Publication
Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares
dc.contributor.author | Corte, Agostinha | |
dc.contributor.author | Brito, Irma | |
dc.date.accessioned | 2021-03-08T14:50:29Z | |
dc.date.available | 2021-03-08T14:50:29Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.date.updated | 2021-02-26T11:09:17Z | |
dc.description.abstract | Introdução: A Educação pelos Pares é uma estratégia de duplo empowerment que, utilizada na educação para a saúde, pode beneficiar tanto o educador como o educando.Objetivo: Explorou-se a relação entre a atribuição de importância aos valores de vida e as características sociodemográficas, os estilos de vida, o sentido de coerência interna e a auto estima.Métodos: Estudo qualitativo e quantitativo e recolha de dados por questionário de autopreenchimento a uma amostra de 396 participantes. 48.0% da amostra Já realizou voluntariado consideraram importante ter simpatia, ser comunicativo, ter responsabilidade e vontade facilitava as intervenções; as dificuldades eram falta de tempo, a insegurança e timidez. Os Valores de Vida mais pontuados foram a Responsabilidade e Preocupação com os outros. Para a autoestima e o sentido de coerência revelaram resultados com níveis elevados sem diferença estatisticamente significativa. Nos estilos de vida, o padrão de consumo de bebidas alcoólicas em contextos recreativos e comportamentos de adesão a proteção sexual, verificou-se forte associação com os valores de vida Saúde e atividade física e Humildade. Estes resultados evidenciam que quanto mais comportamentos de risco menor é a preocupação com a saúde; e que quanto maior o sentido de responsabilidade e de preocupação com os outros e com a família, menores são os comportamentos de risco.Conclusões: Os resultados desta investigação apontam para incluir na formação de educadores de pares reflexões sobre valores de vida como uma estratégia para uma maior auto-suficiência, resiliência e responsabilidade pessoal e social e ainda para que se sintam mais confiantes em intervenções no terreno. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Corte, A., & Brito, I. (2016). Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares. Millenium, e2(ed espec nº1), 93-104. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6659 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.subject | Valores de Vida | pt_PT |
dc.subject | Voluntariado | pt_PT |
dc.subject | Educação pelos pares | pt_PT |
dc.title | Valores de vida em estudantes do ensino superior envolvidos em educação pelos pares | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 104 | pt_PT |
oaire.citation.issue | Edição especial 1 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 93 | pt_PT |
oaire.citation.title | Millenium | pt_PT |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |