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ESTGL - DCSH - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

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  • Caracterização do perfil de competências do Gestor de uma Organização Social do Terceiro Setor: o Estudo de Caso naSanta Casa da Misericórdia de Sever do Vouga
    Publication . Corgas, Mariana Almeida e; Guia, Ana Teresa Bernardo; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo da
    A seguinte Dissertação de Mestrado tem como principal propósito aprofundar a compreensão do perfil de competências de um Gestor de Organizações Sociais, especificamente no contexto da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga. A investigação recorre a dois tipos de abordagem metodológica, com a pesquisa bibliográfica em primeiro plano, seguida da técnica de recolha de dados, com o recurso à entrevista estruturada. Após a recolha dos dados, passamos à análise dos mesmos, de modo qualitativo, de forma a obtermos os esperados resultados. O presente estudo analisou os perfis profissionais e as perspetivas de gestão das três Diretoras Técnicas da Santa Casa da Misericórdia de Sever do Vouga. A análise salienta a relevância de uma abordagem multifacetada na gestão do Terceiro Setor, focando na valorização de competências técnicas e comportamentais, na coesão da cultura organizacional, na aplicação de processos justos e formais de avaliação de desempenho, bem como no investimento da melhoria contínua dos serviços prestados.
  • As implicações do litoral e do interior na gestão das organizações sociais: estudo comparativo entre organizações com e sem fins lucrativos nas cidades de Aveiro e ViseuGestão das Organizações Sociais; Terceiro Setor; Organizações Sem Fins Lucrativos; Organizações Com Fins Lucrativos; Clima e Cultura Organizacional
    Publication . Santos Amado, Ana Rita dos; Soeiro de Carvalho, Ana Branca; e Castro Cardoso, Paulo Alexandre
    A presente dissertação analisa na perspetiva da Gestão das Organizações Sociais (GOS) as possíveis diferenças entre Organizações Sem Fins Lucrativos (OSFL) e Organizações Com Fins Lucrativos (OCFL) e ainda comparativamente, do interior para o litoral de Portugal. Sintetizando, foram efetuados dois estudos comparativos relativamente àquilo que são as implicações da gestão nestas organizações. O objetivo deste trabalho é aprofundar o conhecimento sobre o Terceiro Setor e explorar as dinâmicas estabelecidas dentro de cada uma das instituições em estudo e, deste modo, poder contribuir para o desenvolvimento e implementação de práticas de Gestão que possam ser úteis, aprimorando a eficácia e eficiência. Ao longo deste estudo, indaga-se tematicamente as implicações da gestão das pessoas na organização (sejam clientes internos ou clientes externos). Ora, sendo um estudo comparativo, baseado numa abordagem quantitativa, a análise está estruturada em quatro capítulos, a saber: O primeiro capítulo diz respeito ao enquadramento teórico sobre o setor das Organizações Sociais, dada a relevância que este tem vindo a ganhar com os diferentes desafios sociais que surgem na sociedade contemporânea. O segundo capítulo corresponde à metodologia do estudo. A opção pela quantitativa justifica-se pela interrogação que os dois tipos de organizações contemplam (sem fins lucrativos e sem fins lucrativos) ou seja, saber se a gestão é menos eficaz e menos eficiente numa instituição com a tutela e supervisão da segurança social, ou se se preferir perguntar, se as equipas de trabalho estão menos motivadas e, portanto, insatisfeitas ou se, a nível remunerativo são posições mais atrativas, se ao nível do desempenho no trabalho existe algum reconhecimento, entre outras questões que envolvem a gestão da organização. O terceiro capítulo refere-se à apresentação dos dados, isto é, da análise às respostas dos inquéritos por questionários realizados aos diretores técnicos que desenvolvem funções de gestão nas organizações em estudo e, igualmente aos seus funcionários. O quarto e último capítulo, ou seja, na discussão dos resultados procurou-se, pois, perceber se existem e quais as implicações nas duas realidades distintas em cidades que têm praticamente a mesma dimensão em termos populacionais.
  • Endomarketing. Influência no Aumento da Produtividade e Orientação para o Cliente: Estudo de Caso na região Nordeste do Brasil em uma Entidade Filantrópica
    Publication . Xavier Cardoso, Fabiana; Soeiro de Carvalho, Ana Branca; Pereira Duarte, Filipe Alexandre
    Este estudo procura analisar a influência do endomarketing no aumento da produtividade e a orientação para o cliente, na Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí, entidade filantrópica na região do Nordeste no Brasil, estado do Piauí. Sem dúvida que o endomarketing procura ser uma peça chave para obter resultados que irão coadjuvar o gestor e os colaboradores numa estratégia de sobrevivência e sucesso da instituição/organização. Neste sentido o endomarketing é o ponto de contacto da corporação para mostrar a sua imagem ao bem mais precioso que uma organização pode ter, o seu capital humano. A metodologia utilizada para este trabalho, foi um estudo de caso, com recolha dos dados, e uma análise exploratória e descritiva. Foi constatada uma influência do endomarketing no aumento da produtividade e orientação para o cliente na organização, não obstante a maioria dos colaboradores ter dificuldade em perceber como estava a ser aplicado o endomarketing na organização.
  • Impacto dos Estilos de Liderança na Satisfação Profissional: Estudo de Caso da Santa Casa da Misericórdia de Viseu
    Publication . Teixeira, Daniela Alexandra da Silva; Antunes, Sandra; Oliveira, Márcio
    Na atualidade é cada vez mais importante o papel dos recursos humanos numa organização social. Deste modo os profissionais que se dedicam a estas organizações devem estar satisfeitos para o bom desempenho das suas tarefas no âmbito profissional. Da mesma forma que é importante atentar na liderança e nos estilos de liderança que as organizações sociais adotam dada a importância de uma boa liderança para o sucesso de uma organização e, desta forma, é importante questionarmo-nos de que modo os estilos de liderança adotados por uma organização social têm impacto nos seus recursos humanos. Para o sucesso de uma organização social é necessária uma liderança que o promova e, para tal, colaboradores que devem estar satisfeitos, uma vez que todos devem caminhar no mesmo sentido para alcançar aquilo que pretendem. Dada a importância que este tema detém, o objeto de estudo da presente dissertação consiste em averiguar os estilos de liderança das diretoras técnicas, bem como o nível de satisfação dos(as) colaboradores(as) de todas as respostas sociais existentes na Santa Casa da Misericórdia de Viseu, e perceber o impacto dos estilos de liderança adotados no grau de satisfação dos(as) colaboradores(as). Os objetivos que se pretendem alcançar com esta dissertação incidem em: identificar os diferentes estilos de liderança adotados pelas diretoras técnicas; verificar o nível de satisfação profissional dos(as) colaboradores(as) relativamente a vários fatores do contexto de trabalho; verificar a perceção que as diretoras técnicas têm acerca da sua liderança e compará-la com a visão dos(as) colaboradores(as). Os eixos teóricos que nortearam esta investigação foram: a economia social e as organizações do terceiro setor, concretamente a santa casa da misericórdia; a satisfação profissional, as suas dimensões e teorias; a liderança, nas suas teorias e estilos existentes. No que respeita ao fundamento epistemológico, a presente investigação insere-se num estudo de caso e numa investigação correlacional. O desenho metodológico compreendeu uma investigação de tipo misto, ou seja, qualitativa e quantitativa. Esta metodologia resulta numa combinação de métodos que é vantajosa para o respetivo estudo, uma vez que se trata de um trabalho de investigação que pressupõe múltiplos propósitos e, assim, é possível uma melhor compreensão dos fenómenos. Desta forma, foram utilizados dois instrumentos de recolha de dados, a entrevista semiestruturada e o inquérito por questionário, complementando-se, ainda, esta recolha com a pesquisa bibliográfica. Como principais resultados desta investigação aponta-se a evidência de que os estilos de liderança adotados pelas diretoras técnicas são o estilo democrático, consultivo, participativo e integrador, e que esses estilos de liderança têm impacto na satisfação profissional dos(as) colaboradores(as), que, por sua vez, se sentem, na sua maioria, satisfeitos a nível profissional.
  • A intervenção efetuada por os técnicos de reinserção social no acompanhamento da medida em liberdade condicional em diferentes contextos
    Publication . Reizinho, Ana Alexandre da Silva; Guia, Ana Teresa Bernardo
    O tema abordado nesta dissertação de mestrado é a reinserção social de reclusos em liberdade condicional. Está enquadrado na justiça assim como no âmbito social apresenta como finalidade a compreensão do trabalho desenvolvido pelos Técnicos de Reinserção Social, não só na comunidade, mas também em meio prisional. É notório que a sociedade ainda não compreende quais as funções de um Técnico de Reinserção Social e a sua importância. Ao longo dos anos a sua intervenção tem-se vindo a modificar e adaptar as necessidades da comunidade e estas equipas são o elo entre os reclusos e a sociedade para a qual retornam. É uma mudança que pode criar muitos conflitos internos para com o recluso assim como conflitos sociais e, as Equipas de Reinserção tendem a auxiliar o recluso neste processo. Cada vez mais, este tema tem uma relevância maior devido ao crescente número de acompanhados pelas Equipas. 0 presente estudo incide sobre algumas Equipas de Reinserção para que seja percetível de uma forma clara o trabalho que estas Equipas desempenham.
