ESEV - DCL - Artigo em revista científica, não indexada ao WoS/Scopus
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Recent Submissions
- Conceções da literatura para a infância de futuros professoresPublication . Melão, DulceO caráter fulcral da literatura para a infância na Educação é hoje crescentemente reconhecido, constituindo matéria de investigação de relevo, a nível nacional e internacional. Os desdobramentos que alcança no âmbito da formação de professores merecem atenção, pelo seu papel em práticas de mediação da leitura que os impliquem na construção de futuros sólidos de cidadania. A esta luz, o presente estudo procura identificar e caracterizar as conceções da literatura para a infância de futuros professores e compreender os modos como se poderão repercutir nas suas práticas educativas futuras. Para dar cumprimento a tal objetivo foi realizada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 17 estudantes que frequentavam o 2.º ano de mestrados profissionalizantes, inscritos na unidade curricular de Didática da Literatura para a Infância, no 1.º semestre do ano letivo 2023/2024, numa instituição de ensino politécnico portuguesa. Os dados foram recolhidos por meio de 17 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular. Foi possível inferir que os estudantes encaravam o conceito de literatura para a infância na sua pluralidade e diversidade, sublinhando o seu hibridismo, destacando o papel que desempenharia no fomento do prazer de ler e associando-lhe relevância no seu percurso de formação individual. Concomitantemente, concluiu-se que as conceções que emergiram da análise realizada podem ter repercussões nas suas futuras práticas educativas, face ao relevo dado pelos estudantes ao contributo da literatura para a infância, no âmbito do seu percurso de formação, a nível pessoal e profissional.
- Representações do espaço no livro pop-up: Propostas de fruiçãoPublication . Macedo, Márcia; Melão, Dulce; Menezes, LuísNeste artigo procura-se articular a literatura para a infância com a matemática por meio do livro-objeto, em formato pop-up, Oh! O meu chapéu (BOISROBERT & RIGAUD, 2015), desvelando a importância do caráter plurissignificativo dos espaços que aí se desdobram. Foram traçados os seguintes objetivos: i) indagar modos de apurar a sensibilidade estética das crianças, através da exploração sensorial e espacial do livro pop-up, com particular ênfase nos elementos paratextuais; ii) compreender as potencialidades dos espaços redesenhados no livro em análise, para o incremento da criatividade e imaginação, através da exploração da simbiose entre o texto e as ilustrações, locus de articulação da literatura com a matemática. Conclui-se que o caráter tridimensional do livro pop-up possibilita a criação de pactos de leitura inusitados, revelando o seu potencial invulgar de fruição, ainda pouco explorado.
- Espaços em viagem: As estações da vida de Agustina Bessa-LuísPublication . Melão, DulceA obra As estações da vida (BESSA-LUÍS, 2002; 2019) assume caráter peculiar pelos desdobramentos multifacetados dos espaços que aí eclodem, bem como pelos percursos de deambulação que sugerem. Nessa tela versátil, traçam-se os seguintes objetivos: 1) demandar os modos como a materialidade dos espaços que reverberam no aparato peritextual respalda o manto plurissignificativo que luz na narrativa; 2) desvendar os contrastes e entrelaçamentos dos espaços interiores e exteriores desenhados na obra que compõem quotidianos vivificados pela memória; 3) lançar luz sobre a poesia dos afetos que descansa na ondulação dos parágrafos, reinscrevendo a vida. O exercício de exegese realizado toma como referencial teórico a redefinição das práticas do espaço explanada por Certeau (1998), os limiares peritextuais traçados por Genette (1982; 1987), bem como a perspetiva experiencial do espaço acolhida por Yi-Fu Tuan (TUAN, 2015). A obra analisada reveste-se de profunda atualidade, no que respeita à inscrição do espaço na memória e aos modos como se amplia no texto, no peritexto e nas telas da vida que os abrigam.
- Disjecta membra, as profanidades de H. G. Cancela / Disjecta membra: profanities by H. G. CancelaPublication . Ferreira, CláudiaEste texto lê as narrativas de H. G. Cancela como um ritual antropofágico de apropriação e interdiscurso, e a escrita enquanto eterno rito de sedimentação e recomeço, paródia transgressiva, lugar da dúvida e do possível. Numa tessitura alegórica, o discurso desenha-se no âmbito da matéria ela mesma da palavra, da relação da mão que escreve consigo, com as outras, na ambivalência da literatura maiusculizada. Pervertendo-a e dominando-lhe o corpo sacro, o autor confronta-a no seu domínio. A escrita como parafilia macula e subverte: quem muito profana, sagra.
- “Ser pequeno na cidade”: fraturas e desvios do espaço urbano na literatura para a infânciaPublication . Melão, DulceEste artigo tem como objetivo indagar modos de reler fraturas e desvios do espaço urbano no livro-álbum Siga a seta! Uma aventura (só para corajosos) no espaço entre as setas (MARTINS, 2010). Alicerçada numa caminhada cujas linhas teóricas norteadoras contemplam acordes da distopia que reabrem contrastes entre o “espaço opressor” (BOLLNOW, 2019) e a “experiência poética do espaço” (PETIT, 2020), a reflexão realizada procura interrogar os seus desdobramentos e disrupções. Para tal, foram estabelecidos os seguintes objetivos: i) compreender o modo como a cidade pode ser redesenhada enquanto espaço velador de contrastes que se nutrem de fraturas germinadoras de poesia; ii) refletir sobre as consequências de tal reconfiguração espacial enquanto móbil instigador da participação dos leitores na reconstrução do tecido plurissignificativo da cidade; iii) demandar os limiares que o “espaço entre as setas” reconstrói, abrindo mobilidades de habitar a cidade, em plena liberdade. Conclui-se que, na obra analisada, a cidade se revela enquanto espaço multiplicador de espaços que ressoam para além da página, reconstituindo limiares que se alimentam do sonho e da dor, em acordes distópicos que fomentam o inesperado.
- Variação intralinguística e pluricentrismo na educação em português no século XXIPublication . Macário, Maria João; Sá, Cristina ManuelaNeste texto, apresentamos uma revisão sistemática da literatura, com os objetivos de compreender o modo como estudantes de Educação percecionam a língua portuguesa e de propor linhas de intervenção didática que promovam o reconhecimento do português como língua pluricêntrica. O corpus de análise foi constituído por 8 publicações de investigadores que integravam um projeto sobre representações de estudantes em Educação. Procedeu-se a uma análise de conteúdo. Os resultados revelam algumas dificuldades destes participantes no reconhecimento da (riqueza da) variação intralinguística da língua portuguesa e consequente estatuto de língua pluricêntrica, conceitos que discutimos também na revisão de literatura. Estas crenças e atitudes conduzem à necessidade de intervir didaticamente junto deste público, no espaço da Educação em Português.
- Pensa globalmente, age localmente: as vozes da diversidade no livro-álbumPublication . Macário, Maria João; Sá, Cristina ManuelaAs exigências do mundo globalizado atual, pleno de diversidade, tornam premente a preparação de indivíduos capazes de uma efetiva cidadania global, com vista ao desenvolvimento sustentável de todas as culturas e ao respeito pelos direitos humanos. A preocupação pelo bem comum está, por isso, no cerne de uma educação para a cidadania global, promotora de competências associadas a conhecimentos e atitudes e valores nos indivíduos, futuros cidadãos ativos, que exerçam um papel consciente da importância da ação local para um mundo globalizado mais justo. Neste artigo, centramo-nos na literatura para a infância, procurando descortinar caminhos de reflexão sobre a cidadania global. A formação de leitores verdadeiramente comprometidos com a diversidade, a justiça social e o desenvolvimento sustentável encontra na literatura para a infância oportunidades de reflexão. A partir de uma abordagem intertextual centrada em potenciais reflexões sobre diversidade de dois livros-álbum analisados - Bernardino (Bacelar, 2005) e Monstro Rosa (Dios, 2013) -, procedemos a uma análise de conteúdo com recurso a categorias a priori, construídas a partir do referencial definido pela OXFAM (2015a, 2015b), relativo à educação para a cidadania global. Os resultados do estudo apontam para dois livros-álbum que retratam a importância da diversidade para uma (con) vivência feliz e completa. O sentido de pertença, a construção da identidade e a autoestima brotam do reconhecimento da riqueza decorrente das diferenças. Assim, num quadro fruitivo e de reflexão, a literatura para a infância e, particularmente, os dois livros-álbum analisados revestem-se de oportunidades para a promoção de uma educação para a cidadania global.
- O pluricentrismo da língua portuguesa nas vozes de estudantes de ensino superiorPublication . Macário, Maria JoãoA globalização e a facilidade de comunicação e movimentação que lhe está associada continua a caracterizar o século XXI e essa realidade afeta também as línguas, que estão em maior contacto umas com as outras, logo são supranacionais e adaptam-se aos contextos, às culturas, às realidades vividas pelos seus falantes. A língua portuguesa não é exceção e apresenta diferentes normas com estatutos diferentes, em função das relações de poder económico, político, cultural que se estabelecem entre elas, pelo que a variação intralinguística que apresenta faz dela uma língua pluricêntrica. O estudo que aqui apresentamos parte deste pressuposto. Foi desenvolvido no ano letivo de 2021/2022, numa escola superior de educação portuguesa, tendo como participantes 23 estudantes de um curso técnico superior profissional, no âmbito de uma unidade curricular de língua portuguesa. Tínhamos como objetivos i) identificar as representações dos participantes quanto à variação e difusão da língua portuguesa e ii) compreender o modo como os participantes sentem a língua portuguesa. A consecução destes dois objetivos permitiu-nos refletir sobre propostas didáticas no âmbito da educação em português promotoras da sensibilização para o caráter pluricêntrico da língua portuguesa. Para isso, recolhemos dados através de reflexões desenvolvidas num fórum de discussão online e de respostas a um questionário2 de escolha múltipla enquadrado num jogo online (kahoot). A análise de conteúdo que realizámos permitiu-nos identificar a necessidade de um maior aprofundamento dos estudantes relativamente às características de variação e difusão da língua. Apesar disso, os estudantes apresentam uma relação afetiva com a língua portuguesa e de constatação da sua presença no mundo, sob diferentes roupagens, que resultam na sua enorme riqueza. Estes resultados levaram-nos a refletir sobre a necessidade de promoção de uma sensibilização por parte dos estudantes sobre o caráter pluricêntrico da língua portuguesa.
- Educação, cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infânciaPublication . Melão, DulceAtualmente, ganha relevância repensar as relações intergeracionais acolhidas através do texto literário, em múltiplos contextos educativos. A literatura para a infância, mormente o livro-álbum contemporâneo, faculta esteios que promovem essa reflexão. Nesse sentido, este artigo, tendo como matéria-prima A ilha do avô (Davies, 2017) e À procura de ontem (Jay, 2020), é guiado pelos seguintes objetivos: i) indagar modos de representação das relações intergeracionais e suas repercussões na criação de laços de empatia com os leitores; ii) refletir sobre o modo como estes livros-álbum alimentam as dimensões multifacetadas da educação para a cidadania como meio de acolhimento do Outro, através de caminhos inesperados; iii) compreender o papel desempenhado pelos avós relativamente às relações estabelecidas com os seus netos e os modos como essas viagens partilhadas podem reverberar no percurso de aprendizagem de ambos. O enquadramento teórico deste artigo centra-se no papel atual da literatura para a infância na Educação, considerando a Estratégia nacional de educação para a cidadania (Ministério da Educação, 2017), em articulação com o Referencial de educação para o desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário (Torres el al, 2016). Conclui-se que a relação feliz com os avós e harmonia daí resultante instiga aprendizagens mútuas, cumplicidade e empatia que alimentam a liberdade de sonhar – encarada como morada perene de relações intergeracionais, ligadas por itinerários de ternura que conciliam o texto literário com valores intemporais, no âmbito da educação para a cidadania.
- Nos limiares da língua: repensar a “multiplicidade” com Ondjaki e Mia CoutoPublication . Melão, DulceNuma época redefinida prolificamente pela pluralidade conceptual, indagar os limiares da língua no livro-álbum contemporâneo implica-nos num exercício de reinícios que as narrativas lusófonas podem reconfigurar. Este texto procura demandar tais reinícios, de modo prolífico, centrando-se em dois livros-álbum: O convidador de pirilampos (ONDJAKI, 2017) e A água e a águia (COUTO, 2018). O enquadramento teórico deste artigo contempla: i) o conjunto de valores da literatura propostos por Italo Calvino (CALVINO, 2006); ii) a relação entre o texto e a ilustração no livro-álbum e os modos como nela se entretecem múltiplos desafios ambientais. O artigo é norteado pelos seguintes objetivos: i) lançar luz sobre o caráter plural do redesenho da “multiplicidade” abrigada nas ilustrações das obras supracitadas, estimulando a participação dos leitores; ii) indagar percursos de valorização da sustentabilidade ambiental, no quadro dos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável (PEDROSO, 2018; UNITED NATIONS, 2015), enquanto eixo conglomerador de partilhas de vozes alicerçadas no respeito pelos Outros. Conclui-se que as duas narrativas selecionadas reconstroem caminhos que reencontram nos limiares da língua amplos espaços que repetidamente apelam ao respeito pela sustentabilidade ambiental, profundamente impresso nas “estórias” narradas.