Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Mentoria no Politécnico de Viseu: Um recurso para o acolhimento na Escola Superior de Saúde de Viseu

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

O Politécnico de Viseu (PV) tem vindo a desenvolver práticas de inclusão de estudantes e membros da academia. A implementação dos princípios da educação inclusiva no Ensino Superior (ES) é um desafio à própria academia, docentes, estudantes, não docentes, concretizável através da implementação de Programas de Tutoria/Mentoria, como descrito no Manual de Mentoria da Instituição (IPV, 2020) disponível em: https://repositorio.ipv.pt/bitstream/10400.19/6957/3/PM.IPV_rev.pdf que suportou a construção deste guia: Mentoria no Politécnico de Viseu: um recurso para o acolhimento na Escola Superior de Saúde de Viseu. O Programa de Tutoria/Mentoria do PV, que com a escola de verão de 2020 assumiu o nome “Mentores em ação”, nome atual da plataforma de mentoria (disponível em https://mentoria.ipv.pt/) é uma estratégia de intervenção institucional do PV, interpares, na promoção do acolhimento e inclusão de estudantes recém-chegados, independentemente das suas características individuais, no sentido de prevenir a discriminação, racismo, xenofobia, solidão, abandono, insucesso académico entre outros. As principais Áreas do Programa de Tutoria/Mentoria são: o acolhimento e promoção de relações interpessoais; a apresentação da unidade orgânica, serviços/recursos existentes, e da cidade; e acompanhamento no processo de adaptação ao ensino superior fornecendo informação específica sobre cada curso. Os principais objetivos do Programa de Tutoria/Mentoria são: Promover a inclusão de estudantes na instituição; Desenvolver mecanismos de acolhimento e acompanhamento de estudantes; Apoiar estudantes provenientes de outras regiões nacionais e estrangeiras; Promover um ambiente de proximidade e colaborativo; Contribuir para o enriquecimento pessoal e curricular de estudantes; Promover a equidade, o sucesso académico e a resolução de dificuldades diversas apresentadas por estudantes; Prevenir o abandono académico; Criar uma rede interna de apoio académico e entreajuda. Os intervenientes no Programa de Tutoria/Mentoria: Tutor/a Coordenador/a da Instituição; Tutor/a Coordenador/a da UO; Tutor/as; Mentores/as Coordenadores/as; Mentores/as; Mentorados/as (têm direito à orientação e acompanhamento por parte de mentor/a durante o seu primeiro ano de frequência na academia). O programa de tutoria/mentoria está disponível a qualquer estudante da ESSV com inscrição no 1.º ano do Curso de Enfermagem requerendo que o mesmo manifeste formalmente o seu interesse nessa participação através do preenchimento de um formulário online, ao qual pode aceder através do link: https://mentoria.ipv.pt/?pagina=mentorados#LerMais. Este Programa de Tutoria/Mentoria assenta na relação entre mentor/a e mentorado/a baseada na confiança, reciprocidade, respeito, entreajuda, companheirismo, presença e disponibilidade. Considera ainda a promoção da capacidade de autonomia e tomada de decisão por parte do/a estudante, bem como o seu direito à autodeterminação e liberdade. O programa de tutoria/mentoria tem efeitos benéficos, não só sobre os/as estudantes recém-chegados/as, mas também sobre os/as próprios/as mentores/as e, finalmente, no ambiente global da academia. A relação de mentoria fundamenta-se na interação de um/a estudante mais experiente na academia com um/a outro/a aí recém-chegado/a. Nesta relação, o/a estudante mais experiente orienta e acompanha aquele/a que acabou de chegar, transmitindo-lhe a sua visão e perceções do mundo académico vivenciado, permitindo que este/a aceda de forma privilegiada a informação importante à sua compreensão do “mundo novo”. O contributo dos/as mentores/as é fundamental para a motivação e encorajamento dos/as estudantes recém-admitidos/as. Essa partilha por parte do/a mentor/a poderá ter efeitos muito positivos também no sucesso académico, prevenção do abandono, no desenvolvimento de um sentimento de autorrealização e satisfação, contribuindo para o seu desempenho profissional futuro e finalmente para uma sociedade mais empreendedora, acolhedora e solidária. Este programa permite que, a partir da experiência vivida por mentores/as (estudantes a frequentar há mais tempo a ESSV e com mais experiência), estes/as ajudem os/as mentorados/as, estudantes recém-chegados/as (estudantes que ingressam pela primeira vez na ESSV), em todo o processo de acolhimento e inclusão, desde questões mais básicas a outras mais complexas, como alojamento, transportes, aulas, inscrições, reprografia, refeitório, bar, entre outros. Sejam bem-vindos e bem-vindas à melhor escola do país: a vossa! Preparámo-nos para melhor vos acolher!

Description

Keywords

Citation

Coutinho, E., Rocha, P., Campos, S., Batista, S., Melo, G., Santos, A. F. N., Ribeiro, A. R. J., Gomes, B. R., Oliveira, B. A., Gomes, C. S., Lemos, C. M. C., Silva, C. R., Henriques, F. L., Albuquerque, G. C., Andrade, J. G. J., Fernandes, J. M. C., Tomás, L. G. S., Simões, M. M., Ferreira, P. M. F., … Almeida, S. (2023). Mentoria no Politécnico de Viseu: Um recurso para o acolhimento na Escola Superior de Saúde de Viseu. ESSV. https://doi.org/10.34633/978-989-35117-8-7

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue