Repository logo
 
Publication

Educação literária e representações da leitura: itinerários de formação de professores

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2017-12-19T11:26:08Z
dc.date.available2017-12-19T11:26:08Z
dc.date.issued2017-12
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo investigar as representações da leitura e da educação literária de futuros professores e o seu contributo para o repensar da sua formação. Participaram 4 estudantes inscritos na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico III (2015-2016). Foram analisadas: i) 52 planificações individuais, incidindo nos domínios da Leitura e Escrita e da Educação Literária; ii) 8 registos de observações em contexto de supervisão. As representações da leitura e da educação literária dos estudantes revelaram a necessidade de rever os seus itinerários de formação.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to investigate the conceptions of reading and literary education of future teachers and their contribution to rethinking their training. Participants were 4 students enrolled in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Early Childhood Education and Primary Education III (2015-2016). The following were analysed: i) 52 individual lesson plans, focusing on the domains of Reading and Writing and of Literary Education; ii) 8 records of observations in the context of supervision. The conceptions of reading and literary education of the students revealed the need to review their training itineraries.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2017). Educação literária e representações da leitura: itinerários de formação de professores. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. Vol. Extr., 6, 55-60. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2223pt_PT
dc.identifier.doiDOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2223pt_PT
dc.identifier.issneISSN: 2386-7418
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4755
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Coruña/Universidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2223/pdfpt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEducação Literáriapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectSupervisãopt_PT
dc.titleEducação literária e representações da leitura: itinerários de formação de professorespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade da Coruña/Universidade do Minhopt_PT
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage55pt_PT
oaire.citation.titleRevista de estudios e investigación en psicología y educaciónpt_PT
oaire.citation.volumeVol. Extrpt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2223-10153-1-PB.pdf
Size:
703.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: