Repository logo
 
Publication

Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares

dc.contributor.authorCorte, Agostinha
dc.contributor.authorBrito, Irma
dc.date.accessioned2021-03-08T14:50:29Z
dc.date.available2021-03-08T14:50:29Z
dc.date.issued2016
dc.date.updated2021-02-26T11:09:17Z
dc.description.abstractIntrodução: A Educação pelos Pares é uma estratégia de duplo empowerment que, utilizada na educação para a saúde, pode beneficiar tanto o educador como o educando.Objetivo: Explorou-se a relação entre a atribuição de importância aos valores de vida e as características sociodemográficas, os estilos de vida, o sentido de coerência interna e a auto estima.Métodos: Estudo qualitativo e quantitativo e recolha de dados por questionário de autopreenchimento a uma amostra de 396 participantes. 48.0% da amostra Já realizou voluntariado consideraram importante ter simpatia, ser comunicativo, ter responsabilidade e vontade facilitava as intervenções; as dificuldades eram falta de tempo, a insegurança e timidez. Os Valores de Vida mais pontuados foram a Responsabilidade e Preocupação com os outros. Para a autoestima e o sentido de coerência revelaram resultados com níveis elevados sem diferença estatisticamente significativa. Nos estilos de vida, o padrão de consumo de bebidas alcoólicas em contextos recreativos e comportamentos de adesão a proteção sexual, verificou-se forte associação com os valores de vida Saúde e atividade física e Humildade. Estes resultados evidenciam que quanto mais comportamentos de risco menor é a preocupação com a saúde; e que quanto maior o sentido de responsabilidade e de preocupação com os outros e com a família, menores são os comportamentos de risco.Conclusões: Os resultados desta investigação apontam para incluir na formação de educadores de pares reflexões sobre valores de vida como uma estratégia para uma maior auto-suficiência, resiliência e responsabilidade pessoal e social e ainda para que se sintam mais confiantes em intervenções no terreno.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorte, A., & Brito, I. (2016). Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares. Millenium, e2(ed espec nº1), 93-104.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6659
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.subjectValores de Vidapt_PT
dc.subjectVoluntariadopt_PT
dc.subjectEducação pelos parespt_PT
dc.titleValores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos parespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceViseupt_PT
oaire.citation.endPage104pt_PT
oaire.citation.issueEdição especial 1pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleMilleniumpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10062-30113-2-PB-93-104.pdf
Size:
300.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: