Repository logo
 

ESEV - DCA - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 124
  • A desinformação nos meios de comunicação social portugueses, o papel do jornalismo e do factchecking: o caso da guerra na Ucrânia
    Publication . Santos, Tifany Isabel Valente dos; Midões, Miguel; Martins , Joana
    A dissertação de mestrado apresentada tem como objetivo analisar, compreender e estudar a desinformação mediática em Portugal, com foco no caso da guerra da Ucrânia, procurando responder à questão: existe desinformação nos media portugueses relativamente ao caso da guerra na Ucrânia? Desta forma, foi realizado um enquadramento teórico de modo a entender melhor esta temática, quais os procedimentos que estão a ser tomados para combater os problemas que surgem através da desinformação e verificar de que forma as informações falsas se tornaram uma propaganda para qualquer tópico apresentado ao público, uma vez que, com o surgimento da internet e das redes sociais, este problema foi amplamente difundido. A dissertação tem como objetivo abordar o conflito bélico entre Ucrânia e Rússia, procurando explorar a relação entre ambos os países ainda antes da guerra, bem como perceber o seu passado e os motivos que possam ter levado ao conflito. Relativamente ao estudo de caso, foi realizada uma análise noticiosa, que envolve o jornal Público e o telejornal do canal de televisão TVI, de modo a perceber se existe desinformação nos media em Portugal. E, ainda por forma a perceber como lidam os jornalistas com esta realidade, também foram realizadas entrevistas a jornalistas de diferentes meios de comunicação social (imprensa, rádio e televisão), de modo a entender o lado dos profissionais nesta temática. Em relação às conclusões retiradas do estudo de caso, tanto a análise noticiosa como as entrevistas revelam que a desinformação nos media portugueses, relativamente à guerra na Ucrânia, é que de facto existe, porém poucas vezes os media portugueses difundem informação falsa sobre o assunto, e quando o fazem, tendem a corrigir essa informação. A análise noticiosa mostrou que, embora existam esforços para combater a desinformação, há certos casos de informação falsa que chega ao público. Já os jornalistas de meios de comunicação portugueses evidenciaram as dificuldades que os profissionais enfrentam em relação ao fact-checking, especialmente devido à velocidade com que a desinformação chega ao público geral.
  • Literacia Mediática no Ensino Superior: criação de um e-book como ferramenta para divulgar ciência
    Publication . Gonçalves, Mariana Pinto; Morais, Nídia Salomé; Martins, Joana
    A presente dissertação procura a criação de um e-book sobre um projeto desenvolvido por investigadores do Instituto Politécnico de Viseu da Escola Superior de Educação no âmbito da Literacia Mediática, onde o principal objetivo deste trabalho é a explorar as potencialidades de um e-book como ferramenta para divulgar resultados. Assim sendo, esta dissertação parte da questão “Que características poderá ter um e-book para a divulgação de ciência, nomeadamente dos resultados do projeto sobre Literacia Mediática no Ensino Superior?”, essas características passam por transformar contextos à partida mais complexos em dados mais simples para uma compreensão mais fácil por parte do público. Desta forma, a investigação procura compreender como é que os e-books podem ser utilizados para divulgar ciência, organizando a informação de forma acessível e compreensível ao público em geral. Na revisão da literatura, aborda-se o papel dos meios de comunicação na divulgação de ciência, com destaque para os e- books, que oferecem interatividade, acessibilidade e flexibilidade. Além disso, são discutidos os desafios da comunicação de ciência, bem como a complexidade dos conteúdos. A metodologia adotada apoia-se na Design-Based Research (DBR), sendo o projeto prático centrado na elaboração de um e-book, onde são divulgados os resultados e as conclusões que foram obtidas no âmbito do projeto desenvolvido sobre Literacia Mediática no Ensino Superior. A tipologia framework-to-innovation orientou o desenvolvimento do e-book, incorporando o feedback de alguns especialistas selecionados para participar no trabalho. O estudo foi desenvolvido em quatro fases: desde um primeiro esboço – onde foram dados os primeiros passos no design do e-book, passando por testes com os especialistas, para a implementação das sugestões recebidas, até à apresentação da proposta final que resultou num design mais coerente, atrativo e profissional. Com a elaboração desta dissertação, conclui-se que os e-books são uma ferramenta atual e útil no que diz respeito à divulgação de ciência, tornando o conteúdo mais acessível e compreensível a todos. Assim, este projeto reforça a importância de adaptar ferramentas digitais na divulgação de conhecimento, aumentando o acesso e facilitando a compreensão de temas científicos mais complexos.
  • A mescla paradoxal da Sociedade da Comunicação: um esboço descritivo da ação do capitalismo da vigilãncia, do dataísmo e da infocracia. O caso da Cambridge Analytica e a reação da União Europeia.
    Publication . Santos, Kevin da Costa; Simões, Pedro Coutinho
    O desenvolvimento tecnológico avança a um ritmo avassalador e cria novos fenómenos, como o dataísmo, a infocracia e o capitalismo da vigilância. Com o presente estudo, pretendemos fornecer o nosso contributo para a compreensão destes fenómenos e analisar o seu impacto na criação de uma nova sociedade assente numa mescla paradoxal resultante do choque entre uma visão dataista emergente e os pressupostos humanistas que servem de base às democracias liberais. Para tal, realizou--se uma viagem pela história, procurando perceber o papel da comunicação no desenvolvimento das sociedades humanas e na relação entre os individuos e as estruturas sociais; analisaram-se os paradoxos que caraterizam uma sociedade marcada pela velocidade e pelo poder crescente da informação; e, através de uma análise de caráter exploratório que consiste no estudo dos escândalos associados à Cambridge Analytica, atendendo igualmente à reação das autoridades da União Europeia, conseguiu-se perceber que é efetiva a ameaça produzida por uma visão dataista totalizadora e é, realmente, urgente e necessário estabelecer limites legais e morais para a exploração dos dados pessoais dos cidadãos.
  • O papel da linguagem informal na comunicação da igreja
    Publication . Azevedo, Luís Rafael Teles; Barros, Teresa Antas; Diogo, Julien
    Vivemos no tempo do 5g… no tempo da comunicação ao segundo, da conexão à distância, das linguagens inovadoras e das mensagens inspiradoras. Há tanta coisa a acontecer, tantos temas para comentar, tanto conhecimento para assimilar, tantas notícias para partilhar. Ora, é neste aqui e agora que a Igreja Católica tem uma «Boa-Nova» para transmitir, apesar de haver quem diga que a novidade já não é atual e quem defenda que não é assim tão boa. Afinal, será uma «Boa-Nova» ou uma «Má-Atrasada»? Tendo como ponto de partida o papel da linguagem informal na comunicação da Igreja, o presente estudo criará uma ponte entre a atualidade e as primeiras décadas do cristianismo, irá colocar-nos diante do estilo comunicativo de Jesus, procurará a essência da sua linguagem e apresentará propostas que ajudem a transparecer o poder transformador da sua mensagem. Estando diretamente em jogo as potencialidades e as fragilidades da linguagem informal, para que seja possível entender esta matéria no âmbito eclesial, colocaremos em campo o Papa Francisco e outros convocados que são referência nesta temática, incluindo um beato que calça ténis da Nike. No fim da partida, fica claro que a Igreja nem sempre consegue acompanhar a alta velocidade da atualidade porque vai mantendo alguns registos comunicativos que já não despertam a atenção, não são entendidos e não geram comunhão. Neste sentido, assumindo a informalidade comunicativa como base teórica de toda a investigação e seguindo uma metodologia qualitativa no tratamento e análise dos resultados das entrevistas realizadas, conclui-se que: a utilização de uma linguagem descomplicada, simples e familiar, pode ser muito útil no processo de evangelização porque tem o poder de facilitar a conexão empática entre os interlocutores, permitir uma melhor compreensão do conteúdo partilhado e proporcionar oportunidades de encontro, diálogo e compromisso.
  • A literatura de tradição oral como potenciadora do conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade
    Publication . Costa, Ana Carolina Almeida; Lopes, Fernando Alexandre; Castilho, Liliana
    A presente investigação foi desenvolvida no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada, que integram o plano de estudos do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Tem por objetivo compreender de que modo a literatura de tradição oral pode potencializar o conhecimento histórico e literário junto de alunos do 5.º ano de escolaridade, sendo que para isso, promovemos uma metodologia de trabalho interdisciplinar entre as áreas de Português e de História e Geografia de Portugal, onde desenvolvemos, em conjunto com os alunos, um leque de atividades de ensinoaprendizagem baseadas na obra Expressões com História de Alice Vieira. Em termos empíricos, a investigação recorreu a uma metodologia de caráter misto, cruzando os dados estatísticos recolhidos através da aplicação de dois inquéritos por questionário a uma turma do 5.º ano de escolaridade, com os dados descritivos, obtidos por meio das observações participantes, nomeadamente das notas de campo recolhidas e pelos diários de bordo construídos pelos alunos. Os dados obtidos permitiram concluir que, de forma geral, a utilização da literatura de tradição oral, enquanto recurso didático, pode potencializar o conhecimento histórico e literário em alunos do 5.º ano de escolaridade, tanto nas aulas de Português, como nas aulas de História e Geografia de Portugal. Referimos ainda, que o trabalho interdisciplinar desenvolvido, através da obra Expressões com História, cativou os alunos, que demonstraram um maior grau de motivação e interesse perante as duas áreas disciplinares.
  • O papel do Marketing Territorial na promoção de um destino turístico: o caso das Termas de São Pedro do Sul
    Publication . Teixeira, Cláudia Sofia Gomes; Matias, Ana Mafalda; Diogo, Julien
    A presente dissertação de mestrado pretende abordar o papel do Marketing Territorial na promoção de um destino turístico. Os principais objetivos da pesquisa assentam na compreensão da importância das estratégias do Marketing Territorial, desenvolvidas pelos agentes responsáveis e de que forma contribuem no progresso de um destino turístico – as Termas de São Pedro do Sul. Nesse sentido, é fundamental encarar o objeto de estudo como um produto, com a finalidade de se ajustarem os métodos e critérios e encontrar soluções benéficas para o território. Esperam-se, assim, resultados que possam constituir indicadores com vista à satisfação das pessoas residentes, turistas e ao crescimento económico, social, político e cultural da região. Tendo em conta a natureza da investigação, foi escolhida uma metodologia de caráter quantitativo focada na pergunta inicial do estudo, – “Serão as estratégias doMarketing Territorial suficientes na promoção das Termas de São Pedro do Sul?” – e nos objetivos específicos que conduzem a investigação até à análise de resultados. Este ponto será fundamental para clarificar o caminho das questões e objetivos iniciais até à interpretação dos inquéritos realizados. O questionário, proposto a 200 turistas que frequentaram a estância termal entre 28 de agosto a 12 de setembro de 2022, esteve disponível em Hotéis e Residenciais das Termas, e foi também divulgado na rede social Facebook. Os resultados da investigação empírica traduziram-se em dados maioritariamente positivos, que refletem a boa implementação de estratégias de comunicação na região. Pode também comprovar-se que existem fatores a melhorar nesta divulgação, devendo, portanto, continuar a apostar-se no marketing e na marca - sobretudo nos meios digitais - de forma a alcançar mais público. O produto analisado são as Termas de São Pedro do Sul, as mais antigas da Península Ibérica e também das mais procuradas. Atualmente, são um destino turístico de referência, sobretudo pelas suas águas medicinais e pelos seus tratamentos terapêuticos, e anualmente a estância termal é visitada por milhares de turistas contribuindo, em grande medida, para a economia local.
  • Utilização de Assistentes Virtuais para promoção da autonomia em jovens e adultos com incapacidades intelectuais em processo de transição para a vida ativa
    Publication . Paulino, António Carlos Soares; Pinto, Maribel Santos Miranda; Rego, Belmiro
    A sociedade moderna tende a aceitar as diferenças e a inclusão e superar os antigos conceitos de discriminação e preconceitos. Muito desse movimento é ajudado pelas novas tecnologias presentes nas escolas e na vida social. Nesse estudo procuramos estabelecer os elos que possam unir a possibilidade de pessoas com incapacidades intelectuais de alcançarem maior independência em suas vidas e trajetórias profissionais. Pessoas com incapacidades intelectuais em transição para a vida ativa e em busca de independência e autonomia precisam de todo apoio e auxílio disponível para equalizarem suas capacidades com outros jovens e também com suas vidas profissionais, sendo assim: Podemos ensinar jovens e adultos com incapacidade intelectual leve e moderada a utilizar os Assistentes Virtuais disponíveis em telemóveis atualmente para que possam angariar maior autonomia e expressão de suas capacidades sociais, académicas e profissionais? Esse estudo do tipo investigação-ação contou com a participação de pessoas com detetada incapacidade intelectual em fase de transição para vida ativa, jovens e adultos a partir dos 18 anos de idade, em projetos individuais de transição ou em busca de colocação profissional e autonomia na vida social. Realizamos quatro sessões e encontros com o grupo selecionado onde abordamos o tema e pudemos proporcionar aos participantes o contato, aprendizado e interação com os assistentes virtuais. Concluímos que os Assistentes Virtuais poderiam, sim, ajudar o público selecionado, porém também detetamos as dificuldades para que tal fato se concretizasse na vida cotidiana, como a baixa escolaridade, a falta de recursos financeiros para adquirir aparelhos de tecnologia modernos e a exclusão digital.
