Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Costa.pdf1011.37 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final de Estágio constitui o terminus do processo de formação inicial do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste intuito, este constitui uma apreciação crítico-reflexiva sobre as aprendizagens essenciais do desempenho docente desenvolvidas em contexto de estágio realizado nos dois níveis de escolaridade mencionados. O trabalho de investigação tem como principais objetivos, refletir de forma crítica sobre a unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-Escolar; averiguar e compreender as perspetivas dos professores do 1.º CEB relativamente à sua formação a nível musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical. Para atingir os objetivos propostos foi realizada, num primeiro momento, a revisão de literatura sobre a temática e, à posteriori, uma investigação empírica que permitiu atingir os objetivos propostos. A investigação, em termos empíricos, assume um caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário. Este foi aplicado a professores do 1.º CEB que se encontravam a lecionar nos quatro primeiros anos de escolaridade em Agrupamentos de Escolas do 1.º CEB do concelho de Viseu. Os dados obtidos permitem concluir, de forma genérica, que a formação inicial dos professores do 1.º CEB não é percecionada como adequada à lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical; assim como que esta área é abordada superficialmente pelos professores titulares de turma devido à falta de formação e insegurança.
This Internship Final Report is part of the terminus of the initial formation process of the master’s degree in Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education teaching. For this purpose, a reflective and critical appreciation on the essential learnings of teacher performance was made in the context of the internship on the two scholar levels already mentioned. This investigation has as main objectives to reflect in a critical manner upon the curricular unit of Supervised Teaching Practice in 1st Cycle of Basic Education and Pre-School education; to inspect and comprehend the perspective of teachers of 1st Cycle of Basic Education regarding their Musical Education to teach Musical Expression and Education. To complete the proposed objectives, firstly, a revision of literature on this same theme was made, an empirical investigation followed, which allowed to complete said goals. The investigation, empirically speaking, takes on a descriptive characteristic, using questionnaire as inquire. The previous was applied to professors of 1st Cycle of Basic Education teaching the first four years of school, in different institutions of Viseu. The gathered data allows to conclude, in short, that the initial formation of teachers of elementary education is inadequate to the topics covered by the curricular unit of Musical Expression and Education; this same area is also addressed very lightly by titular class teachers due to a lack of education on this subject, thus creating insecurity.

Description

Keywords

Formação de professores Ensino do 1.º CEB Professor do 1.º CEB Expressão e Educação Musical 1st Cycle of Basic Education teaching 1st Cycle of Basic Education teacher Musical Expression and Education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue