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Prática de ensino supervisionada e a utilização didática da literatura tradicional oral no contexto do 1º CEB : um estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBalula, João Paulo Rodrigues
dc.contributor.advisorSusana, Amante
dc.contributor.authorHenriques, Ana Catarina Ferreira
dc.date.accessioned2017-09-11T15:07:49Z
dc.date.available2017-09-11T15:07:49Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractA Educação Literária no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) tem assumido progressiva importância, devido ao seu elevado contributo para o desenvolvimento das crianças ao nível cognitivo, social, afetivo e emocional. A literatura pode desempenhar um papel central na formação de caráter e de identidade patrimonial, inserida num contexto de veiculação de tradições e valores, contribuindo, assim, para a melhoria de competências de literacia e, concomitantemente, para o desenvolvimento integral do sujeito, que se quer um cidadão questionador, autónomo e participativo numa história coletiva. A pertinência do estudo da literatura tradicional oral no 1.º CEB não está apenas ao serviço da aquisição de uma competência linguística suficientemente sólida por parte do aprendente, mas visa também a conformidade a normas sociais e culturais, que regem os usos linguísticos (competências pragmáticas e sociolinguísticas), para uma efetiva competência comunicativa. Com este relatório, pretendemos dar a conhecer alguns resultados de um projeto desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, no qual se proporcionaram momentos de contacto com a literatura tradicional oral, aferindo as potencialidades do seu uso didático, nomeadamente no que diz respeito à abordagem de questões de identidade/alteridade (diversidade linguística e cultural). O plano de trabalhos centrou-se na implementação de intervenções didáticas com uma turma do 2.º ano de uma escola do 1.º CEB de Viseu. Desta intervenção resultou um e-book, construído coletivamente no contexto da Pática de Ensino Supervisionada, com as recolhas de textos de Literatura Tradicional Oral efetuadas pelos alunos. Neste relatório pretende-se refletir sobre alguns dos resultados obtidos. Em suma, as implementações e intervenções familiares contribuíram para o cumprimento dos objetivos: abordagem à Literatura Tradicional Oral e o envolvimento familiar.pt_PT
dc.description.abstractLiterary Education at primary school has assumed progressive importance due to is high contribution to children’s development at cognitive, social, affective and emotional levels. Literature can play a central role in the formation of the character and patrimonial identity, in a context of the dissemination of traditions and values, thus contributing to the improvement of literacy skills and, simultaneously, to a holistic development of the human being, so s/he becomes a questioning, autonomous and participative citizen in a collective history. The relevance of this study doesn’t intend to be restricted to the acquisition of linguistic skills but it is also aims at conforming to social and cultural norms, governing linguistic uses (pragmatic and sociolinguistic competences), for an effective communicative competence. With this report we intend to present some results of a project developed in the context of Supervised Teaching Practice in which some moments of contact with traditional oral literature were provided assessing the potentialities of its didactic use, namely regarding issues of identity/alterity (linguistic and cultural diversity). The work plan focused on the implementation of some didactic sessions with second-graders belonging to a Primary school located in Viseu. This intervention resulted in an e-book, built collectively in the context of Supervised Teaching Practice, with the collections of texts of Oral Traditional Literature carried out by the students and their families. This report intends to reflect on some of the results obtained. For the final result we made a e-book with the texts of Oral and Tradicional Literature, that were recolected by students and their family. The results are known in this work.pt_PT
dc.identifier.tid201731231pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/4656
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.subjectEducação Literáriapt_PT
dc.subjectLiteratura de tradição oralpt_PT
dc.subjectOralidadept_PT
dc.subjectEscritapt_PT
dc.subjectIdentidade/Alteridadept_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectLiterary Educationpt_PT
dc.subjectOral Tradition (Literature)pt_PT
dc.subjectOralitypt_PT
dc.subjectWritingpt_PT
dc.subjectIdentitypt_PT
dc.subjectPimary school.pt_PT
dc.titlePrática de ensino supervisionada e a utilização didática da literatura tradicional oral no contexto do 1º CEB : um estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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Prática de Ensino Supervisionada e a utilização didática de L.T.O. no contexto do 1.º CEB - um estudo de caso.pdf
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