  • O fenómeno da convergência em jornais da região centro
    Publication . Pereira, Letícia dos Santos; Morais, Nídia Salomé
    Este projeto teve como especial objetivo entender de que forma o fenómeno da Convergência Jornalística se manifesta e qual é a sua influência na estratégia de atuação dos jornais da região centro de Portugal. Metodologicamente, a presente investigação incide na análise da presença online de doze jornais da região centro e na realização de um inquérito por questionário aos profissionais de Jornalismo dos jornais analisados. A Convergência de conteúdos e a Convergência profissional são as dimensões exploradas no âmbito deste estudo. Sendo que, os jornais desta região evidenciaram alguns aspetos a melhorar, nomeadamente no que diz respeito à periodicidade de publicação, aos tipos de recursos multimédia utilizados e à comunicação com as audiências. Outra das conclusões deste projeto sugere que a maioria dos profissionais se considera polivalente, já que assume exercer vários tipos de funções, dominando mais que um tipo de ferramentas multimédia e produzindo conteúdos para diversas temáticas.
  • O jornalismo televisivo - o papel do jornalista e o valor notícia: relatório de estágio SIC Porto
    Publication . Freitas, Rafaela Bessa; Ferreira, Sónia
    O presente relatório reflete a experiência enquanto Jornalista estagiário na redação da SIC Porto, com sede em Matosinhos. O estágio teve a duração de 15 semanas, tendo-se iniciado a 9 de abril, e concluído a 15 julho de 2018. O tema explorado neste relatório de estágio é “O papel do jornalista e os Valores-Notícia no jornalismo televisivo: o caso da SIC Porto”, e tem como objetivo cumprir os requisitos à conclusão do mestrado em Comunicação Aplicada, vertente do Audiovisual, realizado na Escola Superior de Educação de Viseu. No decorrer deste relatório, pode-se perceber o papel que o jornalista tem na escolha e divulgação das notícias, bem como os critérios gerais para a seleção das notícias. Para isto, começamos com uma revisão bibliográfica seguindo-se o relatório que será complementado com entrevistas a jornalistas, Catarina Folhadela, Alexandra Alves, e Ana Isabel Leite.
  • Integração do ecodesign nas empresas e nos consumidores
    Publication . Moura, Maria João Lucas; Rego, Belmiro
    As problemáticas ambientais têm vindo a emergir na opinião pública como um dos mais importantes temas a nível mundial que derivam maioritariamente do comportamento humano. Face à evolução dos tempos, inseridos num mundo consumista e repleto de uma panóplia gigantesca de informação, torna-se cada vez mais difícil, filtrar aquilo que realmente necessitamos enquanto consumidores. As mudanças de paradigma social enfrentam graves problemas de sustentabilidade, originários do atual elevado nível de consumismo que torna incapacitante a reposição dos recursos naturais. Considerando a sustentabilidade ambiental, económica e social um tema da atualidade e de interesse mundial, é importante a mudança imediata de comportamentos nos consumidores e essencialmente nas empresas e no processo de desenvolvimento dos seus produtos. O presente projeto visa clarificar estes conceitos, destacando as estratégias de comunicação utilizadas pelas empresas, no relacionamento com os seus públicos, onde devem ser valorizadas e trabalhadas no sentido de acarretarem menor impacto ambiental, desvincular o aumento do bem-estar humano, na utilização massiva dos recursos naturais e aumentar a eficiência económica e ecológica em abordagens de ecoeficiência. É neste sentido que o ecodesign surge e se torna crucial para a abordagem do presente tema, podendo ser um fator bastante importante, quando aplicado em estratégias de comunicação das próprias empresas bem como o desenvolvimento dos seus produtos.