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Prática de ensino supervisionado e desenvolvimento da linguagem oral : um estudo de caso em contexto de educação pré-escolar

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O presente Relatório Final de Estágio, desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do plano de estudos do Mestrado em Educação pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, compreende duas partes distintas. A primeira parte foca-se nas práticas levadas a cabo ao longo das PES, fazendose, principalmente, uma reflexão e análise de todo o trabalho desenvolvido em ambos os contextos. A segunda parte do presente relatório incide sobre o trabalho investigativo. Com a elaboração deste estudo pretendeu-se realizar uma investigação sobre a questão “Que caraterísticas/propriedades revela a linguagem oral/a aquisição do Português como língua segunda por parte de uma criança com língua materna castelhana na Educação pré-escolar?”. Assim sendo, com a presente investigação, pretendemos dar resposta a esta questão, tendo como objetivo final compreender como é adquirido o português por uma criança cuja língua materna é o castelhano. Trata-se de um estudo de caso, sendo uma investigação de cariz descritivo e qualitativo. Como tal, utiliza diversos instrumentos de recolha de dados associados à investigação qualitativa, tais como a observação participante, as notas de campo e as gravações áudio. Depois de feito o enquadramento teórico-conceptual em torno do estudo, é apresentada uma análise dos resultados obtidos, dando assim a conhecer conclusões obtidas. Tais resultados contribuem para a compreensão das propriedades da aquisição da segunda língua numa criança em contexto de educação pré-escolar. Ao longo de toda a investigação, são abordados tópicos como o desenvolvimento da língua materna na criança, a aquisição do português por parte de crianças que não têm o português como língua materna e as atividades que podem ser usadas para a promoção do domínio linguístico.
Abstract This Report of Final Practice was developed under the Course of Supervised Teaching Practice (PES, from “Prática de Ensino Supervisionada”, course name in Portuguese), which is part of the Master's curriculum in Preschool Education and Teaching in the 1st Cycle of Basic Education. It includes two distinct parts. The first part focuses on the practices carried out along the PES, consisting mainly in a reflection and analysis of the work done in both contexts. The second part of this report represents the research done. This study aims at contributing to answer the question "What characteristics / properties reveals the oral language / acquisition of Portuguese as a second language by a native speaker of Spanish in Preschool Education?". Therefore, with this research, we intend to address this issue, with the ultimate goal of understanding how the Portuguese language is acquired by a child whose first language is Spanish. The research is based on a case study and represents mainly a descriptive and qualitative nature. Therefore, it makes use of various data collection instruments associated with qualitative research, such as participant observation, field notes and audio recordings. After the theoretical and conceptual framework of the study, an analysis of the results is presented, showing the conclusions drawn from the research. These results shed some light on the characteristics of second language acquisition in a child in the context of Preschool education. Throughout the investigation, we direct attention to topics such as the language development in children, the acquisition of Portuguese by children who do not have Portuguese as their mother tongue, and to activities that can be used to promote linguistic mastering.

Description

Keywords

Desenvolvimento da linguagem educação pré-escolar bilingualism língua materna aquisição de língua segunda bilinguismo language development Preschool education second language acquisition mother tongue

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Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

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