Repository logo
 
Publication

Inclusão e educação especial na atualidade: uma incursão a partir das perspetivas dos professores

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorJales Ribeiro, Esperança
dc.date.accessioned2017-02-02T10:13:39Z
dc.date.available2017-02-02T10:13:39Z
dc.date.issued2014-09-11
dc.description.abstractNa atualidade, a educação inclusiva assume uma centralidade no quadro dos discursos políticos e nos dispositivos legais, constituindo a agenda atual da comunidade educativa internacional. A escola inclusiva é conceptualizada como um espaço aberto, onde a diversidade social, educativa e cultural de cada aluno deve ser reconhecida e valorizada e, consequentemente, assumida no âmbito dos processos de ensino aprendizagem e na adoção de estratégicas pedagógicas diferenciadas. Convergentemente, a diversidade não pode ser concebida como um constrangimento, mas antes, uma oportunidade de inovação, potenciadora do desenvolvimento de todos os alunos e do próprio professor, que tem aqui um contexto propício ao aperfeiçoamento das suas competências pessoais e profissionais. No contexto nacional, temos vindo a assistir a um conjunto de mudanças conceptuais e sócio-legais e, neste sentido, as alterações previstas no Decreto-Lei n. 3/ 2008, de 7 de janeiro foram o nosso alvo de análise. O presente estudo, de caráter exploratório e descritivo, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor. A amostra é constituída por 62 professores de educação especial de escolas da região de Viseu. Os resultados revelam que a legislação acentua o envolvimento dos pais na avaliação; os pais conhecem o programa educativo mas não participam na sua elaboração; o normativo não contribui para melhorar a inclusão, mas melhorou a articulação dos serviços; a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) não veio facilitar os procedimentos, sendo necessário um maior investimento na formação dos profissionais e na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial da CIF.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4325
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectEducação inclusivapt_PT
dc.subjectEducação Especialpt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.titleInclusão e educação especial na atualidade: uma incursão a partir das perspetivas dos professorespt_PT
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douropt_PT
oaire.citation.endPage314pt_PT
oaire.citation.startPage313pt_PT
oaire.citation.titleXII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinarpt_PT
person.familyNameFelizardo
person.familyNameJales Ribeiro
person.givenNameSara
person.givenNameEsperança
person.identifier.ciencia-id7C1C-342A-2434
person.identifier.ciencia-id9F1F-DA46-340F
person.identifier.orcid0000-0002-4763-687X
person.identifier.orcid0000-0003-2936-9891
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeworkingPaperpt_PT
relation.isAuthorOfPublicatione67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d
relation.isAuthorOfPublication8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
2-2014-SPCE-Resumo Inclusão e Ed. Especial.pdf
Size:
858.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: