ESEV - DPCE - Capítulo em obra nacional, como autor
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Recent Submissions
- Empreendedorismo social em estudantes do ensino superiorPublication . Fernandes, Rosina; Figueiredo Martins, Emília da Conceição; Mendes, Francisco; Sargento, José
- "Como é que se diz agora?" Uma análise sobre Educação Inclusiva em PortugalPublication . Xavier, PaulaPartindo de interpelações do quotidiano da docência em cursos da área da Educação e Formação de Professores, o presente texto tem como objetivo revisitar alguns aspetos da implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal e, complementarmente, chamar à atenção para questões que se impõem à reflexão no quadro da contemporaneidade do sistema de ensino português. Nesse sentido, com base numa revisão da literatura com enfoque em documentos oficiais e estruturantes, são desenvolvidos três tópicos de análise: Inclusão para todos/as os/as alunos/as!; Como chegar a todos/as e cada um/a dos/as alunos/as?; Em que ponto estamos na implementação do regime jurídico da Educação Inclusiva em Portugal? Espera-se que esta análise se possa constituir como um contributo para a formação e desenvolvimento profissional neste domínio.
- Perspetivas sobre o ensino politécnico: contextos sociais, motivações de acesso e competências emocionaisPublication . Sousa, Luis Nuno Figueiredo e; Cardoso, Ana Paula; Santos, Maria João; Campos, Sofia; Paiva, Teresa
- Contributos do método Montessori à luz do atual enquadramento legislativo da educação inclusiva em Portugal: A intervenção com crianças com perturbação do espectro de autismoPublication . Gomes, Laura; Rodrigues, Ana; Pereira, Sara; Lima, Pâmela; Ribeiro, Esperança JalesSão analisados os contributos do método Montessori para a educação inclusiva e, neste sentido, é averiguada a existência de linhas convergentes com o quadro conceptual da legislação mais atual neste domínio, o Decreto_Lei n.º 54/2018 de 6 de julho, que procura garantir a igualdade de oportunidades e o pleno desenvolvimento de quem aprende. Exploram-se ainda os benefícios do referido método na intervenção socioeducativa orientada para crianças com perturbações do espectro do autismo.
- Nutritional level, health, and subjective well-being in elderlyPublication . Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Mendes, Francisco; Pocinho, R.; Margarido, C.; Santos, R.; Marques. L.; Trindade, B.; Silva, S.; Gordo, S.Literature points out the positive association between food, good health, and life satisfaction, manly in elderly. The purpose of this ex post facto quantitative study was to analyse the relationship between nutrition level, health, and subjective well-being, also exploring sociodemographic variables, in a convenience sample of 550 community-dwelling elderly. Participants were between 63 and 94 (72,85+6,56) years-old, mostly female (69,3%), from the inland (79,2%), living accompanied (62,2%) and in rural areas (67,9%). A sociodemographic questionnaire, Mini-Nutritional Assessment, Satisfaction With Life Scale, and Positive and Negative Affect Scales were used in data collection. Data analysis was performed in SPSS 27, assuming a 95% confidence level. Nutritional level was positively correlated with life satisfaction (r,- ,165, p= ,004) and inverse associated with negative affect (r,- -,308, p<,00l). Those who showed a very bad self-perception of health, were older and lived alone, presented lower nutritional levels (p<,05). Participants with health problems showed higher levels of negative affect (p<,001). Elderly with better health self-perception presented higher results in life satisfaction - (•,-271 , p<,001) and positive affect (r,-244, p<,001), contrary to those with worst self-perception of health, who were older (r,- -, 178, p<,001), with higher BMI (r,- - 173, p<,001) and also higher scores in negative affect (r,- -,217, p<,001). The results in our sample confirmed the previous relationship between the variables studied. It emphasizes the assessment of nutritional status and health education, as well as creating policies to promote the practice of physical activity in cities.
- Educação sexual no 3.º ciclo: Um diálogo entre saberesPublication . Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Cardoso, Ana PaulaA promoção da Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR) implica a educação sexual, a que correspondem as aprendizagens específicas acerca das várias dimensões da sexualidade e, mais especificamente, da sexualidade dos adolescentes. Esta educação assume-se como um processo contínuo, ao longo de todo o processo formativo, e abrange várias componentes, nomeadamente, a física, a psicológica, a erótica, a genital, a relação diádica ou a experimentação, entre outras.
- Educação para a saúde na escolaPublication . Ferreira, Manuela; Amaral, Odete; Campos, Sofia; Cardoso, Ana PaulaAo longo do ciclo de vida, crianças e adolescentes passam grande parte do seu tempo na escola, reconhecendo-se, atualmente, que este espaço e tempo contém potencial educativo para além da sua missão suprema, expressa na definição da Lei de Bases do Sistema Educativo, em termos de “garantia de uma permanente ação formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade” (Portugal, Lei nº 49/2005). Assim, a escola deve ter um papel primordial e dinâmico na educação das crianças e jovens nas várias dimensões preparando-as para a vida em sociedade. A Comissão Nacional da UNESCO (Portugal, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Comissão Nacional da UNESCO, n.d.) também desenvolve a sua atividade para alcançar a Educação para Todos, promovendo a saúde de cada indivíduo dentro da comunidade escolar, considerando que a educação para a saúde visa a criação de ambientes de aprendizagem saudáveis e inclusiva para todos os membros da comunidade escolar.
- Estilos de vida em estudantes do ensino superiorPublication . Campos, Sofia; Gonçalves, Amadeu; Ferreira, Manuela; Magalhães, Cátia; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.
- Comportamentos aditivos numa amostra de estudantes do ensino superiorPublication . Gonçalves, Amadeu; Ferreira, Manuela; Campos, Sofia; Magalhães, Cátia; Cardoso, Ana Paula; Guiné, Raquel P. F.
- Prefácio do Guia de atividades pedagógicas: à (re)descoberta da naturezaPublication . Figueiredo, Maria PachecoVivemos numa era de contradições, de extremos, de dilemas. Da imensa complexidade que nos rodeia, e que criamos como sociedade, o afastamento em relação à Natureza mereceu a atenção deste Guia e do projeto em que foi concebido. Num passado não muito longínquo, as oportunidades para estar ao ar livre pareciam acessíveis à maioria das crianças e jovens, tirando-se partido de espaços como o bairro, o jardim, o caminho para a escola, para explorar e descobrir o meio envolvente. Mais recentemente, alterações significativas nas dinâmicas sociais, familiares e educativas têm contribuído para uma redução das experiências no exterior.