Publication
Educação literária e representações da leitura: itinerários de formação de professores
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T11:26:08Z | |
dc.date.available | 2017-12-19T11:26:08Z | |
dc.date.issued | 2017-12 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo investigar as representações da leitura e da educação literária de futuros professores e o seu contributo para o repensar da sua formação. Participaram 4 estudantes inscritos na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico III (2015-2016). Foram analisadas: i) 52 planificações individuais, incidindo nos domínios da Leitura e Escrita e da Educação Literária; ii) 8 registos de observações em contexto de supervisão. As representações da leitura e da educação literária dos estudantes revelaram a necessidade de rever os seus itinerários de formação. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the conceptions of reading and literary education of future teachers and their contribution to rethinking their training. Participants were 4 students enrolled in the curricular unit of Supervised Teaching Practice in Early Childhood Education and Primary Education III (2015-2016). The following were analysed: i) 52 individual lesson plans, focusing on the domains of Reading and Writing and of Literary Education; ii) 8 records of observations in the context of supervision. The conceptions of reading and literary education of the students revealed the need to review their training itineraries. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. (2017). Educação literária e representações da leitura: itinerários de formação de professores. Revista de estudios e investigación en psicología y educación. Vol. Extr., 6, 55-60. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2223 | pt_PT |
dc.identifier.doi | DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2223 | pt_PT |
dc.identifier.issn | eISSN: 2386-7418 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4755 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade da Coruña/Universidade do Minho | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/2223/pdf | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.subject | Educação Literária | pt_PT |
dc.subject | Leitura | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.subject | Supervisão | pt_PT |
dc.title | Educação literária e representações da leitura: itinerários de formação de professores | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade da Coruña/Universidade do Minho | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 60 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 55 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista de estudios e investigación en psicología y educación | pt_PT |
oaire.citation.volume | Vol. Extr | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |