Publication
Projeto de Intervenção Educativa - R.E.D. BULL (ying)
dc.contributor.author | Gomes, José | |
dc.contributor.author | Mendes, Andreia | |
dc.contributor.author | Conceição, Bibiana | |
dc.contributor.author | Machado, Melanie | |
dc.contributor.author | Claro, Maria Fátima | |
dc.contributor.author | Seixo, Luís | |
dc.date.accessioned | 2021-03-08T15:01:57Z | |
dc.date.available | 2021-03-08T15:01:57Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.updated | 2021-02-26T11:08:48Z | |
dc.description.abstract | Introdução: É na adolescência que os jovens se deparam com o sentimento de ameaça da sua identidade, o que pode despoletar comportamentos agressivos (Hernández, 2013). O bullying é uma forma de violência escolar que tem vindo a apresentar uma elevada prevalência (Andrade, 2012).Objetivo: Aumentar o nível de literacia para a saúde da comunidade escolar (alunos e docentes) relativamente ao bullying e desenvolver o projeto em todas as turmas do 5º ao 9º ano, incluindo os docentes, numa escola do concelho da Figueira da Foz.Métodos: A população alvo é constituída por 203 alunos do 5º ao 9º ano e 13 docentes. É um estudo transversal de investigaçãoação, tendo sido aplicado um questionário de diagnóstico e realizadas sessões de educação para a saúde, avaliadas à posteriori através da aplicação de um novo questionário.Resultados: 93,1% dos estudantes identificaram o que fazer numa situação de bullying, destes, 62,6% afirmaram chamar um adulto; 95,1% sabiam o que era o bullying, 56,8% associaram o conceito à agressão física e 92,6% conheciam os tipos de bullying, dos quais o bullying físico (71,9%) e o bullying verbal (69,5%) foram os tipos mais mencionados. Dos docentes inquiridos, 77% nunca vivenciou nenhuma situação de bullying.Conclusões: Os alunos adquiriram novos saberes no que diz respeito às questões: “Numa situação de agressão o que fazes?”, “Sabes o que é o bullying?”, “O que é o bullying?” “Conheces os tipos de bullying?” e “Quais são os tipos de bullying?”. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Gomes, J., Mendes, A., Conceição, B., Machado, M., Claro, M. F., & Seixo, L., (2016). Projeto de intervenção educativa-R.E.D. BULL (ying). Millenium, 2(ed espec nº1), 83-90. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6661 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.subject | Projetos | pt_PT |
dc.subject | Saúde Escolar | pt_PT |
dc.subject | Bullying | pt_PT |
dc.title | Projeto de Intervenção Educativa - R.E.D. BULL (ying) | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 90 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Edição especial 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 83 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |