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ESEV - DPCE - Documentos de congressos (comunicações, posters, actas)

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  • Café memória: uma pausa com atividades em grupo e palestras com especialistas para cuidadores de pessoas com demência.
    Publication . Araújo, Lia; Amante, Maria João; Sousa, Isabel; Alvarez, Catarina; Fonseca, Susana
    Objetivos: o presente estudo procura apresentar evidência sobre a preferência dos cuidadores familiares de pessoas com demência que participam no Café Memória acerca da estrutura e funcionamento das sessões. Material y métodos: 68 cuidadores familiares de pessoas com demência de 9 Cafés memória de Portugal participaram neste estudo. São sobretudo mulheres (69.1%), casadas (69.1%), com média de 63.8 anos (DP 12.9), conjugues da pessoa com demência (55.9%), que vivem com o seu familiar com demência (76.7%). A informação, recolhida por um questionário com questões sobre a importância atribuída a cada parte da sessão, atividades e palestras preferidas e sugestões de melhoria, foi analisada com recurso à análise qualitativa e quantitativa e respetivos softwares. Resultados: tanto as palestras como as atividades em grupo são consideradas como muito importantes pela maioria dos cuidadores (71.6% e 60%), sendo o acolhimento realizado à chegado outros dos momentos destacados (65.2%). As atividades referidas como mais importantes foram os jogos de estímulação, as atividades de expressão (artísticas e musicais), histórias de vida, leitura, atividades físicas e passeios. Já nas palestras, foram referidos, por vários participantes, os temas sobre aspetos gerais da demência, como lidar e interagir com as pessoas com demência, sobrecarga dos cuidadores, questões jurídicas, assistência social, cuidados de saúde, nutrição, atividade física e fisioterapia, bem como a participação de cuidadores que partilharam a sua experiência pessoal ao nível das sugestões de melhoria, as questões do espaço e da divulgação foram as mais apontadas. Conclusiones: Conhecer a importância atribuída pelos cuidadores às diferentes atividades em que participaram e as suas sugestões práticas para próximas sessões demonstrou ser uma estratégia importante para a adequação da intervenção às suas verdadeiras necessidades e capacidades.
  • Parental involvement and inclusive contexts
    Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança
    Parental involvement is a multifaceted concept that encompasses different contexts and can be presented in various formats. Within the inclusive approach, the collaborative model and partnership of parental involvement provides a frame of reference that can help support professionals, educators and teachers in their contacts with parents of children with disabilities. This study aims to analyze the relationships between the perspectives of parents and teachers of regular education and special education, about parental involvement in school. In this research we constitute two samples, one for parents or caregivers and other of special education teachers, formed respectively by 256 parents of children with and without disabilities and 107 teachers of school clusters that allowed the access to most participant´s research. The data were collected in six clusters of schools and also in APPDA (Portuguese Association for Developmental Disorders and Autism) and APCV (Cerebral Palsy Association in Viseu) of the district Viseu, as well as in other places of the same district. The comparative analysis of perceptions of parental involvement between parents and teachers, data shows that the largest divergence occurs between the regular education teachers and parents of students with disabilities. In contrast, the perceptions between special education teachers and parents of children with disabilities do not show significant differences. There are still significant differences between the two types of teachers (regular and special education) about perceptions of parental involvement.
  • Potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo: contributos de um estudo qualitativo
    Publication . Benigno, Vanessa; Rego, Belmiro; Felizardo, Sara
    O desenvolvimento das competências sociais das crianças com autismo emerge como uma área de intervenção por excelência, no sentido de se desenvolverem estratégias educativas adequadas ao funcionamento cognitivo e, em simultâneo, suficientemente motivadoras e suscetíveis de propiciar o desenvolvimento das suas competências de relacionamento interpessoal. A presente comunicação apresenta um estudo de caso múltiplo comparativo, de natureza exploratória, que pretende analisar as potencialidades do software educativo na promoção da interação social das crianças com autismo. A recolha de dados foi realizada através da análise documental, da observação participante de diferentes situações educativas (reunião de grupo, atividades orientadas, recreio e atividades livres) e registos de vídeo. O estudo envolveu duas crianças com diferentes níveis de autismo, integradas no jardim de infância de um agrupamento de escolas do distrito de Viseu, que usufruíram do software educativo. Os resultados evidenciam uma melhoria dos comportamentos de interação social (utilização de expressões faciais de tristeza e de alegria, respostas às expressões e emoções dos outros, contato ocular), em particular nas situações mais estruturadas, como as atividades orientadas e nas reuniões de grupo. No contexto de recreio constatou-se um aumento do contato ocular durante as interações com outras crianças e nas respostas adequadas aos elogios sociais. Nas situações de atividade livre as melhorias não foram tão evidentes.
  • Envolvimento parental e suporte social em contextos inclusivos
    Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança
    A investigação sobre as funções do suporte social em famílias de crianças com necessidades educativas especiais tem vindo a sustentar que este construto influencia vários aspetos do funcionamento parental e familiar, nomeadamente, o envolvimento parental na escola. O presente estudo tem como objetivos: i) proceder a uma análise comparativa dos grupos de pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que diz respeito às variáveis de suporte social e ao envolvimento dos pais na escola); ii) compreender as relações entre as perspetivas dos pais e dos professores (do ensino regular e de educação especial) sobre o envolvimento dos pais na escola. Para a prossecução do estudo, constituímos duas amostras, uma de pais ou cuidadores, e outra de professores, formadas, respetivamente, por 301 progenitores e 107 professores (de educação especial e do ensino regular) dos agrupamentos de escolas distrito de Viseu. Os dois grupos de pais de crianças apresentam diferenças significativas no envolvimento parental e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte). Na análise comparativa das perceções do envolvimento parental entre pais e professores os dados sustentam que a maior divergência ocorre entre os docentes do ensino regular e os pais dos alunos com necessidades educativas especiais. Em contraste, as perceções entre os professores de educação especial e os pais das crianças com necessidades educativas especiais não evidenciam diferenças com significado estatístico. Surgiram, também, diferenças entre os dois tipos de docentes no que concerne ao envolvimento parental na escola. Apresentamos ainda, estratégias para a promoção do envolvimento dos pais nos contextos educativos.
  • Inclusão, suporte social e bem-estar parental.
    Publication . Felizardo, Sara
    A investigação sobre as potencialidades do suporte social em famílias de crianças com necessidades educativas especiais tem vindo a sustentar que este construto influencia vários aspetos do funcionamento parental e familiar, nomeadamente, as dimensões relacionadas com a saúde e bem-estar dos pais. O presente estudo tem como objetivos: i) proceder a uma análise comparativa dos pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que concerne ao suporte social e ao bem-estar parental (satisfação com a vida); ii) compreender as relações entre as variáveis de suporte social e o bem-estar; iii) analisar a dimensão preditiva do suporte social relativamente ao bem-estar (satisfação com a vida). A amostra do presente estudo é constituída por 301 pais ou cuidadores de crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais, respectivamente 152 e 149 progenitores. Os resultados revelam que existem correlações significativas e positivas entre o suporte social e o bem-estar (na dimensão satisfação com a vida). As análises diferenciais mostram que os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas no bem-estar e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte). Relativamente aos subgrupos de pais de crianças com Necessidades Educativas Especiais (limitações cognitivas, limitações nas funções motoras e Perturbações do Espectro do Autismo) observamos diferenças estatísticas; os progenitores das crianças com autismo revelam valores significativamente mais elevados no suporte social (disponibilidade do suporte e satisfação com o suporte) e na satisfação com a vida. O estudo realça o valor preditivo das variáveis de suporte na satisfação com a vida.
  • Inclusion, parental involvement and social support: a study on the perceptions of parents and teachers
    Publication . Felizardo, Sara; Jales Ribeiro, Esperança
    Proposal Information Research on the roles of social support in families of children with special educational needs has been argued that this construct influences directly and indirectly various aspects of parental functioning and family, including parental involvement in the educational process. This study aims to: i) conduct a comparative analysis of groups of parents of children with and without special needs, with regard to the variables of social support and parental involvement in school; ii) understand the relationships between the perspectives of parents and teachers (regular education and special education) about the involvement and participation of parents in school.
  • Inclusão, stress parental e suporte social
    Publication . Felizardo, Sara
    A investigação sobre os efeitos do suporte social em famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais tem vindo a realçar que esta variável influencia o funcionamento parental. O presente estudo tem como objetivos: i) comparar os pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que diz respeito às variáveis suporte social e stress parental; ii) analisar as relações entre as variáveis suporte social e stress dos pais; iii) analisar a dimensão preditiva do suporte social no stress parental. Tratase de uma investigação com um plano não experimental e correlacional. A seleção dos sujeitos foi por conveniência e, para o efeito, constituímos uma amostra de 301 pais ou cuidadores. Os dados foram recolhidos em seis agrupamentos de escolas e em instituições de apoio à deficiência do distrito de Viseu. Os instrumentos de recolha de dados foram o Índice de Stress Parental (Abidin & Santos, 2003); O Questionário de Suporte Social – versão abreviada (Pinheiro & Ferreira, 2001) e o Questionário Parental (dados sociodemográficos, familiares e escolares). Os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas em todas as avaliações totais e parciais do stress parental e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte), mas não na disponibilidade da rede social. As análises de regressão para o stress parental realçam o valor preditivo das variáveis problemas de comportamento, problemas no contexto familiar e suporte social. O suporte social emerge como uma variável nuclear, que apresenta relações significativas com o stress, surgindo com um forte poder preditivo.
  • Perceções dos professores sobre o enquadramento legal da educação especial: reflexões a partir do paradigma inclusivo
    Publication . Felizardo, Sara
    Hodiernamente, constatamos que muitos países estão em processo de mudança das políticas e legislação em Educação Inclusiva. No contexto nacional assistimos a um conjunto de mudanças conceptuais e sócio-legais e, neste sentido, as alterações previstas no Decreto-Lei n. 3/ 2008, de 7 de janeiro foram o alvo do nosso escrutínio. O presente estudo, de caráter exploratório, tem como objetivo analisar as perceções dos professores de educação especial sobre questões relativas à inclusão e às mudanças previstas na legislação em vigor. A amostra é constituída por 62 professores de educação especial do distrito de Viseu. Os resultados revelam que a legislação acentua o envolvimento dos pais na avaliação; os pais conhecem o programa educativo mas não participam na sua elaboração; o normativo não contribui para melhorar a inclusão, mas melhorou a articulação dos serviços; a CIF não veio facilitar os procedimentos, sendo necessário um maior investimento na formação dos profissionais e na construção de instrumentos de avaliação adequados ao referencial CIF.
  • Contextos, parcerias e envolvimento parental para a inclusão
    Publication . Felizardo, Sara
    No quadro da abordagem inclusiva, o modelo colaborativo e de parceria do envolvimento parental constitui um sólido referencial para os profissionais. O presente estudo é correlacional e tem como objetivo analisar as relações entre as perceções dos pais e dos professores sobre o envolvimento parental na escola. Para o efeito, constituímos duas amostras, uma de 256 pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais e outra de 107 professores. Os dados foram recolhidos em agrupamentos de escolas do distrito de Viseu. A análise comparativa das perceções dos pais e professores revela que a maior divergência ocorre entre os professores do ensino regular e os pais de alunos com NEE. Em contraste, não encontrámos diferenças significativas entre as perceções dos pais de crianças com NEE e os professores de educação especial. Constatamos, ainda, diferenças significativas entre os dois tipos de professores (ensino regular e educação especial) sobre o envolvimento dos pais. A leitura dos resultados do presente estudo é feita à luz do paradigma inclusivo e do quadro legal em vigor.