Repository logo
 
Publication

Indagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americano

dc.contributor.authorFranco, Amanda
dc.contributor.authorHuet, Isabel
dc.contributor.authorFigueiredo, Maria
dc.date.accessioned2024-08-20T14:15:35Z
dc.date.available2024-08-20T14:15:35Z
dc.date.issued2024
dc.description.abstractAtualmente, a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem – nomeadamente, através da promoção da inovação pedagógica e da aprendizagem ativa – consta mais declaradamente da agenda das instituições de ensino superior, em Portugal. Para que tal se concretize, as e os docentes deverão envolver-se em processos (auto)reflexivos e (trans)formativos, quer para o seu próprio desenvolvimento profissional quer para benefício das aprendizagens das e dos estudantes. Uma das práticas ao serviço do desenvolvimento profissional docente designa-se Indagação da Pedagogia. Pela sua relevância e por não ser uma prática disseminada expansivamente no cenário nacional, realizou-se um estudo fenomenológico em contexto norte-americano, no âmbito de um projeto de mestrado, com o qual se tencionava examinar os incentivos que se revelam de importância para cativar docentes do ensino superior para a prática da Indagação da Pedagogia. Neste estudo, três docentes com experiência na prática da Indagação da Pedagogia foram entrevistadas, e os dados recolhidos foram examinados a partir de uma análise temática. Os resultados sugerem que as vantagens criadas pela prática da Indagação da Pedagogia ultrapassam em larga medida as inconveniências que lhe estão associadas; sugerem, também, a importância da construção e do reconhecimento de um espaço de Indagação da Pedagogia, com o qual se galvaniza a formação e o desenvolvimento profissional das e dos docentes do ensino superior. À luz dos resultados, formulam-se recomendações para a valorização da Indagação da Pedagogia em Portugal, a ser acolhida enquanto prática que ajuda a encontrar sentido nos quotidianos profissionais de quem é docente no ensino superior.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFranco, A., Huet, I., & Figueiredo, M. (2024). Indagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americano. Indagatio Didactica, 16(2), 203-220. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36028pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/id.v16i2.36028pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8478
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/36028pt_PT
dc.subjectIndagação da pedagogiapt_PT
dc.subjectestudo fenomenológicopt_PT
dc.subjectpedagogia no ensino superiorpt_PT
dc.subjectdesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.titleIndagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americanopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage220pt_PT
oaire.citation.issue16pt_PT
oaire.citation.startPage203pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNamePacheco Figueiredo
person.givenNameMaria
person.identifier.ciencia-id8C11-3B00-7E06
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
document.pdf
Size:
258 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: