Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Conhecimento_0Profissional_RE.PDF392.86 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento profissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.

Description

Keywords

Conhecimento profissional Professores em início de carreira

Pedagogical Context

Citation

Santos, L., Moreira, D., Menezes, L. e Outros (2008). Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista da Educação, vol. xvi, n.º 2, 33-64.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

CC License