dc.contributor.author | Xavier, Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-01-10T10:06:01Z | |
dc.date.available | 2020-01-10T10:06:01Z | |
dc.date.issued | 2019-11 | |
dc.description.abstract | Em Portugal, continuam a verificar-se reservas ao reconhecimento social da homoparentalidade, apesar da pesquisa científica internacional e das posições das associações profissionais, como é o caso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, reiterarem que o desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes são mais determinados pela dinâmica familiar e suporte social à família do que pelo género ou orientação sexual dos pais/mães. Tratando-se de uma temática que suscita opiniões e tomadas de posição nos diversos setores da sociedade, revela-se pertinente a reflexão sobre os eventuais desafios experimentados pelas famílias homoparentais ao longo do seu ciclo vital. Nesse sentido, o presente artigo propõe o enfoque na relação com os contextos escolares. Após o enquadramento do conceito e a sistematização dos consensos da comunidade científica resultantes da investigação realizada neste domínio, mormente no panorama internacional, terá lugar a análise do cenário do desenvolvimento das famílias homoparentais em Portugal. Concomitantemente, serão apresentados resultados parciais do estudo realizado no âmbito do doutoramento da autora, nomeadamente as perspetivas de pessoas sem e com filhos em torno dos projetos e vivências da homoparentalidade, em particular os aspetos percebidos como desafios e facilitadores na relação com o exterior, no contexto nacional. Por fim, serão apresentadas implicações para os contextos escolares, considerando também questões relacionadas com a formação dos profissionais. Pretende-se suscitar a reflexão crítica em torno da temática, reconhecendo o papel das escolas nos processos de transformação social promotores da afirmação e respeito pela diversidade, particularmente no que concerne às famílias homoparentais. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Xavier, P. (2019). Diversidade familiar e escola: Um olhar sobre as famílias homoparentais. In J. Rocha, L. Menezes, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7 (pp. 9-19). Viseu: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54036-5-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/6092 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Viseu | pt_PT |
dc.subject | famílias homoparentais | pt_PT |
dc.subject | escola | pt_PT |
dc.subject | Portugal | pt_PT |
dc.title | Diversidade familiar e escola: Um olhar sobre as famílias homoparentais | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Viseu | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 19 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 9 | pt_PT |
oaire.citation.title | Livro de Atas: Olhares sobre a Educação 7 | pt_PT |
person.familyName | Xavier | |
person.givenName | Paula | |
person.identifier.ciencia-id | 5210-1D1F-338A | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-6140-1228 | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 7e6cf595-6ada-4889-aa58-d3f040321e4b |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- artigo Atas_Olhares_VII_2019-9-19 PX.pdf
- Size:
- 533.02 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.79 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: