Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
392.86 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento profissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.
Description
Keywords
Conhecimento profissional Professores em início de carreira
Pedagogical Context
Citation
Santos, L., Moreira, D., Menezes, L. e Outros (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação, vol. xvi, n.º 2, 33-64.
Publisher
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa