Repository logo
 
Publication

Projeto de Intervenção Educativa - R.E.D. BULL (ying)

dc.contributor.authorGomes, José
dc.contributor.authorMendes, Andreia
dc.contributor.authorConceição, Bibiana
dc.contributor.authorMachado, Melanie
dc.contributor.authorClaro, Maria Fátima
dc.contributor.authorSeixo, Luís
dc.date.accessioned2021-03-08T15:01:57Z
dc.date.available2021-03-08T15:01:57Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2021-02-26T11:08:48Z
dc.description.abstractIntrodução: É na adolescência que os jovens se deparam com o sentimento de ameaça da sua identidade, o que pode despoletar comportamentos agressivos (Hernández, 2013). O bullying é uma forma de violência escolar que tem vindo a apresentar uma elevada prevalência (Andrade, 2012).Objetivo: Aumentar o nível de literacia para a saúde da comunidade escolar (alunos e docentes) relativamente ao bullying e desenvolver o projeto em todas as turmas do 5º ao 9º ano, incluindo os docentes, numa escola do concelho da Figueira da Foz.Métodos: A população alvo é constituída por 203 alunos do 5º ao 9º ano e 13 docentes. É um estudo transversal de investigaçãoação, tendo sido aplicado um questionário de diagnóstico e realizadas sessões de educação para a saúde, avaliadas à posteriori através da aplicação de um novo questionário.Resultados: 93,1% dos estudantes identificaram o que fazer numa situação de bullying, destes, 62,6% afirmaram chamar um adulto; 95,1% sabiam o que era o bullying, 56,8% associaram o conceito à agressão física e 92,6% conheciam os tipos de bullying, dos quais o bullying físico (71,9%) e o bullying verbal (69,5%) foram os tipos mais mencionados. Dos docentes inquiridos, 77% nunca vivenciou nenhuma situação de bullying.Conclusões: Os alunos adquiriram novos saberes no que diz respeito às questões: “Numa situação de agressão o que fazes?”, “Sabes o que é o bullying?”, “O que é o bullying?” “Conheces os tipos de bullying?” e “Quais são os tipos de bullying?”.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGomes, J., Mendes, A., Conceição, B., Machado, M., Claro, M. F., & Seixo, L., (2016). Projeto de intervenção educativa-R.E.D. BULL (ying). Millenium, 2(ed espec nº1), 83-90.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6661
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.subjectProjetospt_PT
dc.subjectSaúde Escolarpt_PT
dc.subjectBullyingpt_PT
dc.titleProjeto de Intervenção Educativa - R.E.D. BULL (ying)pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage90pt_PT
oaire.citation.issueEdição especial 1pt_PT
oaire.citation.startPage83pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10062-30113-2-PB-83-90.pdf
Size:
286.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: