Publication
Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso
dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
dc.contributor.author | Pereira Pinheiro Da Silva, Ana Isabel | |
dc.contributor.author | Balula, João Paulo | |
dc.date.accessioned | 2019-01-03T09:42:57Z | |
dc.date.available | 2019-01-03T09:42:57Z | |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.description.abstract | Este estudo procura identificar e caracterizar as representações da leitura de estudantes a frequentar um 1.º Ciclo de estudos em Educação Social, indagando o papel que desempenham no âmbito da sua formação e o modo como se poderão repercutir nas suas práticas educativas. Face aos objetivos elencados, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º ano, 1.º semestre, ano letivo de 2015-2016). Quanto aos instrumentos e procedimentos adotados, recorremos a 52 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular e a 52 reflexões individuais entregues no final da mesma. Foi privilegiada a análise de conteúdo, com recurso à elaboração de categorias a posteriori. Depreendemos que os estudantes valorizavam a leitura, privilegiando sobretudo o romance e, cumulativamente, os jornais e as revistas. Foi possível inferirmos que a maioria dos estudantes encarava a leitura sobretudo como forma de alargamento dos seus conhecimentos e, em menor grau, como modo de entretenimento. O cruzamento das suas representações da leitura (iniciais e finais) permitiu-nos concluir que a unidade curricular teria contribuído para que evoluíssem, nomeadamente no que respeita à associação da leitura à partilha e ao prazer. Face à relevância da leitura no seu percurso de formação e no exercício da sua profissão, entendemos ser importante realizar mais estudos que possibilitem o aprofundamento das representações que os estudantes têm da mesma, pelo seu contributo para o redesenho curricular de tal percurso formativo. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Melão, D., Silva, A. I. & Balula, J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10 (5), 111-127. | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/5345 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Universidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11621/9536 | pt_PT |
dc.subject | formação | pt_PT |
dc.subject | representações | pt_PT |
dc.subject | leitura | pt_PT |
dc.subject | educação social | pt_PT |
dc.title | Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Aveiro | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 127 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 5 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 111 | pt_PT |
oaire.citation.title | Indagatio Didactica | pt_PT |
oaire.citation.volume | 10 | pt_PT |
person.familyName | Melão | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Paulo Rodrigues Balula | |
person.givenName | Dulce | |
person.givenName | Ana Isabel | |
person.givenName | João | |
person.identifier.ciencia-id | 7619-AD86-DEE0 | |
person.identifier.ciencia-id | 0B1F-4943-E17A | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-5751-3902 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1598-1406 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
relation.isAuthorOfPublication | 2858ae69-88e4-4815-ae00-2e35481020b8 | |
relation.isAuthorOfPublication | 9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |