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Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais, suporte social e bem-estar.

dc.contributor.authorFelizardo, Sara
dc.date.accessioned2017-01-31T09:08:17Z
dc.date.available2017-01-31T09:08:17Z
dc.date.issued2016-04-13
dc.description.abstractHodiernamente, as pesquisas sobre o bem-estar e qualidade de vida têm vindo a assumir uma centralidade nos discursos e nas práticas dos profissionais que intervêm na área das populações com fragilidade psicossocial. A literatura científica acentua a vastidão desta linha de estudo, a qual também tem ganho visibilidade no âmbito da investigação sobre as famílias de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, sobre a influência do suporte social (formal e informal) nas dimensões relacionadas com a saúde e o bem-estar dos cuidadores. No quadro de uma abordagem inclusiva e, em linha com orientações nacionais e internacionais, reconhecemos o papel dos pais na defesa dos interesses educativos dos filhos e decisores participantes no processo educativo, pelo que a promoção da sua saúde e bem-estar constituem áreas chave no contexto da intervenção educativa e terapêutica. O presente estudo tem como propósito fazer uma análise comparativa dos pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que concerne ao suporte social (dimensão da rede social e satisfação com o apoio) e ao bem-estar parental (satisfação com a vida). A amostra é constituída por 152 e 149 cuidadores, respetivamente, pais de crianças com e sem NEE. As análises estatísticas revelam que os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas no bem-estar e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte). Relativamente aos subgrupos de pais de crianças com NEE (problemas cognitivos, motores e Perturbação do Espectro do Autismo) observamos diferenças estatísticas; os progenitores das crianças com autismo revelam valores significativamente mais elevados no suporte social (disponibilidade do suporte e satisfação com o suporte) e na satisfação com a vida.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/draftpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4214
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectsuporte socialpt_PT
dc.subjectfamíliaspt_PT
dc.subjectinclusãopt_PT
dc.subjectbem-estarpt_PT
dc.titleFamílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais, suporte social e bem-estar.pt_PT
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidade Lusíada - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Centro de investigação em Psicologia para o Desenvolvimentopt_PT
oaire.citation.titleVII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - Risco psicossocial: investigação e boas práticas, Lisboa, Portugal.pt_PT
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeworkingPaperpt_PT

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