ESEV - DCL - Dissertações de mestrado (após aprovadas pelo júri)
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Recent Submissions
- Prática de ensino supervisionada e aquisição/aprendizagem de português língua não maternaPublication . Gomes, Lianna Vieira; Matos, Isabel Aires deO presente relatório final de estágio abrange duas vertentes e foi desenvolvido no âmbito da unidade de prática de ensino supervisionado que integra o plano de Estudos do Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do º Ciclo do Ensino Básico
- A exploração didática de álbuns narrativos envolvendo a família : um estudo no âmbito da prática de ensino supervisionadaPublication . Pereira, Andreia Filipa Teles; Balula, João Paulo RodriguesO presente Relatório Final de Estágio encontra-se dividido em duas partes fundamentais. Na primeira parte, fizemos uma retrospetiva do que foi o nosso percurso na Prática de Ensino Supervisionada I e II, tendo refletido sobre os contextos e as aprendizagens. Tratando-se de contextos distintos – 1.º CEB e EPE – analisamos ambas as experiências, atendendo aos seus aspetos em comum e às suas discrepâncias, levando-nos à construção de conhecimento. A segunda parte do trabalho agrega o estudo empírico. O contexto Jardim de Infância e o contexto familiar, que visam o bem-estar da criança, entrelaçaram-se de forma benéfica. Deste modo, este estudo foca-se na exploração didática de álbuns narrativos, envolvendo a família. Ao ampliarmos o nosso conhecimento, demos conta que o álbum tem sido alvo de estudo crescente e as suas caraterísticas são basilares no que respeita à motivação das crianças para a leitura. Este estudo é de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo caso, agregando várias etapas. A primeira foi a realização do inquérito por questionário aos familiares das crianças, com o objetivo de compreendermos quais as práticas de leitura em contexto familiar e o seu envolvimento no contexto Jardim de Infância, no que respeita à leitura. Numa segunda etapa, os familiares foram convidados a participar num novo momento da rotina, que consistia na exploração didática de álbuns narrativos. Através dos registos em diário de bordo e numa grelha de observação, percecionámos quais as estratégias de compreensão da leitura utilizadas pelos familiares. A introdução do momento da “caixa da imaginação” contribuiu para o conhecimento de álbuns narrativos e, através destes, fomentou-se a motivação para a leitura, a ligação Jardim de Infância-família em práticas de leitura e a criação de laços afetivos.
- O contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na educação pré-escolar no âmbito da medida de cumprimentoPublication . Marchese, Myriam Lopes; Ribeiro, António; Figueiredo, Maria PachecoO presente relatório final de estágio expõe um estudo desenvolvido no contexto de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo como finalidade perceber qual o contributo de contextos lúdicos enriquecidos para o desenvolvimento de aprendizagens matemáticas na Educação Pré-Escolar no âmbito da medida de comprimento. Este estudo foi enquadrado nos estágios realizados na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico que são apreciados criticamente em termos de conhecimentos e competências desenvolvidos. A investigação de carácter qualitativo permitiu-nos conhecer qual a utilização e significados dados pelo grupo de crianças ao objeto de medida disponibilizado no âmbito do brincar. Concluímos que brincar é fundamental para o desenvolvimento de aprendizagens da criança e como tal é necessário que lhe seja dado o espaço, o tempo e o apoio necessários para a promoção de experiências significativas. É através da interação com o adulto e com os pares, num contexto favorável e desafiante, que a criança vai construir os seus significados, representações e conhecimentos. Para tal é necessário criar-se um ambiente propício, lúdico, rico em materiais manipuláveis, onde a criança seja um sujeito ativo.
- Arte e as competências sociais em jovens com perturbações do espectro do autismoPublication . Proença, Joana Vanessa Santos; Cardoso, Ana Paula; Pereira, JoséAs Perturbações do Espetro do Autismo (PEA) constituem um objeto de estudo em constante evolução científica, na tentativa de encontrar soluções, ou pelo menos caminhos, que contribuam para o bem-estar de quem apresenta estas perturbações. É importante continuar a estudar e a aprofundar práticas que melhorem os défices das PEA. No presente estudo focámos a nossa atenção no desenvolvimento e melhoria das competências socias que, segundo a APA (2014), estão presentes nos indivíduos com PEA, através da dinamização duas atividades (interação com uma Instalação Artística e criação de uma obra de Arte Colaborativa), nas quais se pretendeu verificar se os jovens são motivados pela vertente artística. A referida investigação desenvolveu-se numa abordagem qualitativa, tendo recorrido à observação participante e também de caráter estruturado, através de uma grelha de observação. O estudo envolveu seis jovens com PEA, que são acompanhados na Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo. Os dados recolhidos permitiram corroborar a melhoria de competências sociais, quando utilizada a arte como meio de interação com os participantes, em consonância com a perspetiva de diversos autores que defendem que a Arteterapia constitui um ambiente facilitador para o desenvolvimento e a expressão das pessoas com autismo.
- Prática de ensino supervisionada e o contributo dos contos tradicionais para a formação de leitores no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Soares, Diana Gomes; Balula, João Paulo Rodrigues; Melão, DulceNa primeira parte do trabalho refletimos criticamente sobre as práticas em contexto e consecutivamente realizamos uma caraterização dos dois contextos (Pré-Escolar e 1.º CEB). Na segunda parte do trabalho, através da revisão da literatura realizada, pudemos inferir que o conto tradicional tem vindo a alcançar um papel cada vez mais importante na nossa sociedade, dada a sua relevância para o desenvolvimento harmonioso da criança, podendo ser encarado enquanto ferramenta imprescindível para os Educadores de Infância e para os Professores do 1º CEB. Ter mais conhecimentos sobre o tema possibilitou-nos traçar o plano de investigação que achámos mais oportuno. Para este estudo considerou-se adequada a utilização de uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. O nosso estudo empírico contemplou várias etapas. Em primeiro lugar, foi aplicado um inquérito por questionário aos encarregados de educação, com o intuito de compreender como podem contribuir para a mobilização dos contos tradicionais. Em segundo lugar, realizámos um inquérito por entrevista à professora titular da turma para indagar a forma como o professor utiliza os contos tradicionais na sala de aula e que estratégias de desenvolvimento de compreensão da leitura mobiliza. Adicionalmente a nossa intervenção didática possibilitou a operacionalização de um conjunto de atividades interligadas e associadas ao conto tradicional, para o explorar da forma que achámos mais ajustada ao grupo, no intuito de compreendermos qual o contributo dos contos tradicionais para formação de leitores no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com base na análise dos dados recolhidos, podemos afirmar que os encarregados de educação apoiam e ajudam os seus educados no que respeita à leitura. A docente, por seu turno, atribui relevância à utilização de contos tradicionais, afirmando utilizá-los com frequência na sua prática educativa e indicando que desenvolve os alunos intelectualmente.
- Prática de ensino supervisionada e a utilização didática da literatura tradicional oral no contexto do 1º CEB : um estudo de casoPublication . Henriques, Ana Catarina Ferreira; Balula, João Paulo Rodrigues; Susana, AmanteA Educação Literária no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) tem assumido progressiva importância, devido ao seu elevado contributo para o desenvolvimento das crianças ao nível cognitivo, social, afetivo e emocional. A literatura pode desempenhar um papel central na formação de caráter e de identidade patrimonial, inserida num contexto de veiculação de tradições e valores, contribuindo, assim, para a melhoria de competências de literacia e, concomitantemente, para o desenvolvimento integral do sujeito, que se quer um cidadão questionador, autónomo e participativo numa história coletiva. A pertinência do estudo da literatura tradicional oral no 1.º CEB não está apenas ao serviço da aquisição de uma competência linguística suficientemente sólida por parte do aprendente, mas visa também a conformidade a normas sociais e culturais, que regem os usos linguísticos (competências pragmáticas e sociolinguísticas), para uma efetiva competência comunicativa. Com este relatório, pretendemos dar a conhecer alguns resultados de um projeto desenvolvido em contexto de Prática de Ensino Supervisionada, no qual se proporcionaram momentos de contacto com a literatura tradicional oral, aferindo as potencialidades do seu uso didático, nomeadamente no que diz respeito à abordagem de questões de identidade/alteridade (diversidade linguística e cultural). O plano de trabalhos centrou-se na implementação de intervenções didáticas com uma turma do 2.º ano de uma escola do 1.º CEB de Viseu. Desta intervenção resultou um e-book, construído coletivamente no contexto da Pática de Ensino Supervisionada, com as recolhas de textos de Literatura Tradicional Oral efetuadas pelos alunos. Neste relatório pretende-se refletir sobre alguns dos resultados obtidos. Em suma, as implementações e intervenções familiares contribuíram para o cumprimento dos objetivos: abordagem à Literatura Tradicional Oral e o envolvimento familiar.
- Sensibilização ambiental : práticas com crianças em idade pré-escolarPublication . Silva, Ana Filipa Martins da; Novais, Anabela; Mendes, CristianaEste Relatório Final de Estágio é fruto do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar as Práticas de Ensino Supervisionadas (PES), bem como o projeto de investigação na área da Ciências Naturais que ocorreu na Educação Pré-Escolar, abrangendo duas partes. A primeira parte direciona-se às práticas levadas a cabo ao longo das PES II e III, fazendo-se, uma reflexão sobre todo o trabalho desenvolvido e os contextos onde estas decorreram. Na segunda parte é apresentado o projeto de investigação desenvolvido ao longo de dois semestres. Com a realização deste trabalho pretendeu-se realizar um estudo incidindo na questão “Que práticas favorecem a sensibilização ambiental de crianças em idade pré-escolar?”. Assim, pretendemos dar resposta a esta pergunta, tendo como objetivo promover a sensibilização ambiental em crianças em idade pré-escolar. Foram realizadas entrevistas às crianças de modo a perceber de que forma é que protegem o ambiente. Posteriormente, foram realizadas três atividades, com o objetivo de identificarem os tipos de meio ambiente, o conceito e a importância de meio ambiente e as práticas ambientais das crianças. Os resultados da investigação mostraram que as crianças dos quatro e cinco anos percebem o conceito e a importância de meio ambiente e conseguem identificar vários tipos de meio ambiente. Constatámos que fora e dentro do jardim de infância efetuam práticas ambientais. Algumas crianças de três anos têm alguma dificuldade em perceb
- A implementação do ensino do inglês no 1º ciclo do ensino básico : uma investigação sobre a prática no 3º ano de escolaridadePublication . Correia, Ana Rita Nunes; Fidalgo, Susana; Lopes, Ana Maria CostaO presente estudo tem como principal finalidade a investigação do ensino precoce do inglês, nomeadamente a prática no 3.º ano de escolaridade. Nesse sentido, foi feito um estudo exploratório, enquadrado num paradigma qualitativo, tendo sido realizadas observações de aulas de Inglês lecionadas numa turma pertencente a um Agrupamento de Escolas de Viseu. O trabalho divide-se em duas partes distintas: as referências às práticas em contexto de estágio e a investigação científica. Primeiramente, será feita uma apreciação das práticas em contexto de estágio, referentes à educação pré-escolar e ao ensino do 1.º CEB, contendo uma caraterização de cada ambiente educativo e uma análise reflexiva sobre o que lá ocorreu. A investigação baseou-se na pesquisa documental e recorreu à observação naturalista e sistemática, a notas de campo e a um diário de bordo. Uma vez concluídas as observações, foi feita uma análise comparativa dos diversos aspetos observados no decorrer das aulas, mais especificamente das principais estratégias e metodologias de ensino utilizadas quanto ao Ensino do inglês como língua estrangeira a crianças desta faixa etária.
- Práticas de ensino supervisionada e representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1º ciclo do ensino básicoPublication . Rodrigues, Daniela Filipa Pereira; Balula, João Paulo Rodrigues; Melão, DulceResumo O presente relatório final de estágio foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e pretende evidenciar o percurso efetuado ao longo das práticas supervisionadas, incluindo o trabalho de investigação. O documento está estruturado em duas partes: na primeira parte são analisadas as aprendizagens realizadas nas unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada II e III, que decorreram na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, respetivamente; na segunda parte, é apresentada investigação sobre as representações da motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico. O estudo “Prática de Ensino Supervisionada e Representações sobre a motivação para a leitura numa turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico” apresentado neste relatório, incide nesses dois contextos: escola e família. O estudo tem como principal propósito compreender de que forma é que o professor da turma e a família onde os alunos estão inseridos, podem motivar os alunos para a leitura, de modo a que no presente e no futuro sejam crianças/adultos que leem frequentemente. De forma a obtermos informação para a investigação realizou-se um estudo de caso sobre a temática referida. A investigação abrange os alunos do 1.º Ciclo de uma Escola Básica, tendo a recolha de dados sido efetuada numa turma de 2.º ano de escolaridade, de forma a obter resultados para uma conclusão da investigação. Podemos então concluir que os nossos participantes (alunos, encarregados de educação e docente) eram leitores assíduos.
- O envolvimento das crianças no cantinho da leituraPublication . Bento, Cláudia Patrícia Ferreira; Balula, João Paulo Rodrigues; Amante, SusanaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação de Viseu. Este apresenta, de forma integrada, todo o trabalho realizado durante as Práticas Supervisionadas nos níveis de ensino acima mencionados. O relatório de estágio tem como título O Envolvimento das Crianças no Cantinho da Leitura, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. A investigação está ligada à área curricular do Português e desenvolve-se de forma a perceber quais as representações de Educadores de Infância, Assistentes Operacionais e Encarregados de Educação de crianças em idade pré-escolar relativamente ao Cantinho da Leitura. Assim, foi realizada uma investigação quantitativa, na qual o investigador aplicou questionários aos indivíduos mencionados anteriormente. No entanto, o investigador não teve qualquer interação direta com os inquiridos, aquando da aplicação dos instrumentos de investigação. Cumulativamente, os questionários apresentam questões que implicam uma análise qualitativa das respostas, sendo necessário o uso da análise de conteúdo. No final do presente trabalho, foi realizada uma análise a todos os questionários, de forma a dar resposta à pergunta do mesmo. Analisando os questionários, pudemos verificar que, no geral, os Educadores de Infância, os Assistentes Operacionais e os Encarregados de Educação dão bastante importância à leitura, proporcionando às crianças momentos relacionados com este domínio, tanto no jardim de infância como em casa, contribuindo para promover o gosto pela leitura.