  • A Gestão de Conflitos nas Organizações Sociais com o Estatuto de IPSS no Distrito de Viseu
    Publication . Fonseca, Filipa Rafaela Martins; Antunes, Sandra; Oliveira, Márcio
    Na atualidade, as Organizações Sociais desempenham um papel fulcral e indispensável para o bem-estar de muitos indivíduos na sociedade, deste modo emerge a importância da gestão de conflitos nestas organizações para que as mesmas consigam realizar uma intervenção adequada a cada situação, bem como prestar serviços de qualidade. Neste sentido, o estudo teve como finalidade descobrir se existe e como é realizada a Gestão de Conflitos nas Organizações Sociais com o estatuto de IPSS do distrito de Viseu assim como apurar a perceção acerca do resultado dos conflitos no ambiente/clima destas organizações. A investigação teve como principais objetivos: identificar as IPSS existentes no distrito de Viseu; conhecer quais as principais causas na origem de conflitos nas organizações e os tipos de conflitos mais frequentes; identificar quem assume o papel de gestor de conflitos dentro das organizações sociais; conhecer quais as práticas mais utilizadas pelas organizações para a gestão/resolução dos conflitos; perceber quais os estilos de gestão de conflitos mais utilizados pelas organizações; descobrir quais as formas mais utilizadas pelas organizações sociais para evitar os conflitos; e perceber qual a perspetiva dos diretores/gestores relativamente ao impacto dos conflitos no ambiente/clima das suas organizações. No capítulo do enquadramento teórico foi abordado o Terceiro Setor, as IPSS, a Gestão de Recursos Humanos, a Gestão de Conflitos e o Ambiente/clima Organizacional. Na parte empírica da investigação recorreu-se a uma metodologia quantitativa através da utilização de um inquérito por questionário direcionado aos diretores/gestores das Organizações Sociais com o estatuto de IPSS no distrito de Viseu. Após a análise dos resultados obtidos, revelou-se que os conflitos que emergem neste tipo de organizações também são geridos, sendo o gestor/a de recursos humanos e o diretor/a técnico/a os principais gestores de conflitos. Contudo, apesar de a grande maioria dos diretores/gestores destas organizações defenderem a ideia de que a gestão construtiva dos conflitos pode proporcionar vantagens para a própria organização, a maioria refere que os conflitos têm um impacto negativo no ambiente/clima das suas organizações, demostrando a ausência ou a falha numa gestão construtiva dos conflitos.
  • Projeto Económico – Financeiro do Serviço de Apoio Domiciliário (SAD): Resposta Social integrada e permanente da Qualidade de Vida dos Idosos na Misericórdia de Resende
    Publication . Assembleia, Rui Daniel Pereira; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo; Duarte, Filipe Alexandre Pereira
    Consciente da necessidade de se encontrar uma nova abordagem ao processo de envelhecimento em função da crescente ausência de resposta ao nível da institucionalização, o presente projeto social procura a melhoria e a inovação do Serviço de Apoio Domiciliário, enquanto Resposta Social integrada e permanente, capaz de proporcionar aos idosos na Misericórdia de Resende, a garantia das suas atividades de vida diária com qualidade, como também promover a sua participação social, constituindo um novo paradigma que assegure mais qualidade de vida, dignidade e cidadania. Assente no pressuposto de que o processo de envelhecimento é altamente influenciado pelo suporte social de que o idoso dispõe, este projeto de investimento assenta na diversificação de serviços com soluções de resposta ao nível da saúde, socialização, segurança, comunicação, atividades de vida diária e apoio aos cuidadores informais. Esta diferenciação vai permitir ir ao encontro das exigências identificadas junto dos utentes, que decorrem da necessidade de um maior acompanhamento perante a progressiva perda de autonomia. Com esta área de atuação pluridimensional e sistémica, estão criadas as condições para retardar o processo de institucionalização, dando resposta ao problema central. No âmbito deste trabalho de investigação e no que concerne à metodologia utilizada, recorremos a uma ferramenta de avaliação de projetos disponibilizada pelo IAPMEI e pela avaliação dos diferentes indicadores, fortalece-se a perceção de que este tem um enorme potencial, gerador de valor social para todos os seus stakeholders, e suscetível de apresentação em sede de Programa de Celebração ou Alargamento de Cooperação para o Desenvolvimento de Respostas Sociais, atendendo ao seu caráter inovador.
  • Práticas de responsabilidade social: estudo de caso comparativo entre Instituições Particulares de Solidariedade Social dos distritos de Braga e Viseu
    Publication . Vicente Resende Pinto, António Carlos; Fonseca, Susana Maria Salgueiro Rebelo da
    Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar o nível de Responsabilidade Social das organizações sociais nos distritos de Braga e de Viseu, nas dimensões ambientais, sociais, económicas e institucionais. Os níveis de responsabilidade social foram obtidos através de um questionário enviado a 565 organizações sociais com forma jurídica de associação, centro social paroquial, fundação, instituição de organização religiosa e misericórdia, todas com o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social, registadas e/ou sediadas nestes distritos. Os resultados permitiram-nos concluir que as organizações sociais dos distritos de Braga e Viseu encontram-se sensibilizadas e atentas face à problemática da ética e da responsabilidade social nas suas organizações. Verificouse que em todas elas há uma crescente preocupação em melhorar continuamente na gestão institucional ou na redução do impacto ambiental, o que denota haver poder de iniciativa na sua implementação, sendo esta, contudo, de forma gradual, mas com a pretensão última de um contributo significativo às comunidades dos respetivos distritos.
  • Plano de negócio: A importância da sala de snoezelen no retardar e prevenção dos efeitos da demência no Centro Social e Paroquial da Vila de Salzedas
    Publication . Ribeiro Carvalho, Viriato Manuel; Pereira Duarte, Filipe Alexandre; Santos da Silva Brinca, Joana Andreia
    Este projeto está direcionado para a população idosa, cujo objetivo é o de promover o retardar dos efeitos nefastos da demência, através de estímulos cognitivos, sensoriais e físicos, bem como, a adaptação dos espaços físicos para a criação de uma sala de terapia snoezelen e uma sala polivalente onde se possa praticar atividade física e workshops de alimentação saudável. O crescimento do envelhecimento populacional, tanto no contexto regional como nacional, existindo cada vez mais uma maior incidência no aparecimento de demências neste segmento da população, torna este projeto uma necessidade perene na saúde dos idosos. Face a esta realidade e à inexistência de respostas a esta problemática pretendemos com este projeto inverter a tendência ascendente do aumento destas patologias, nomeadamente no concelho de Tarouca. Com base numa metodologia de caráter quantitativo, aplicou-se um inquérito por questionário aos vários inquiridos, seguindo-se a elaboração do projeto financeiro. Este trabalho demonstra que há uma consciencialização do problema instaurado e que a solução apresentada, dotar o Centro Social e Paroquial da Vila de Salzedas de equipamento que estimule os aspetos cognitivos, sensoriais e físicos, se apresenta como um projeto viável e com aceitação na população idosa, indo ao encontro dos objetivos do presente estudo.
  • A importância da implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade para a sustentabilidade das organizações sociais: o caso das instituições do Douro
    Publication . Alexandra Correia Ribeiro
    Esta dissertação expõe a importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade nas organizações sociais, de modo a entender de que forma a sustentabilidade é influenciada. Este tema é de maior pertinência, na medida em que a sociedade está cada vez mais marcada com o aumento da competitividade e as organizações necessitam de agir, de modo a diferenciarem-se na comunidade em que estão inseridas. A abordagem conceptual foi sustentada por um enquadramento teórico referente ao Terceiro Setor, à Sustentabilidade e à Qualidade. A recolha de dados foi realizada a partir da aplicação de um questionário às 158 organizações sociais pertencentes aos dezanove municípios do Douro. A recolha de dados decorreu entre Maio e Novembro. Na recolha de dados, com 82 respostas válidas, permitiram-nos identificar que a grande maioria das organizações sociais pertencentes a esta região não implementa um SGQ, apresentando como principal razão os custos elevados da certificação. Em contrapartida, os inquiridos que afirmaram que tinham implementado um SGQ referem como vantagens a melhoria contínua e uma maior valorização da organização.