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O Comprometimento Organizacional e a Satisfação Laboral: análise da influência das variáveis socioprofissionaisO caso da ASSF - Associação de Solidariedade Social de Farminhão

dc.contributor.advisorAna Branca Soeiro de Carvalho
dc.contributor.authorSara Margarida de Almeida Carvalho
dc.date.accessioned2022-02-16T10:33:21Z
dc.date.available2022-02-16T10:33:21Z
dc.date.issued2021-12-14
dc.description.abstractIntrodução: O comprometimento organizacional e a satisfação laboral constituem problemáticas de grande interesse na gestão do capital humano, porquanto as evidências atuais mostram que se encontram fortemente associadas. Objetivo: Explicar a associação do comprometimento organizacional com a satisfação laboral, bem como a relação destes com os determinantes pessoais e profissionais. Métodos: O estudo de caso do subtipo institucional, integra uma abordagem empírica de natureza descritiva-explicativa que investiga um fenómeno atual no seu contexto real, possibilitando a sua caracterização. A amostra não probabilística de conveniência, integrou 42 participantes do género feminino, sendo que 40,5% tem idades entre os 51 e os 60 anos. Foram aplicados os seguintes instrumentos de recolha de dados: Questionário de Dados Sociodemográficos e de Caracterização Profissional; Escala de Comprometimento Organizacional, de Meyer e Allen (1997), versão portuguesa de Nascimento (2012); Escala de Satisfação Laboral de Hackman e Oldham (1975), versão portuguesa de Nascimento (2006). Resultados: A idade associou-se com o comprometimento organizacional, sendo que os participantes com 51-60 anos pontuaram com scores mais altos, (maior comprometimento), em todas as dimensões. Contrariamente, os inquiridos com 18-30 anos pontuaram com scores mais baixos (menor comprometimento), nas três dimensões. A idade apenas influência significativamente a dimensão normativa do comprometimento organizacional. Por sua vez, a componente afetiva do comprometimento organizacional prediz a satisfação laboral, isto é, quanto mais forte é a ligação emocional do indivíduo com a organização, maior será a sua satisfação com o trabalho. Conclusão: Em concordância com outras investigações, no estudo realizado durante o estágio do mestrado, apurou-se que o comprometimento organizacional determina a satisfação laboral, daí serem fatores a considerar na gestão de recursos humanos ao nível do terceiro setor. Palavras chave: terceiro setor; comprometimento organizacional; satisfação laboral.pt_PT
dc.identifier.tid202940640pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7085
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectO Comprometimento Organizacionalpt_PT
dc.subjectSatisfação Laboralpt_PT
dc.subjectSolidariedade Socialpt_PT
dc.titleO Comprometimento Organizacional e a Satisfação Laboral: análise da influência das variáveis socioprofissionaisO caso da ASSF - Associação de Solidariedade Social de Farminhãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameGestão de Organizações Sociaispt_PT

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