Browsing by Issue Date, starting with "2019-11"
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a ser professora: três reflexões sobre a iniciação à prática profissionalPublication . Pinto, Ana; Pacheco Figueiredo, Maria; Menezes, Luís“Aprender a ser professora: três reflexões sobre a Iniciação à Prática Profissional” foi o Relatório Final de Estágio (RFE) desenvolvido para a conclusão da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV). Este relatório aborda três dimensões educativas, o contexto/ambiente, a relação e a ação/intervenção. O texto toma como base o relatório elaborado pela primeira autora, com a orientação dos outros dois autores, para refletir sobre aquilo que é o Relatório Final de Estágio deste curso, como é vivido por uma aluna e que impacto tem na aprendizagem de futuros professores e educadores. A reflexão produzida em torno das três dimensões propostas, cruzando experiências formativas e leituras sobre as temáticas abordadas, deixa transparecer as suas potencialidades para o vir a ser professor.
- Assessing Serra da Estrela PDO cheeses’ origin-production date using fatty acids profilesPublication . Lima, M. J. Reis; Bahri, Hamdi; Morais, Jorge Sá; Veloso, Ana CA; Fontes, Luísa; Lemos, Edite Teixeira de; Peres, AntónioSerra da Estrela is a Portuguese traditional cheese produced with raw ewe’s milk from “Churra Mondegueira” and “Bordaleira” autochthonous breeds and the wild thistle flower (Cynara cardunculus L.), which benefits from the status of Protected Designation of Origin. Cheese chemical composition, namely the fatty acids profile, depends on milk composition and on manufacturing practices. Thus, the identification of possible chemical biomarkers capable of classifying Serra da Estrela cheeses according to the dairy manufacturing plant, geographical origin or production date would be of utmost relevance for producers and consumers. A typical fatty acids profile, including 23 saturated and unsaturated fatty acids, was identified for the studied cheeses, being butyric, caproic, caprilic, capric, lauric, miristic, palmitic, stearic, oleic, linoleic and its trans-isomer and α-linolenic acids the most abundant ones (relative mean abundances ranging from 1.4% ± 0.5% to 23.9% ± 1.9%). Linear discriminant models were established based on the most discriminative fatty acids (namely, caproic, caprilic, undecanoic, lauric, pentadecanoic, palmitic, palmitoleic, heptadecanoic, oleic, linoleic trans-isomer, heneicosanoic and arachidonic acids) that included less abundant fatty acids, which were selected using the simulated annealing algorithm. The established models enabled assessing cheeses’ origin (models based on 10–12 fatty acids) and/or production date (model based on 20 fatty acids) with predictive sensitivities of 71–88%. Therefore, fatty acids profiles coupled with chemometric techniques, could be foreseen as a fingerprint of cheese’s genuineness, enhancing the consumers’ confidence when purchasing this high-value cheese.
- Lecionar Expressão e Educação Musical no 1.º Ciclo do Ensino Básico: perspetivas dos professores acerca da sua formaçãoPublication . Rocha, João; Mendes, Adriana; Aguiar, Maria CristinaA formação inicial de professores ao nível musical tem vindo a ser estudada e discutida ao longo dos tempos. Neste sentido, apoiados em diferentes estudos e autores, considerando que a prática musical continua a ser muito reduzida no 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB), e que os professores deste nível de ensino possuem uma formação musical insuficiente, desenvolvemos um estudo onde pretendemos identificar e compreender as perspetivas dos professores acerca da sua formação musical para a lecionação da área disciplinar de Expressão e Educação Musical (EEM). Estas questões avolumaram-se aquando da realização da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º CEB, da Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), uma vez que não foram observados quaisquer momentos de prática musical nas escolas cooperantes. Foi realizada uma investigação suportada por uma metodologia quantitativa, de caráter descritivo, com recurso ao inquérito por questionário, aplicado a cento e trinta e três professores do 1.º CEB de quatro Agrupamentos de Escolas do concelho de Viseu. Foi possível concluir que a grande maioria dos docentes não possui uma formação inicial adequada para lecionar a área disciplinar de EEM, o que condiciona a aprendizagem dos alunos. Todavia, embora os docentes reconheçam a importância da música para o desenvolvimento global do aluno e para o desenvolvimento das suas competências e capacidades, e apesar de considerarem que a sua formação inicial é pouco adequada para a lecionação da EEM, a maioria não procura formação especializada com o intuito de atualizar os seus conhecimentos. Refira-se que a música é remetida, por grande parte dos docentes, para as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), não tomando em consideração o caráter facultativo da frequência das mesmas. Por fim, constatámos que a quase totalidade dos inquiridos considera que a lecionação da EEM deve ser da responsabilidade de um professor especializado em música com a colaboração do docente titular de turma.
- (H)isto é Matemática – História da Matemática no ensino da MatemáticaPublication . martins, ana patrícia; Ribeiro, António Augusto Gaspar; Gomes, Helena Margarida dos Santos Vasconcelos; Menezes, Luís; Ferreira, LilianaO estudo da História da Matemática favorece a visão da matemática como um produto da atividade humana, em estreita ligação com o desenvolvimento da sociedade, e a sua integração no ensino da matemática contribui para o desenvolvimento de atitudes positivas dos estudantes em relação à disciplina. Para além disso, tarefas matemáticas com um contexto histórico contribuem para o desenvolvimento de capacidades transversais, como a comunicação e o raciocínio matemáticos. O recurso à história da matemática no ensino da disciplina constitui, também, uma forma inovadora de os professores ensinarem Matemática. Reconhecemos que, em Portugal, são ainda escassos os recursos didáticos que privilegiam o uso da história da matemática no ensino da disciplina, ao nível dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e também na formação de professores para os primeiros anos de escolaridade. Assim, pretendemos, com este projeto, estudar as potencialidades da integração da história da matemática no ensino da Matemática, tanto no ensino básico como na formação inicial de professores que ensinam Matemática aos primeiros anos. Para isso, começamos por estudar as conceções de professores dos 2.º e 3.º CEB e de futuros professores dos 1.º e 2.º CEB sobre a importância da história da matemática no ensino da disciplina. Procuramos também, numa lógica de desenvolvimento curricular, elaborar tarefas matemáticas baseadas em contextos da história da matemática para a sala de aula, com inclusão de orientações didáticas para a sua exploração.
- Sobre a importância das Unidades de Investigação e Desenvolvimento financiadas pela FCT na afirmação das Instituições de Ensino Superior Politécnicas. O caso do CERNASPublication . Ferreira, AJD; Rodrigues, AM; Guiné, Raquel; Costa, R; Ferreira, CMD; Cunha, MJM; Oliveira, MFLO CERNAS (Centro de Estudos em Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade), é uma Unidade de Investigação e Desenvolvimento (UID) financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, 100% sediada em Politécnicos que na última avaliação, ocorrida em 2018/19 obteve a classificação de Muito Bom. Centrada na Região Centro, possuía em 2018, 49 investigadores integrados com Doutoramento, procedentes dos três polos, dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Coimbra e Viseu, maioritariamente das suas Escolas Superiores Agrárias. O CERNAS divide-se funcionalmente em três Grupos de Investigação (GI), a saber: GI em Ciências e Engenharia Alimentar, GI em Ciências Agronómicas e GI em Ambiente e Sociedade. Fundado em 2003, o CERNAS desde cedo pugnou pelo incentivo à criação de saber, enquanto dimensão fundamental da missão de uma Instituição de Ensino Superior, no contexto da idade do conhecimento, procurando criar as condições para o desenvolvimento estrutural das suas equipas de investigação, a criação das competências estratégias em termos de investigação e saber, necessárias ao desenvolvimento da Região Centro de Portugal. Com efeito, ao constituir-se como uma UID centrada na Região Centro, a única avaliada e financiada na área temática da Agricultura pela FCT, o CERNAS tem o privilégio e o dever de contribuir para uma área estratégica em que falta a massa crítica para o desenvolvimento de uma Região tão exigente como diversificada, onde soluções mais tradicionais têm pouco impacto. O CERNAS posiciona-se assim como um instrumento imprescindível ao desenvolvimento, tendo já ultrapassado uma série de desafios, nomeadamente um certo apoucamento que desde sempre se ligou à capacidade de os Politécnicos produzirem saber. Neste sentido, a afirmação do CERNAS até ao momento inscreve-se num espírito de demostração de competências ao mais alto nível científico, e sobretudo à sua transferência para o tecido empresarial, de forma a aumentar a competitividade e as mais valias resultantes da incorporação do saber nos processos produtivos. À nossa frente subsistem, no entanto, problemas a ultrapassar, na peleia por um total reconhecimento do papel dos Politécnicos e das suas Escolas Superiores Agrárias enquanto centros de produção de saber e indutores de desenvolvimento. Desde logo a consolidação das conquistas até ao presente, com a criação de condições para a formação de equipas de investigação em redor de um ou mais investigadores (preferencialmente pertencentes aos vários polos do CERNAS), em temas estratégicos para a Região e para a resolução dos seus problemas. Por fim, o problema da formação avançada ao nível dos Programas Doutorais, continua a ser uma das dimensões que nos cerceia e impossibilita de projetar o nosso impacto a médio e longo prazo, razão pela qual a completa implementação do DL65/2018 continua a ser um dos nossos principais desígnios. A comunicação pretende apresentar a estratégia do CERNAS face aos obstáculos já ultrapassados, bem como face aos problemas que se adivinham e avizinham.
- Diversidade familiar e escola: Um olhar sobre as famílias homoparentaisPublication . Xavier, PaulaEm Portugal, continuam a verificar-se reservas ao reconhecimento social da homoparentalidade, apesar da pesquisa científica internacional e das posições das associações profissionais, como é o caso da Ordem dos Psicólogos Portugueses, reiterarem que o desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes são mais determinados pela dinâmica familiar e suporte social à família do que pelo género ou orientação sexual dos pais/mães. Tratando-se de uma temática que suscita opiniões e tomadas de posição nos diversos setores da sociedade, revela-se pertinente a reflexão sobre os eventuais desafios experimentados pelas famílias homoparentais ao longo do seu ciclo vital. Nesse sentido, o presente artigo propõe o enfoque na relação com os contextos escolares. Após o enquadramento do conceito e a sistematização dos consensos da comunidade científica resultantes da investigação realizada neste domínio, mormente no panorama internacional, terá lugar a análise do cenário do desenvolvimento das famílias homoparentais em Portugal. Concomitantemente, serão apresentados resultados parciais do estudo realizado no âmbito do doutoramento da autora, nomeadamente as perspetivas de pessoas sem e com filhos em torno dos projetos e vivências da homoparentalidade, em particular os aspetos percebidos como desafios e facilitadores na relação com o exterior, no contexto nacional. Por fim, serão apresentadas implicações para os contextos escolares, considerando também questões relacionadas com a formação dos profissionais. Pretende-se suscitar a reflexão crítica em torno da temática, reconhecendo o papel das escolas nos processos de transformação social promotores da afirmação e respeito pela diversidade, particularmente no que concerne às famílias homoparentais.
- Edible Flowers: Study Involving Consumers In Portugal, Slovenia And BrazilPublication . Guiné, Raquel; Florença, Sofia; Ferrão, Ana Cristina; Bizjac, Masa; Vombergar, Blanka; Simoni, Natalia; Vieiera, VivianeIntroduction: The use of edible flowers (EF) has gained a renewed attention because of their potential for gastronomic purposes allied to their possible beneficial health effects. However, there is still a lack of information about consumer’s behaviours regarding EF and how much they are informed about these products. Objectives: The aim of this study was to investigate the habits and knowledge about EF for people residing in three different countries, located in different parts of the world (Portugal in the Iberian Peninsula, Slovenia in South Central Europe and Brazil in South America). Methods: This is a cross-sectional study carried out with a sample of 559 participants from the three countries mentioned above. For data analysis, basic descriptive statistical tools were used complemented with a tree classification analysis, aimed at evaluating the relative importance of each of the possible influential variables (age group, sex, country, living environment, level of education and area of work/studies) on the participants’ consumption and knowledge about EF. For that purpose, it was followed the CRT (Classification and Regression Trees) algorithm with cross validation. Results: In general, the participants had already consumed EF and their use was more popular between the Portuguese participants, being the Brazilian those who used them less. Also, most of the participants, independently of the country, showed some uncertainty regarding the increase in the consumption of EF, which reveals that there are still some doubts about the use of EF in gastronomy. The classification analysis showed that country was the major discriminant for aspects like: the consumption of EF, their usage in gastronomy, the preferred way to eat EF and also for the level of awareness associated with the consumption of this kind of product. On the other hand, level of education was the most important discriminant for the information available about EF and also for the participants' opinions towards increasing the intake of EF. Conclusions: These results highlighted the importance of the country and other sociodemographic characteristics on EF eating patterns. These findings are very useful to understand the factors that most affect the participants’ attitudes towards the consumption and knowledge regarding EF.
- Conceções e práticas de professores sobre a educação para a cidadania no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Rocha, João; Costa Lopes, Ana Maria; Cardoso, Ana PaulaO trabalho de investigação desenvolvido visa sensibilizar a comunidade científica e, principalmente, todos os professores, para a necessidade de incluir a Educação para a Cidadania, de forma transversal, na sua prática pedagógica diária, tal como é preconizado pela tutela. A partir do estudo empírico realizado damos a conhecer algumas conceções e práticas dos professores, principalmente aquelas que podem ser encaradas como resistências dos mesmos à abordagem desta área. Trata-se de um estudo com caráter descritivo, recorrendo ao inquérito por questionário como técnica de recolha de dados. O instrumento elaborado para o efeito foi aplicado à população dos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) do concelho de Viseu, fazendo parte da amostra total da investigação noventa e um professores de quatro agrupamentos de escolas. De entre os resultados obtidos, salientamos que as metodologias que os docentes referem aplicar mais vezes para desenvolverem competências nesta área são os processos de trabalho reflexivo e de trabalho cooperativo entre os alunos. As dimensões da Educação para a Cidadania, definidas nos documentos orientadores, que os professores afirmam estar mais evidentes nas suas práticas são, em primeiro lugar, a educação ambiental/desenvolvimento sustentável, a educação para a igualdade de género e a educação para os direitos humanos. A extensão do currículo e a demasiada importância atribuída aos testes e exames são as maiores dificuldades apontadas pelos docentes à abordagem da Educação para a Cidadania.
- Os objetivos do milénio – os resultados de 2015 e prospetiva para 2030Publication . Marques Dos Santos, Paula; Antunes, Sandra; Guedes, AnabelaO presente artigo pretende desenvolver uma análise crítica das metas alcançadas em relação aos 8 Objetivos do Milénio (ODM), inicialmente traçados no ano de 2000, apreciados os resultados relatados no balanço de 2015. Pretendemos, adicionalmente, perceber de que forma os 8 objetivos inicialmente previstos deram lugar aos 17 novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e qual a sua repercussão nas ações enquadradas ao nível da Agenda 2030. A proposta de análise é geograficamente circunscrita ao espaço da União Europeia. A metodologia adotada enquadra a exploração bibliográfica, suportada por técnicas de análise documental e de conteúdo, sendo a investigação essencialmente de tipo descritivo. Os resultados esperados serão, na lógica de um paper review, elucidativos dos progressos alcançados e dos fracassos registados, contribuindo para um conhecimento mais apurado da temática.
- O tempo das crianças entre a escola e a famíliaPublication . Rocha, João; Mendes, Adriana; Pacheco Figueiredo, MariaAtualmente, as crianças passam grande parte do seu tempo na escola e, no final das aulas, frequentam outras atividades com um formato semelhante, restandolhes pouco tempo para fazer o que gostam. A ocupação do tempo da criança é, ainda, na maioria das vezes, dependente do trabalho dos adultos e das suas rotinas. Face a esta problemática, procedemos a um estudo sobre como é que as crianças perspetivam a gestão do seu tempo, a partir da recolha de dados junto dos alunos de uma turma do 3.º ano de escolaridade de uma escola pública de Viseu. Indagámos, a partir de um inquérito por entrevista aplicado individualmente aos alunos, acerca das atividades que estes realizam durante a semana e durante o fim de semana, tentando perceber de que forma os tempos livres são ocupados e como é que gostariam de os ocupar, tendo em atenção as suas perspetivas. A partir da análise dos dados recolhidos, podemos concluir que o tempo das crianças ao longo da semana é maioritariamente institucionalizado, pois a maioria dos alunos frequenta as atividades de tempo livre (ATL) após as aulas e, ainda, outras atividades extracurriculares como futebol, natação, dança, música, entre outras. Ao fim de semana, por sua vez, o tempo dos inquiridos é principalmente não institucionalizado, no entanto existem crianças que frequentam atividades extracurriculares neste período. Dado o preenchimento do seu dia-a-dia, as crianças assumem que gostariam de ter mais tempo para brincar e estar com a família. Para além disso, a maioria das crianças gostava de alterar a forma como o seu dia está organizado, nomeadamente no que diz respeito à organização do tempo escolar e às atividades de lazer/tempo livre.