Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.35 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
As discussões matemáticas são uma ferramenta poderosa ao alcance dos professores para proporcionar aos alunos uma aprendizagem da Matemática com compreensão. Essa prática revela-se uma atividade exigente para o professor, colocando-lhe sérios desafios. Neste estudo, procuramos descrever e compreender como três professores de Matemática do Ensino Básico (EB) dinamizam discussões coletivas envolvendo tarefas algébricas, focando os desafios que enfrentam. O estudo, de cunho qualitativo e interpretativo, assenta em estudos de caso de três professores. Os resultados mostram que os professores dinamizam a discussão por três componentes principais: apresentação; comparação, avaliação e filtragem; e conclusão, revelando flexibilidade na sua atuação, como forma de responder a algumas tensões que defrontam.
Description
Keywords
Discussão coletiva Ensino da Álgebra Discurso Professores
Citation
Rodrigues, C., Menezes, L., & Ponte , J. P. (2018). Discussões coletivas em matemática: um olhar sobre a prática de três professores. In A. Rodrigues e outros (Eds.), Livro de Atas do EIEM 2018 Encontro em Investigação em Educação Matemática- A Aula de Matemática (pp. 261-278). Coimbra: SPIEM.
Publisher
SPIEM