ESEV - DCL - Resumos de eventos científicos não indexados à WoS/Scopus
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- “From the bluest eye to a lesser I? Spaces of invisibility in Toni Morrison’s writing”.Publication . Relvas, Susana Rocha; Simão, Ana Sofia; Rodrigues, Ricardo Miguel P.The Bluest Eye, written by Nobel Prize winner Toni Morrison takes place in the early 1940s in Ohio, where most of the community is African and impoverished. The story follows the Breedloves, a family that is characterized by violence, both sexually and physically, instability, lack of respect and who does not display any demonstrations of love or care either, especially as far as the parents are concerned (and contrarily to what the name breed love suggests). On the other hand, the story shows another family, the foster home of Pecola, a total opposite of her original family. The MacTeer’s home, who are also black, is stable, loving and they teach their children to be aware of their own worth. These two different spaces play an important role in shaping Pecola´s future. In her foster home, Pecola finds a sort of protective shell (Bachelard:1958) and the love she receives increases her self-esteem and helps to create a more positive image of herself. Thus, one concludes that even though she was thrown out of her home due to the fact that she was pregnant by her father, she moved from a topophobic to a more topophilic environment(Fu-Tuan: 1977). What rests to be known is whether the stability of the foster family will be enough to save her. Keywords: topophilia, topophobia, eye versus I, Afro-American literature and culture, spatiality
- Criação de narrativas multilineares como ferramenta de aprendizagem das línguas estrangeiras no ensino superior em PortugalPublication . Delplancq, Véronique; Costa Lopes, Ana Maria; Costa, Cristina Amaro; Coutinho, Emília; Oliveira, Isabel; Pereira, José; Lopez Garcia, Patricia; Gillain, Romain; Amante, Susana; Fidalgo, Susana; Relvas, Susana
- Programa de intercompreensão em línguas para surdos: um caminho para a emancipaçãoPublication . Izuibejeres, Carolina Lúgaro; Sá, Maria Helena Araújo; Silva, Ana IsabelOs múltiplos desafios do mundo contemporâneo exigem uma educação que proporcione instrumentos para o exercício de uma cidadania ativa e plena nas várias esferas de atuação dos indivíduos. Reconhecendo-se que o mundo contemporâneo demanda novas práticas de literacia e com vistas a incluir e integrar os surdos em um mundo essencialmente diverso, plural e multimodal, está em curso um estudo sobre os efeitos de um Programa de Intercompreensão em Línguas (PIL) no desenvolvimento das multiliteracias dos surdos. Este estudo se insere numa perspectiva de educação para todos, assente na valorização e diálogo com a diversidade, espírito crítico, e mobilização dos saberes e experiências pessoais, aspectos que se alinham com a responsabilidade social da investigação em educação. Neste âmbito, com base em estudos sobre a aplicação pedagógica da intercompreensão (Oliveira, 2016; Paulo, 2019), perspectivas de autores que estudam aspetos relacionados com as multiliteracias plurilingues dos surdos (De Meulder et al., 2019; Hoffman et al., 2017; Kusters et al., 2017) e nos quadros teóricos e heurísticos desenvolvidos no âmbito dos projetos europeus Miriadi e EVAL-IC, o objetivo geral do programa é o desenvolvimento das multiliteracias dos alunos surdos com vista à sua emancipação, empoderamento e exercício de uma cidadania plena. A principal finalidade desta comunicação é descrever, sustentadamente, o processo de concepção do PIL, o referencial teórico que o embasa, seu processo de validação e estrutura.
- Humor gráfico, criatividade e ensino da MatemáticaPublication . Simões, Daniel; Carvalho, Marta; Menezes, Luís; Balula, João Paulo; Matos, Isabel AiresA criatividade está relacionada com o encontrar de visões ou de soluções originais para determinadas circunstâncias e problemas. A criatividade é também aquilo que associamos à literatura, nomeadamente ao género da banda desenhada (BD). Alguma desta banda desenhada tem uma natureza humorística e incide sobre o tema da Matemática. Nesta comunicação dá-se atenção a este tipo de literatura e procura-se compreender as suas potencialidades para ensinar e aprender Matemática nos anos iniciais da escolaridade.
- Episódios de sala de aula na formação de professores em Matemática e em Português: possibilidades da Literatura para a InfânciaPublication . Menezes, Luís; Melão, DulceEnsinar é uma atividade de resolução de problemas, pois o professor é confrontado com inúmeros desafios, em sala de aula e fora dela, que exigem capacidade de raciocínio pedagógico, conhecimento didático incluindo nele conhecimento dos temas que vai ensinar, dos currículos, dos alunos e da aprendizagem e da prática letiva (Ponte, 2012). Na formação de professores, tanto na inicial como na contínua, a reflexão sobre casos de sala de aula, na forma de episódios, que colocam os formandos perante problemas didáticos, tem sido largamente apontada na literatura como tendo elevado valor formativo (Van Es, Tunney, Goldsmit, & Seago, 2014). Estes episódios têm sido colocados em diferentes contextos e em diferentes suportes. Em termos de contexto, encontramos casos reais da experiência dos professores e casos fictícios construídos por equipas de formadores. Em termos de suporte, estes casos são escritos, na forma de diálogos, em áudio, em vídeo ou através de uma combinação destes (Canavarro, Oliveira, & Menezes, 2014). Nesta comunicação, temos como objetivo refletir sobre casos de ensino construídos e aplicados no âmbito de uma unidade curricular de mestrados em ensino (Educação de Infância, 1.º Ciclo e 2.º Ciclo (Mat/CN, Port/HGP), denominada "Linguagens e representações em Português e Matemática". Estes casos têm a especificidade de terem como contexto livros-álbum por meio dos quais se tira partido da estreita articulação entre texto e ilustração (Melão, 2019; Simpson, 2016). No que à metodologia diz respeito, os desdobramentos do tecido peritextual dos livros-álbum plasmam-se nos casos apresentados, numa análise do seu fulcro e suas repercussões, no âmbito da formação dos futuros professores. Concluímos que tais casos revelam características que alavancam a construção de conhecimento didático e a reflexão aprofundada sobre os desafios das práticas educativas que, entrelaçando o Português e a Matemática, convocam reciprocidades que reverberam nos exercícios de cidadania a que damos voz.
- Metamorfoses da leitura na literatura para a Infância – repensar a educação literária no 1.º CEBPublication . Melão, DulceA importância da leitura tem sido alvo de atenção hodiernamente, no cruzamento dos distintos matizes assumidos nas travessias da pandemia. Em tal âmbito, os textos literários ganham destaque enquanto infindável estímulo do nosso reposicionamento no mundo. Para esse reposicionamento, muito podem contribuir as práticas de leitura em contexto escolar, acalentando o prazer de ler. A esta luz, a presente reflexão tem como objetivo indagar o modo como distintas reapresentações da leitura que se redesenham na literatura para a infância possibilitam repensar a Educação Literária no 1.º CEB, enquanto reencontro feliz do livro e dos leitores. Para cumprir o objetivo delineado, procede-se à análise dos tecidos peritextuais e/ou textuais de três livros: Máquina (Ferraz, 2017), Capitão Rosalie (Fombelle, 2020) e A menina dos livros (Jeffers & Winston, 2017). A partir de tais tecidos, através da reconstituição de reapresentações da leitura, é proposto um olhar renovado sobre a Educação Literária enquanto modo permanente de um refazer que se institui como apelo aos leitores. O referencial teórico desta reflexão ganha alento na literatura de especialidade focando o papel da literatura para a infância no que respeita à Educação Literária e nos documentos curriculares em vigor (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães, 2015; Ministério da Educação, 2018). Conclui-se ser relevante reapreciar as metamorfoses da leitura plasmadas nos livros selecionados, dado instigarem tempos de fruição que podem contribuir não só para o incremento da motivação para a leitura, como também para o fortalecimento da educação para a cidadania.
- Educação, cidadania e intergeracionalidade: avós e netos na literatura para a infânciaPublication . Melão, DulceEducação e literatura entrelaçam-se num processo dinâmico de indagações múltiplas, instigadoras da liberdade. Em tempos de revisões sobre o tempo, tal processo ganha maior relevância, possibilitando repensar as relações intergeracionais através do acolhimento do texto literário, em distintos contextos. A literatura para a infância, mormente o livro-álbum contemporâneo, faculta-nos, através de percursos multifacetados, esteios que promovem essa reflexão. Nesta comunicação, tendo como recurso os livros-álbum A ilha do avô, de Benji Davies (2017) e À procura de ontem, de Alison Jay (2020), guiam-nos os seguintes objetivos: i) indagar modos de representação das relações intergeracionais e suas repercussões na criação de laços de empatia com os leitores; ii) refletir sobre os contributos dos livros-álbum selecionados para o redimensionar da educação para a cidadania enquanto geradora de reencontros com Outros, acolhendo-os; iii) rever o modo como os avós podem assumir um caráter versátil e multifacetado, partilhando caminhadas solidárias com os netos, repercutindo-se, mutuamente, nos percursos de ambos. O enquadramento teórico desta reflexão centra-se no papel atual da literatura para a infância na Educação, considerando a Estratégia nacional de educação para a cidadania (Ministério da Educação, 2017), em articulação com o Referencial de educação para o desenvolvimento – educação pré-escolar, ensino básico e ensino secundário (Torres el al, 2016). Concluímos que a fruição na leitura proporcionada pelos livros-álbum se plasma nos mo(vi)mentos de liberdade concedidos aos leitores, através das demoras na imaginação que ambos lhes oferecem. A relação feliz com os avós e harmonia daí resultante instiga cumplicidades que garantem a liberdade de sonhar, morada perene da intergeracionalidade que percorre, aqui, itinerários de ternura, instaurando a conciliação do texto literário com valores intemporais.
- Liberdade e cidadania global: aprender a aprender com o livro-álbumPublication . Melão, Dulce; Silva, Ana IsabelNesta comunicação, entendendo os direitos da criança enquanto pilares sustentadores da educação para a cidadania global, refletimos sobre o contributo do livro-álbum Obrigado a todos! de Isabel Minhós Martins (2016) para o ensino dos valores, no âmbito do domínio dos direitos humanos – nomeadamente o respeito, o cuidado e a solidariedade. Norteadas por tal ensejo, lançamos mão de um referencial teórico que compreende: i) o Programa e metas curriculares de Português do ensino básico (Buescu, Morais, Rocha & Magalhães (2015); ii) o documento Educação para a cidadania global: tópicos e objetivos de aprendizagem (2016); iii) a Convenção sobre os direitos da criança e protocolos facultativos (2019). Traçamos os seguintes objetivos: i) atentar nas formas de representação da aprendizagem plasmadas no livro-álbum, sobretudo nas ilustrações, e nas suas ressonâncias na formação pessoal das crianças; ii) refletir sobre os desdobramentos de tais aprendizagens em diálogo com os afetos que estão no seu fulcro, potenciando reaprender a olhar; iii) compreender a articulação entre a educação para a cidadania global e os direitos humanos, por via da literatura para a infância. Concluímos que este livro-álbum potencia fortemente palmilhar a liberdade de redescobrir mundos, no entendimento da sua pluralidade e da sua diversidade, possibilitando a compreensão de valores essenciais à Educação enquanto caminhada permanentemente em aberto – dando protagonismo à voz das crianças, em pleno direito.
- Articulando o português e a matemática através da literatura para a infânciaPublication . Menezes, Luís; Melão, DulceEste estudo assenta numa experiência de ensino realizada no âmbito da formação inicial de professores, no 1.º ano do mestrado profissionalizante, na unidade curricular (UC) “Linguagens e Representações em Português e Matemática” (LRPM). Esta UC, da área da docência Português e Matemática, funciona em articulação e está fundada em duas ideias fortes: (i) a análise e conceção de episódios de ensino de natureza problemática constitui uma forma poderosa de conduzir os futuros professores a construir o seu conhecimento pedagógico de conteúdo para ensinar; e (ii) a literatura para a infância constitui um contexto favorável à aprendizagem articulada de Português e de Matemática. Estas ideias levaram-nos a desenhar uma experiência de ensino em que se recorreu a três livros-álbum com potencial didático. Em todos os episódios, foi proposto aos formandos o roteiro seguinte:(1) analise o episódio e explique como daria continuidade à discussão; (2) tendo como base o episódio apresentado, identifique e aprofunde os conceitos envolvidos e repense a sua continuidade; e (3) compare as duas propostas. A partir desta experiência de ensino, procuramos compreender: (i) como os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento pedagógico de conteúdo de Matemática e de Português; (ii) como integram e valorizam a literatura para a infância na construção do seu conhecimento. Utilizando uma metodologia qualitativa e interpretativa, recolhemos dados dos trabalhos escritos dos formandos, organizados em pequenos grupos, nos episódios desenvolvidos. Os resultados mostram que os futuros professores desenvolvem o seu conhecimento para ensinar Matemática e Português e valorizam a literatura para a infância como suporte dessa aprendizagem, reencontrando, concomitantemente, modos renovados de fruição na leitura.
- Reler a educação para o desenvolvimento em Histórias da minha ruaPublication . Silva, Ana Isabel; Melão, DulceEste artigo é norteado pelo objetivo de refletir sobre modos de olhar a educação para o desenvolvimento no 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como fios condutores itinerários de exploração de duas histórias de Maria Cecília Correia, integrando o livro Histórias da minha rua, ilustrado por Maria Keil. O referencial teórico do artigo centra-se no papel atual da literatura para a infância na educação para o desenvolvimento, em diálogo com a motivação para a leitura, encarada enquanto um dos seus objetivos fundamentais. No que respeita à metodologia, optou-se por efetuar a análise das linhas temáticas que emergem das duas histórias, fazendo sobressair a multiplicidade de matizes que se reencontram na educação para o desenvolvimento. Da análise decorre um conjunto de atividades propostas para sua implementação em contexto de sala de aula e/ou em outros contextos que se entendam adequados aos interesses das crianças. Conclui-se que o caráter inovador das histórias de Maria Cecília Correia se reveste de muita importância, nomeadamente quando estas são lidas à luz de uma contemporaneidade que se tece de desafios que nos implicam na atual demanda de modos de estar na Educação enquanto elos de sustentabilidade de uma cidadania global responsável. Nesse sentido, a formação de professores deverá rever-se em tal objetivo, assumindo a sua crescente multidimensionalidade e acolhendo a literatura para a infância enquanto um dos seus caminhos de partilhas em comum.