Publication
Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais, suporte social e bem-estar.
dc.contributor.author | Felizardo, Sara | |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T09:08:17Z | |
dc.date.available | 2017-01-31T09:08:17Z | |
dc.date.issued | 2016-04-13 | |
dc.description.abstract | Hodiernamente, as pesquisas sobre o bem-estar e qualidade de vida têm vindo a assumir uma centralidade nos discursos e nas práticas dos profissionais que intervêm na área das populações com fragilidade psicossocial. A literatura científica acentua a vastidão desta linha de estudo, a qual também tem ganho visibilidade no âmbito da investigação sobre as famílias de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), em particular, sobre a influência do suporte social (formal e informal) nas dimensões relacionadas com a saúde e o bem-estar dos cuidadores. No quadro de uma abordagem inclusiva e, em linha com orientações nacionais e internacionais, reconhecemos o papel dos pais na defesa dos interesses educativos dos filhos e decisores participantes no processo educativo, pelo que a promoção da sua saúde e bem-estar constituem áreas chave no contexto da intervenção educativa e terapêutica. O presente estudo tem como propósito fazer uma análise comparativa dos pais de crianças com e sem necessidades educativas especiais, no que concerne ao suporte social (dimensão da rede social e satisfação com o apoio) e ao bem-estar parental (satisfação com a vida). A amostra é constituída por 152 e 149 cuidadores, respetivamente, pais de crianças com e sem NEE. As análises estatísticas revelam que os dois grupos de pais apresentam diferenças significativas no bem-estar e, parcialmente, no suporte social (satisfação com o suporte). Relativamente aos subgrupos de pais de crianças com NEE (problemas cognitivos, motores e Perturbação do Espectro do Autismo) observamos diferenças estatísticas; os progenitores das crianças com autismo revelam valores significativamente mais elevados no suporte social (disponibilidade do suporte e satisfação com o suporte) e na satisfação com a vida. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/draft | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/4214 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | suporte social | pt_PT |
dc.subject | famílias | pt_PT |
dc.subject | inclusão | pt_PT |
dc.subject | bem-estar | pt_PT |
dc.title | Famílias de crianças com Necessidades Educativas Especiais, suporte social e bem-estar. | pt_PT |
dc.type | working paper | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Universidade Lusíada - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Centro de investigação em Psicologia para o Desenvolvimento | pt_PT |
oaire.citation.title | VII Congresso Internacional de Psicologia da Criança e do Adolescente - Risco psicossocial: investigação e boas práticas, Lisboa, Portugal. | pt_PT |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | workingPaper | pt_PT |