Publication
Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM)
dc.contributor.author | Costa Lopes, Ana Maria | |
dc.contributor.author | Costa, Cristina Amaro Da | |
dc.contributor.author | Coutinho, Emília | |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabel | |
dc.contributor.author | Pereira, José | |
dc.contributor.author | Gillain, Romain | |
dc.contributor.author | Amante, Susana | |
dc.contributor.author | Fidalgo, Susana | |
dc.contributor.author | Relvas, Susana | |
dc.contributor.author | Delplancq, Véronique | |
dc.date.accessioned | 2023-03-08T16:31:50Z | |
dc.date.available | 2023-03-08T16:31:50Z | |
dc.date.issued | 2022-11 | |
dc.description.abstract | A inovação das suas práticas é um dos desafios atuais do Ensino Superior (ES), perspetivando as exigências do mercado do trabalho, a sua rápida evolução e a variedade de capacidades requeridas. O estudante é ator ativo da sua aprendizagem, nesta mudança de paradigma. Forte motivação para os estudantes do século XXI e estimulação da mobilização de competências em diversas áreas, a criação de narrativas digitais não lineares dinâmicas com o Korsakow 6 revelou ser uma ferramenta poderosa na aprendizagem ativa das línguas estrangeiras. O projeto JASM (Janela aberta sobre o mundo: LE, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ES), desenvolvido por uma equipa pluridisciplinar de docentes do ES, utiliza esta plataforma para a produção de curtas-metragens, em francês e inglês, por estudantes do curso de licenciatura em Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). O percurso de vida e as tradições de imigrantes em Viseu são as bases do trabalho. As abordagens diversas, de criação e de diferentes modos, com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma consciência multilingue e multicultural, num ambiente criativo, colaborativo e interdisciplinar constituem as originalidades do projeto. O recurso às novas tecnologias contribuiu para a renovação de práticas e para a motivação dos aprendizes, o aumento do empenho e a melhoria das performances. O papel do docente transitou de elemento centralizador para orientador do processo de aprendizagem, mais disponível e mais flexível. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-53495-4-8 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/7648 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | ESEV | pt_PT |
dc.subject | inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | ensino superior | pt_PT |
dc.subject | línguas estrangeiras e diversidade linguística e cultural | pt_PT |
dc.subject | ferramentas digitais | pt_PT |
dc.subject | criatividade multimodal | pt_PT |
dc.title | Janela aberta sobre o mundo: línguas estrangeiras, criatividade multimodal e inovação pedagógica no ensino superior (JASM) | pt_PT |
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oaire.citation.title | Atas do 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education | pt_PT |
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