Repository logo
 
Publication

Pandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portugueses

dc.contributor.authorXavier, Paula
dc.contributor.authorAmante, Maria João
dc.contributor.authorAraújo, Lia
dc.contributor.authorFonseca, Susana
dc.contributor.authorMagalhães, Cátia
dc.contributor.authorSilva, Carla
dc.contributor.authorCordeiro, Leandra
dc.contributor.editorMagalhães, Cátiaen_US
dc.contributor.editorAmante, Maria Joãoen_US
dc.contributor.editorXavier, P.en_US
dc.contributor.editorFonseca, Susanaen_US
dc.date.accessioned2022-03-03T14:42:21Z
dc.date.available2022-03-03T14:42:21Z
dc.date.issued2021
dc.date.updated2022-03-02T17:06:40Z
dc.description.abstractDurante o primeiro confinamento geral (março de 2020), uma equipa de psicólogo/as e docentes do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) dinamizou, através da rede social Facebook, um espaço informal de partilha e discussão de informação e estratégias de superação do isolamento social dirigido a toda a comunidade académica. No seu seguimento foi desenvolvido um projeto de investigação com vista a compreender o impacto psicossocial da pandemia COVID-19 no grupo dos estudantes. Neste artigo são apresentados dados parciais desse projeto de investigação. Trata-se de um estudo descritivo e transversal com uma amostra de conveniência constituída por 567 estudantes onde foi utilizado um questionário construído para o projeto de acordo com os objetivos, e preenchido online, na altura do segundo confinamento geral. Os participantes identificaram como alterações na sua vida associadas à pandemia, maioritariamente, aquelas experienciadas nas Rotinas Familiares (64,2%), Relações Pessoais (62%) e no Desempenho Académico (57,3%). A análise de conteúdo dos motivos subjacentes às alterações identificadas aponta, predominantemente, para a perceção de impacto no funcionamento socio-ocupacional (53,8%), evidenciando-se as Alterações na Gestão de Vida (52,2%) e na Vida Académica (36,5%), e no funcionamento pessoal e relações (46,2%), sobretudo nas Relações Sociais (26,2%) e Relações com a Família (23,6%). A leitura integrada das experiências dos estudantes sugere que os impactos se fizeram sentir em diferentes domínios da Qualidade de Vida. Em complemento às medidas de segurança sanitária, as Instituições de Ensino Superior devem desenvolver/reforçar práticas e recursos facilitadores da criação de contextos protetores face aos riscos associados à situação pandémica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.slugcv-prod-2783078
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/7132
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseupt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectQualidade de Vidapt_PT
dc.subjectPandemia COVID-19pt_PT
dc.titlePandemia COVID-19 e Qualidade de Vida: Perceções de Estudantes de Ensino Superior Portuguesespt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePortugalpt_PT
oaire.citation.endPage58pt_PT
oaire.citation.startPage44pt_PT
oaire.citation.titleReflexões em torno da COVID-19: famílias, crianças e jovens em riscopt_PT
person.familyNameXavier
person.familyNameAmante
person.familyNameAraújo
person.familyNameBarros Fonseca
person.familyNameMagalhães
person.familyNameCordeiro
person.givenNamePaula
person.givenNameMaria João
person.givenNameLia
person.givenNameSusana
person.givenNameCátia
person.givenNameLeandra Margarida Prata
person.identifier.ciencia-id5210-1D1F-338A
person.identifier.ciencia-id7E1F-15F0-DB87
person.identifier.ciencia-idF815-5880-A50A
person.identifier.ciencia-id531E-AD4E-8058
person.identifier.ciencia-id0F15-1BF9-D79F
person.identifier.ciencia-idDA10-4DC7-11DF
person.identifier.orcid0000-0001-6140-1228
person.identifier.orcid0000-0003-0138-5865
person.identifier.orcid0000-0001-8212-9235
person.identifier.orcid0000-0002-5930-5381
person.identifier.orcid0000-0001-9456-1447
person.identifier.scopus-author-id57841332900
person.identifier.scopus-author-id55292773700
rcaap.cv.cienciaid5210-1D1F-338A | Paula Xavier
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b
relation.isAuthorOfPublicationf5b04b79-b442-42fe-b093-e4d500f3b1ed
relation.isAuthorOfPublicationb80249c1-0b65-4dc5-aa3d-002455aec9d9
relation.isAuthorOfPublicationa7d878f8-f422-4d90-ae62-70660aaabc10
relation.isAuthorOfPublication73f21d0b-f012-41c1-a309-789662cbc6d1
relation.isAuthorOfPublication4ea54fc6-e432-45e5-8d39-d56306cf2fdd
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
cap_Ebook__Xavier_et_al.__2021__pp._44-58_.pdf
Size:
2.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: