Publication
Português língua estrangeira no ensino superior: dar voz às vozes dos estudantes
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.date.accessioned | 2018-08-31T09:30:38Z | |
dc.date.available | 2018-08-31T09:30:38Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Resumo: O caráter pluricêntrico da língua Portuguesa tem sido vincado na literatura de especialidade como muito relevante para o redesenho curricular do Português língua estrangeira. No entanto, poucos estudos focam ainda as representações do Português língua estrangeira dos estudantes do ensino superior e o seu papel no âmbito de abordagens pedagógicas em tal nível de ensino. Assim, nesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o contributo das representações sociais para a didática do Português língua estrangeira, apontando para itinerários que possibilitem o refinamento da formação dos estudantes e o seu reajustamento à crescente diversidade linguística dos formandos no ensino superior. Partindo do enquadramento teórico das representações sociais, apresentamos os resultados da primeira fase de um estudo cujos principais objetivos foram os seguintes: i) compreender as representações sobre o Português Língua Estrangeira dos estudantes desse nível de ensino; ii) indagar os benefícios que associavam à sua aprendizagem; iii) conhecer as principais dificuldades que consideravam que a sua aprendizagem engloba. Os participantes do nosso estudo foram 18 estudantes inscritos na unidade curricular de Português Língua Estrangeira I (ano letivo de 2016/2017), aos quais foi aplicado um inquérito por questionário. Inferimos que os estudantes encaravam o Português sobretudo enquanto língua «complexa» e «difícil», mas também «bela» e «divertida». Adicionalmente, atribuíam como principal benefício da aprendizagem do Português a possibilidade de incremento da empregabilidade, apontando como principais dificuldades na sua aprendizagem aspetos prosódicos e sintáticos. Concluímos que escutar as vozes destes estudantes se reveste de importância para o redesenho curricular do Português língua estrangeira. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D. (2017). Português língua estrangeira no ensino superior: dar voz às vozes dos estudantes. Livro de Resumos do 12.º Congresso alemão de lusitanistas. Polifonia: uma língua, muitas vozes (pp. 135-136). Mainz: Universidade de Mainz. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5074 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Mainz: Universidade de Mainz | pt_PT |
dc.subject | Português língua estrangeira | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Representações | pt_PT |
dc.title | Português língua estrangeira no ensino superior: dar voz às vozes dos estudantes | pt_PT |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Mainz: Universidade de Mainz | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 136 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 135 | pt_PT |
oaire.citation.title | 12.º Congresso alemão de lusitanistas. Polifonia: uma língua, muitas vozes | pt_PT |
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