Repository logo
 
Publication

Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.contributor.authorPereira Pinheiro Da Silva, Ana Isabel
dc.contributor.authorBalula, João Paulo
dc.date.accessioned2019-01-03T09:42:57Z
dc.date.available2019-01-03T09:42:57Z
dc.date.issued2018-12
dc.description.abstractEste estudo procura identificar e caracterizar as representações da leitura de estudantes a frequentar um 1.º Ciclo de estudos em Educação Social, indagando o papel que desempenham no âmbito da sua formação e o modo como se poderão repercutir nas suas práticas educativas. Face aos objetivos elencados, optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Participaram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º ano, 1.º semestre, ano letivo de 2015-2016). Quanto aos instrumentos e procedimentos adotados, recorremos a 52 reflexões individuais realizadas no início da unidade curricular e a 52 reflexões individuais entregues no final da mesma. Foi privilegiada a análise de conteúdo, com recurso à elaboração de categorias a posteriori. Depreendemos que os estudantes valorizavam a leitura, privilegiando sobretudo o romance e, cumulativamente, os jornais e as revistas. Foi possível inferirmos que a maioria dos estudantes encarava a leitura sobretudo como forma de alargamento dos seus conhecimentos e, em menor grau, como modo de entretenimento. O cruzamento das suas representações da leitura (iniciais e finais) permitiu-nos concluir que a unidade curricular teria contribuído para que evoluíssem, nomeadamente no que respeita à associação da leitura à partilha e ao prazer. Face à relevância da leitura no seu percurso de formação e no exercício da sua profissão, entendemos ser importante realizar mais estudos que possibilitem o aprofundamento das representações que os estudantes têm da mesma, pelo seu contributo para o redesenho curricular de tal percurso formativo.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMelão, D., Silva, A. I. & Balula, J. P. (2018). Representações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de caso. Indagatio Didactica, 10 (5), 111-127.pt_PT
dc.identifier.issn1647-3582
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/5345
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadorespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/11621/9536pt_PT
dc.subjectformaçãopt_PT
dc.subjectrepresentaçõespt_PT
dc.subjectleiturapt_PT
dc.subjecteducação socialpt_PT
dc.titleRepresentações da leitura de futuros educadores sociais – um estudo de casopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiropt_PT
oaire.citation.endPage127pt_PT
oaire.citation.issue5pt_PT
oaire.citation.startPage111pt_PT
oaire.citation.titleIndagatio Didacticapt_PT
oaire.citation.volume10pt_PT
person.familyNameMelão
person.familyNameSilva
person.familyNamePaulo Rodrigues Balula
person.givenNameDulce
person.givenNameAna Isabel
person.givenNameJoão
person.identifier.ciencia-id7619-AD86-DEE0
person.identifier.ciencia-id0B1F-4943-E17A
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
person.identifier.orcid0000-0002-5751-3902
person.identifier.orcid0000-0003-1598-1406
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication2858ae69-88e4-4815-ae00-2e35481020b8
relation.isAuthorOfPublication9c49a482-88a8-40cf-847f-7c01a1b8b785
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Indagatio_Melão_Silva_Balula.pdf
Size:
238.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: