkoff recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura para a Educação Pré-Escolar – Dançar nas nuvens (Starkoff, 2010) e Rio acima (Starkoff, 2017). Privilegiando um enquadramento teórico que ganha alento na conciliação do(s) conceito(s) de criatividade(s) com a motivação para a leitura através da exploração do livro-álbum (Nodelman, 2017; Ramos, 2017; Schiefele, Schaffner, Möller & Wigfield, 2012), traçamos como objetivos: i) atentar no modo como os peritextos confluem e indagam (n)as etapas da pré-leitura, da leitura e da pós-leitura, no âmbito da sua mediação, quer em contexto escolar, quer em outros contextos que possam acolher experiências de leitura prazerosas; ii) mostrar o papel extraordinariamente relevante das ilustrações enquanto (pre)textos de motivação para a leitura e de fomento da criatividade; iii) apontar as formas de reconstrução de literacias múltiplas que daí decorrem. Concluímos que as duas obras selecionadas podem instituir-se enquanto fontes privilegiadas de motivação para a leitura, reabrindo múltiplos percursos, sempre inacabados, de criatividade(s).
- Práticas pedagógicas no ensino superior: uma abordagem a partir da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à EscritaPublication . Balula, João Paulo; Melão, DulceNeste artigo refletimos sobre o papel de estudantes e de docentes no século XXI, à luz das práticas pedagógicas desenvolvidas, ao longo de dez anos, no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita da licenciatura em Educação Básica. Partindo de um enquadramento teórico que contempla a pedagogia para a autonomia e a importância da leitura e da escrita no seu âmbito, traçamos os seguintes objetivos: i) refletir sobre a relação estabelecida entre os conteúdos programáticos da unidade curricular de Iniciação à Leitura e à Escrita e a sua articulação com as práticas pedagógicas implementadas; ii) indagar o contributo da literatura para a infância no âmbito da construção de uma pedagogia para a autonomia, nomeadamente no que concerne ao conciliar do trabalho autónomo dos estudantes com o trabalho desenvolvido em sala de aula. Concluímos que os percursos realizados nos possibilitaram escutar, de forma crescente, os estudantes, sendo a investigação levada a cabo no âmbito dos itinerários percorridos um auxílio importante para a renovação das nossas práticas pedagógicas. Em tal renovação, destacaram-se os percursos de leitura propostos, procurando, em permanência, reconstruí-los enquanto partilha que possibilitasse, aos estudantes e aos docentes, habitar, de modo renovado, exercícios de cidadania cada vez mais complexos.
- Pre-service teachers' conceptions of literary education - a case studyPublication . Melão, DulceFew studies focus on pre-service teachers’ conceptions of literary reading and how these might shape and influence their educational practices. Understanding such conceptions is relevant for i) the impact they may have on the training of readers; ii) the reassessment of pre-service teachers training; iii) the design of training programmes specifically tailored for their needs. Bearing that in mind, we present the findings from an empirical study concerning pre-service teachers’ conceptions of literary reading and their implications for teaching practices in Primary Education. We used a qualitative approach, within a multiple case study framework. The participants were 4 pre-service teachers in their second year of a Master of Teaching (Early Childhood Education and Primary Education), enrolled in Supervised Teaching Practice (STP) in a Polytechnic Institute, in Portugal. The following Instruments were used to gather data: i) their lesson plans, during a nine-week period of training, focusing on the domain of Literary Education (as defined in the Programme and Curricular Goals of Portuguese in Basic Education); ii) a written report they produced at the end of their training. A content analysis of the lesson plans and reports was performed, and categories were generated a priori and a posteriori concerning several dimensions: i) the importance these pre-service teachers attached to literary reading; ii) the aspects of literary reading they valued the most; iii) the texts they considered more adequate to fulfil their goals and iv) the reasons behind their choices. As far as their lesson plans were concerned, we concluded that: i) most of these pre-service teachers considered literary reading relevant for increasing pupils’ reading motivation, emphasizing the role of picturebooks as quality aesthetic objects to enhance children’s imagination and creativity; ii) some of the important paratextual features of picturebooks were underestimated in their lesson plans and held a peripheral place in their conceptions of literary reading, mainly due to the relevance they gave to the acquisition of knowledge, rather than to reading for pleasure; iii) narratives were privileged, while few lesson plans contemplated poetry; iv) they mainly used print texts rather than texts displayed on screens; v) one of their main concerns was to achieve the goals established in the curricular document they had to follow. The data collected from the written reports delivered at the end of their training revealed that: i) their own reading practices had an impact on their lesson plans, namely on the criteria used for choosing texts, mostly narrative ones; ii) they considered that literary education played a key role in fostering children’s learning, enabling them to experience emotions that nurtured the development of social relationships and increased their enthusiasm for recreational reading; iii) they emphasized the importance of print texts for an affective literary reading experience. Longitudinal studies, targeting pre-service teachers, may be relevant for a deeper understanding of their conceptions of literary reading and their potential consequences in future educational practices which might contribute to the training of readers. Research at an international level is needed in order to promote a wider debate about the role of literary education within the context of supervised teaching practices in Primary Education.
- Literatura para a infância e espaços educativos: a exploração didática do álbum narrativo no âmbito da Educação Pré-EscolarPublication . Pereira, Andreia; Melão, Dulce; Balula, João PauloAtualmente o álbum narrativo tem sido alvo de atenção crescente na literatura de especialidade, sendo realçada a sua mais-valia em contextos educativos diversificados, mormente na Educação Pré-Escolar, favorecendo o prazer de ler, aspetos bem vincados nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE, 2016). No entendimento de que as práticas de leitura das crianças em contexto educativo se podem entrelaçar, de forma benéfica, com práticas educativas em contexto familiar, este estudo centra-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Procura-se, assim, responder à seguinte questão de investigação: «Qual o contributo da exploração didática regular de álbuns, envolvendo a família, no que respeita ao desenvolvimento do gosto pela leitura das crianças, no âmbito da Educação Pré-Escolar?». Face à questão colocada, estabelecemos os seguintes objetivos de investigação: i) compreender se o envolvimento da família em atividades de leitura pode motivar as crianças para a mesma; ii) analisar de que modo a exploração didática de álbuns narrativos, no jardim de infância, pode contribuir para motivar as crianças para a leitura; iii) promover momentos lúdicos de contacto com álbuns.
- Articulando o português e a matemática através da literatura para a infânciaPublication . Menezes, Luís; Melão, DulceEste estudo assenta numa experiência de ensino realizada no âmbito da formação inicial de professores, no 1.º ano do mestrado profissionalizante, na unidade curricular (UC) “Linguagens e Representações em Português e Matemática” (LRPM). Esta UC, da área da docência Português e Matemática, funciona em articulação e está fundada em duas ideias fortes: (i) a análise e conceção de episódios de ensino de natureza problemática constitui uma forma poderosa de conduzir os futuros professores a construir o seu conhecimento pedagógico de conteúdo para ensinar; e (ii) a literatura para a infância constitui um contexto favorável à aprendizagem articulada de Português e de Matemática. Estas ideias levaram-nos a desenhar uma experiência de ensino em que se recorreu a três livros-álbum com potencial didático. Em todos os episódios, foi proposto aos formandos o roteiro seguinte:(1) analise o episódio e explique como daria continuidade à discussão; (2) tendo como base o episódio apresentado, identifique e aprofunde os conceitos envolvidos e repense a sua continuidade; e (3) compare as duas propostas. A partir desta experiência de ensino, procuramos compreender: (i) como os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento pedagógico de conteúdo de Matemática e de Português; (ii) como integram e valorizam a literatura para a infância na construção do seu conhecimento. Utilizando uma metodologia qualitativa e interpretativa, recolhemos dados dos trabalhos escritos dos formandos, organizados em pequenos grupos, nos episódios desenvolvidos. Os resultados mostram que os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento para ensinar Matemática e Português e valorizam a literatura para a infância como suporte dessa aprendizagem, reencontrando, concomitantemente, modos renovados de fruição na leitura.
- O papel da ilustração na educação para a cidadania global: impossibilidades do olharPublication . Melão, DulceA relevância da compreensão do conceito de Educação para a Cidadania Global (EGC) tem vindo a ganhar proeminência em contexto educativo, merecendo uma atenção crescente. Contudo, tem sido concedida menos ênfase ao papel que a ilustração pode desempenhar para iluminar o seu carácter multifacetado. Este artigo pretende abordar tal papel, através da análise do livro-álbum Nunca se passa nada no meu bairro, de Ellen Raskin. O artigo procura lançar luz sobre os modos como a interação gerada pelas sinergias entre texto e imagem contribui para imprimir uma dinâmica lúdica à fruição na leitura, tornando possível vivenciar as dimensões conceptuais da Educação para a Cidadania Global (cognitiva, socioemocional e comportamental). O artigo conclui apontando formas de encarar este livro como uma ferramenta poderosa para repensar o papel que cada um de nós pode desempenhar na comunidade, instigando à ação para o bem comum.
- Children's literature and inclusion: proposals for reading Damião, the hurricane mole by Anna LlenasPublication . Melão, DulceChildren's literature can help promote an understanding of the need to recognize differences as means of revealing their extraordinary richness. The contemporary challenges and threats to the consolidation of respect for human rights are compelling arguments for continuing, with firmness, to look to children's literature to redesign these paths. In the light of the above, this paper, centered on the Damião, the hurricane mole, by Anna Llenas (2017), seeks to investigate the ways in which the narrative can provide a basis for reflection on empathy as a fundamental path to include Others, as well as to shed light to the itineraries of care inscribed in the peritextual apparatus of this picturebook, fostering the development of socio-emotional competences that generate inclusive and just societies. The theoretical framework of this paper draws from the importance of children's literature in education today, as well as the contribution of literary education for understanding the importance of inclusion, along with increasing the refinement of aesthetic appreciation. The analysis carried out leads us to conclude that this picturebook allows us to explore ways of understanding inclusion in its many facets in a pleasurable way and helps children to adopt positions of active citizenship. Furthermore, the illustrations play a decisive role to increase the possibilities of understanding the multiple paths of care involved in the richness of welcoming Others, instigating critical thinking.
- Aquisição/aprendizagem de português língua não materna – um estudo de caso múltiploPublication . Gomes, Lianna; Matos, Isabel Aires; Melão, DulceA aquisição/aprendizagem de Português Língua Não Materna (PLNM) é um processo complexo e multifacetado que exige atenção crescente por parte dos profissionais da Educação. A literatura de especialidade tem vindo, ao longo do tempo, a fazer eco de tais desafios, merecendo particular destaque os diferentes contextos educacionais que fazem parte, desde cedo, do quotidiano das crianças. Nesse sentido, o principal objetivo deste estudo foi identificar as dificuldades sentidas por duas crianças (de quatro e seis anos de idade) com Português Língua Não Materna, nomeadamente dificuldades ao nível da divisão silábica, das rimas e da compreensão do oral, construindo, posteriormente, propostas no sentido de as ajudar a superar tais dificuldades. Desta forma, optámos por uma metodologia de investigação qualitativa, fundamentada num estudo de caso múltiplo. Para tal, recorremos a instrumentos de recolha de dados próprios da investigação qualitativa, nomeadamente a observação participante, fichas sociolinguísticas e construção de atividades, de acordo com as dificuldades sentidas pelas crianças. Foi possível inferirmos que estas foram superando algumas das dificuldades que os instrumentos aplicados possibilitaram identificar, registando-se melhorias no que se refere ao desenvolvimento da consciência fonológica, bem como à compreensão do oral. É de salientar que os resultados obtidos nesta investigação não poderão, de todo, ser generalizados, uma vez que cada caso é um caso, isto é, cada criança tem as suas características e o seu próprio ritmo de aprendizagem. Tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que as crianças com Português Língua Não Materna, caso sejam auxiliadas, tendo em atenção a sua singularidade e especificidade das suas dificuldades, conseguem ultrapassar, de forma positiva, os seus desafios, quanto ao domínio da língua portuguesa.