Repository logo
 
Publication

Comunicação nos novos ambientes tecnológicos: uma análise das entidades de turismo

dc.contributor.authorAugusto, Luísa
dc.contributor.authorSilveirinha, Maria João
dc.date.accessioned2017-01-31T15:58:29Z
dc.date.available2017-01-31T15:58:29Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é perceber o grau de adoção dos princípios dialógicos nos websites por parte das organizações oficiais e não oficiais do destino turístico Portugal. O corpus do trabalho de investigação é constituído pelos Websites das entidades do destino Portugal, oficiais e não oficiais. A metodologia utilizada assentou na recolha de dados através de uma análise de conteúdo de websites de entidades de turismo do destino e em métodos de análise quantitativa dos dados, recorrendo aos programas informáticos Excel e SPSS. Os resultados permitem-nos concluir que as entidades oficiais do turismo adotam os princípios dialógicos em maior grau do que as entidades não oficiais. Verifica-se também uma maior adoção dos princípios dialógicos relacionados com a dimensão técnica do que com a dimensão dialógica e uma relação entre uma maior adoção da ligação dialógica e o aumento da abertura da entidade à possibilidade de partilha fotográfica pelos turistas. Este estudo exploratório traz um contributo no que diz respeito ao corpo de conhecimento da área da comunicação e das relações públicas, na medida em que aprofunda a teoria do meio e do dialogismo, testando-as num contexto ainda não estudado, o setor do turismo e tem implicações nas práticas de comunicação das organizações, particularmente no que concerne à comunicação dos destinos, pois sugere uma linha orientadora das práticas dialógicas, propondo um conjunto de indicadores a ser inseridos nos websites das organizações. Como limitações deste trabalho é de salientar a dificuldade de obtenção de uma base de dados das entidades oficiais e não-oficiais do destino e o tamanho da amostra condicionar a generalização dos resultados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAugusto, L., Silveirinha, M.J. (no prelo). Comunicação nos novos ambientes tecnológicos: uma análise das entidades de turismo. Proceedings eBook published with full articles presented of 4th edition of the International Congress on Tourism, Guimarães. ISBN: 978-989-99465-1-4.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99465-1-4.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4286
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico do Cávado e do Avept_PT
dc.subjectmeio de comunicaçãopt_PT
dc.subjectwebsitept_PT
dc.subjectdiálogopt_PT
dc.subjectimagem do destinopt_PT
dc.titleComunicação nos novos ambientes tecnológicos: uma análise das entidades de turismopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLeiriapt_PT
oaire.citation.titleProceedings eBook published with full articles presented of 4th edition of the International Congress on Tourism, Guimarãespt_PT
person.familyNameAugusto
person.givenNameLuísa
person.identifier.ciencia-id8115-8053-06FA
person.identifier.orcid0000-0001-9117-4775
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationbbf46095-efc1-488f-af7d-4fc6c4c1633b
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverybbf46095-efc1-488f-af7d-4fc6c4c1633b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
CIT 2015 - Artigo LA e MJS 16fev2016.pdf
Size:
578.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: