Publication
Inclusão e educação especial na atualidade: uma incursão a partir das perspetivas dos professores
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.contributor.author | Jales Ribeiro, Esperança | |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T10:13:39Z | |
dc.date.available | 2017-02-02T10:13:39Z | |
dc.date.issued | 2014-09-11 | |
dc.description.abstract | Na atualidade, a educação inclusiva assume uma centralidade no quadro dos discursos políticos e nos dispositivos legais, constituindo a agenda atual da comunidade educativa internacional. A escola inclusiva é conceptualizada como um espaço aberto, onde a diversidade social, educativa e cultural de cada aluno deve ser reconhecida e valorizada e, consequentemente, assumida no âmbito dos processos de ensino aprendizagem e na adoção de estratégicas pedagógicas diferenciadas. Convergentemente, a diversidade não pode ser concebida como um constrangimento, mas antes, uma oportunidade de inovação, potenciadora do desenvolvimento de todos os alunos e do próprio professor, que tem aqui um contexto propício ao aperfeiçoamento das suas competências pessoais e profissionais. No contexto nacional, temos vindo a assistir a um conjunto de mudanças conceptuais e sócio-legais e, neste sentido, as alterações previstas no Decreto-Lei n. 3/ 2008, de 7 de janeiro foram o nosso alvo de análise. O presente estudo, de caráter exploratório e descritivo, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor. A amostra é constituída por 62 professores de educação especial de escolas da região de Viseu. Os resultados revelam que a legislação acentua o envolvimento dos pais na avaliação; os pais conhecem o programa educativo mas não participam na sua elaboração; o normativo não contribui para melhorar a inclusão, mas melhorou a articulação dos serviços; a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF) não veio facilitar os procedimentos, sendo necessário um maior investimento na formação dos profissionais e na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial da CIF. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4325 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação | pt_PT |
dc.subject | Inclusão | pt_PT |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Educação Especial | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.title | Inclusão e educação especial na atualidade: uma incursão a partir das perspetivas dos professores | pt_PT |
dc.type | working paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Vila Real, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 314 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 313 | pt_PT |
oaire.citation.title | XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar | pt_PT |
person.familyName | Felizardo | |
person.familyName | Jales Ribeiro | |
person.givenName | Sara | |
person.givenName | Esperança | |
person.identifier.ciencia-id | 7C1C-342A-2434 | |
person.identifier.ciencia-id | 9F1F-DA46-340F | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4763-687X | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-2936-9891 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | workingPaper | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | e67f7326-2c29-4b44-9f66-5d69584d344d | |
relation.isAuthorOfPublication | 8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 8fa38b73-bf6a-4567-b87f-6f341f8657cc |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 2-2014-SPCE-Resumo Inclusão e Ed. Especial.pdf
- Size:
- 858.95 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: