Repository logo
 
Publication

Português língua estrangeira no ensino superior: dar voz às vozes dos estudantes

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2018-08-31T09:30:38Z
dc.date.available2018-08-31T09:30:38Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractResumo: O caráter pluricêntrico da língua Portuguesa tem sido vincado na literatura de especialidade como muito relevante para o redesenho curricular do Português língua estrangeira. No entanto, poucos estudos focam ainda as representações do Português língua estrangeira dos estudantes do ensino superior e o seu papel no âmbito de abordagens pedagógicas em tal nível de ensino. Assim, nesta comunicação temos como objetivo refletir sobre o contributo das representações sociais para a didática do Português língua estrangeira, apontando para itinerários que possibilitem o refinamento da formação dos estudantes e o seu reajustamento à crescente diversidade linguística dos formandos no ensino superior. Partindo do enquadramento teórico das representações sociais, apresentamos os resultados da primeira fase de um estudo cujos principais objetivos foram os seguintes: i) compreender as representações sobre o Português Língua Estrangeira dos estudantes desse nível de ensino; ii) indagar os benefícios que associavam à sua aprendizagem; iii) conhecer as principais dificuldades que consideravam que a sua aprendizagem engloba. Os participantes do nosso estudo foram 18 estudantes inscritos na unidade curricular de Português Língua Estrangeira I (ano letivo de 2016/2017), aos quais foi aplicado um inquérito por questionário. Inferimos que os estudantes encaravam o Português sobretudo enquanto língua «complexa» e «difícil», mas também «bela» e «divertida». Adicionalmente, atribuíam como principal benefício da aprendizagem do Português a possibilidade de incremento da empregabilidade, apontando como principais dificuldades na sua aprendizagem aspetos prosódicos e sintáticos. Concluímos que escutar as vozes destes estudantes se reveste de importância para o redesenho curricular do Português língua estrangeira.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2017). Português língua estrangeira no ensino superior: dar voz às vozes dos estudantes. Livro de Resumos do 12.º Congresso alemão de lusitanistas. Polifonia: uma língua, muitas vozes (pp. 135-136). Mainz: Universidade de Mainz.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5074
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherMainz: Universidade de Mainzpt_PT
dc.subjectPortuguês língua estrangeirapt_PT
dc.subjectEnsino Superiorpt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.titlePortuguês língua estrangeira no ensino superior: dar voz às vozes dos estudantespt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceMainz: Universidade de Mainzpt_PT
oaire.citation.endPage136pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.title12.º Congresso alemão de lusitanistas. Polifonia: uma língua, muitas vozespt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Mainz_2018.pdf
Size:
1.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: