Repository logo
 
Publication

Transição para a Vida Pós Escolar/Mundo do Trabalho de Alunos com Necessidades Educativas Especiais

dc.contributor.advisorFelizardo, Sara
dc.contributor.authorMacário, Ana Paula Gomes da Costa Martins de Araújo
dc.date.accessioned2019-12-18T14:46:56Z
dc.date.available2020-12-13T01:30:19Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.description.abstractEste trabalho, denominado “Transição para a vida pós escolar/Mundo do trabalho de alunos com Necessidades Educativas Especiais”, foca a transição dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), da escola para o mundo do trabalho. Para uma melhor compreensão, foi feita a contextualização teórica, com uma abordagem aos contextos de Educação Inclusiva, a transição para a vida a adulta dos jovens com necessidades educativas e a legislação que vigora em Portugal. Como alternativa ao ensino regular e, promovendo a inclusão, são apresentados os cursos profissionais, que propiciam a prática de uma atividade profissional, bem como uma maior autonomia por parte destes jovens. Através deste projeto fundamentado nos pressupostos de investigação pretendeu-se perceber quais as perceções dos professores e alunos sobre as potencialidades e obstáculos destes jovens em processo de transição para a vida pós-escolar. Trata-se de um estudo misto de caráter exploratório e descritivo. Foram elaborados questionários, passados a vinte professores e vinte alunos, bem como uma entrevista semiestruturada a quatro professores e dois alunos, com a intenção de se procurar responder às questões levantadas. O suporte teórico do trabalho engloba definições de diversos conceitos relativos ao estudo. Relativamente ao estudo empírico, iniciou-se a apresentação do estudo com a problemática, sendo traçados os objetivos e questões de investigação, assim como os procedimentos e técnicas de análise, tendo em conta a apresentação e discussão dos resultados, que evidenciam que, enquanto no processo de transição o estágio é um meio de ajudar os alunos a encontrarem uma profissão, preparando-os para a vida futura. No entanto, há um reconhecimento unânime de que existem dificuldades na transição para a vida pós-escolar, devido à falta de emprego e à falta de empresas que recebam estes jovens. Cabe, pois, à sociedade estar mais atenta e dar atenção a todas as pessoas dando-lhes a oportunidade de demonstrarem que são capazes, independentemente das suas limitações.pt_PT
dc.description.abstractThis work entitled " Transition to post-school life of students with Special Educational Needs " explore the transition of students with Special Educational Needs (SEN), from school to the world of work.For a better understanding, a theoretical contextualization was made, approaching the contexts of Inclusive Education, the transition to adult life of young people with educational needs, and the legislation in force in Portugal. As an alternative to regular education and with the idea of promoting inclusion, the professional courses are presented, allowing the practice of a professional activity, as well as greater autonomy on the part of these young people.During this project and based on the research presuppositions, it was intended to perceive the perceptions of teachers and students about the potentialities and obstacles of these young people in the process of transition to post-school life. This is a mixed exploratory and descriptive study.Questionnaires were prepared for twenty teachers and twenty students, as well as a semi-structured interview a four teachers and two students, with the intention of seeking to answer the questions raised. The theoretical support of the work encompasses definitions of several concepts related to the study. Regarding the empirical study, it started with a presentation of the problematic of the study, following the objectives and questions of investigation were outlined, as well as the procedures and techniques of analysis, taking into account the presentation and discussion of the results, which evidence that while in transition process, the internship is a way to help students find a job and prepare them for the future life. However, there is a unanimous recognition that there are difficulties in the transition to post-school life, due to the lack of employment and the lack of companies that receive these young people. It is therefore for society to be more attentive and to give attention to all people by giving them the opportunity to demonstrate that they are capable, regardless of their limitations.pt_PT
dc.identifier.tid202346102pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6069
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Inclusivapt_PT
dc.subjectNecessidades Educativaspt_PT
dc.subjectTransição para a vida pós escolarpt_PT
dc.subjectInclusive Educationpt_PT
dc.subjectEducational Needspt_PT
dc.subjectTransition to adult lifept_PT
dc.titleTransição para a Vida Pós Escolar/Mundo do Trabalho de Alunos com Necessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motorpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese .pdf
Size:
1.76 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: