Publication
Indagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americano
dc.contributor.author | Franco, Amanda | |
dc.contributor.author | Huet, Isabel | |
dc.contributor.author | Figueiredo, Maria | |
dc.date.accessioned | 2024-08-20T14:15:35Z | |
dc.date.available | 2024-08-20T14:15:35Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Atualmente, a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem – nomeadamente, através da promoção da inovação pedagógica e da aprendizagem ativa – consta mais declaradamente da agenda das instituições de ensino superior, em Portugal. Para que tal se concretize, as e os docentes deverão envolver-se em processos (auto)reflexivos e (trans)formativos, quer para o seu próprio desenvolvimento profissional quer para benefício das aprendizagens das e dos estudantes. Uma das práticas ao serviço do desenvolvimento profissional docente designa-se Indagação da Pedagogia. Pela sua relevância e por não ser uma prática disseminada expansivamente no cenário nacional, realizou-se um estudo fenomenológico em contexto norte-americano, no âmbito de um projeto de mestrado, com o qual se tencionava examinar os incentivos que se revelam de importância para cativar docentes do ensino superior para a prática da Indagação da Pedagogia. Neste estudo, três docentes com experiência na prática da Indagação da Pedagogia foram entrevistadas, e os dados recolhidos foram examinados a partir de uma análise temática. Os resultados sugerem que as vantagens criadas pela prática da Indagação da Pedagogia ultrapassam em larga medida as inconveniências que lhe estão associadas; sugerem, também, a importância da construção e do reconhecimento de um espaço de Indagação da Pedagogia, com o qual se galvaniza a formação e o desenvolvimento profissional das e dos docentes do ensino superior. À luz dos resultados, formulam-se recomendações para a valorização da Indagação da Pedagogia em Portugal, a ser acolhida enquanto prática que ajuda a encontrar sentido nos quotidianos profissionais de quem é docente no ensino superior. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Franco, A., Huet, I., & Figueiredo, M. (2024). Indagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americano. Indagatio Didactica, 16(2), 203-220. https://doi.org/10.34624/id.v16i2.36028 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34624/id.v16i2.36028 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/8478 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/36028 | pt_PT |
dc.subject | Indagação da pedagogia | pt_PT |
dc.subject | estudo fenomenológico | pt_PT |
dc.subject | pedagogia no ensino superior | pt_PT |
dc.subject | desenvolvimento profissional docente | pt_PT |
dc.title | Indagando a pedagogia: Um estudo fenomenológico no ensino superior norte-americano | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 220 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 16 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 203 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
person.familyName | Pacheco Figueiredo | |
person.givenName | Maria | |
person.identifier.ciencia-id | 8C11-3B00-7E06 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b65de107-4ee3-4b9e-8ee4-ef3f769c16d0 |