Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Qual o impacto das campanhas internas do dstgroup na Felicidade Interna Bruta (FIB) e na produtividade dos seus trabalhadores?

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Num mercado cada vez mais competitivo, é essencial que as empresas procurem preocupar-se com a sua felicidade, bem como a felicidade dos seus trabalhadores. Uma das condições essenciais para a felicidade profissional, assenta na dedicação considerando que os trabalhadores, são o alicerce de uma organização. Neste contexto, investigou-se qual o impacto que as campanhas internas do dstgroup têm na Felicidade Interna Bruta, que se trata do medidor de qualidade de vida e de progresso social e na produtividade dos seus trabalhadores, com o objetivo central de avaliar como a organização aborda o endomarketing e perceber também de que forma estas campanhas internas são eficazes e, caso contrário, quais as medidas a adotar. Recorreu-se então à utilização de uma metodologia de cariz quantitativo, tendo sido utilizado os questionários como instrumentos de estudo, com uma amostra de 211 participantes. Após a recolha dos dados finais, realizou-se a sua análise através da caracterização da amostra, do Alpha de Cronbach para verificar a confiabilidade das escalas, de um teste ANOVA unidirecional para comparar variáveis de distribuições normais de igual variância e análises descritivas e estatísticas. Concluiu-se então que a felicidade e a motivação parecem estar relacionadas com o desempenho positivo e a eficácia. Verificou-se também que o tempo de efetividade dos trabalhadores pode influenciar a sua felicidade em relação à organização.
In an increasingly competitive market, it is essential that companies seek to be concerned with their happiness, as well as the happiness of their workers. One of the essential conditions for professional happiness is based on dedication considering that workers are the foundation of an organization. In this context, we investigated the impact that dstgroup's internal campaigns have on Gross Internal Happiness, that it is the quality of life and social progress meter and on the productivity of its workers, with the central objective of evaluating how the organization approaches internal marketing and also understanding how these internal campaigns are effective and, if not, what measures to take. We then used a quantitative methodology, using questionnaires as study tools, with a sample of 211 participants. After collecting the final data, its analysis was carried out through the characterization of the sample, from Cronbach's Alpha to verify the reliability of the scales, a unidirectional ANOVA test to compare variables of normal distributions of equal variance, descriptive and statistical analyzes, among others. It was concluded that happiness and motivation seem to be related to positive performance and effectiveness. It was also found that the effective time of workers can influence their happiness in relation to the organization.

Description

Keywords

Felicidade Felicidade Interna Bruta Comunicação Interna Endomarketing Satisfação no trabalho Happiness Gross National Happiness Internal communication Endomarketing Job satisfaction

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue