Repository logo
 
Publication

O posicionamento social das marcas Chanel e Dior e o feminismo: em busca da ligação

dc.contributor.advisorGonçalves, Tatiana
dc.contributor.authorGouveia, Catarina Sofia Silva
dc.date.accessioned2020-09-28T10:07:01Z
dc.date.available2020-09-28T10:07:01Z
dc.date.issued2020-07-01
dc.description.abstractO feminismo em coerência com a moda incentivou as mudanças sociais fossem alcançadas. As saias foram substituídas por calças, permitindo a liberdade das mulheres e o mundo masculino foi abrindo portas para a participação das mulheres na política. As marcas de moda renomeadas, como a Chanel e a Dior, têm um papel relevante nas contribuições sociais, uma vez que a sua representatividade e alcance são bastante amplos. Nesta linha de pensamento é possível assumir que a história de ambas as marcas e as conquistas das mulheres encontram-se interligadas. Consequentemente, as convicções destas marcas, ao irem de encontro com o feminismo, permitem que a relação entre o poder e as mulheres seja maior. Esta visão futurista é fundamentada no posicionamento social da Chanel e Dior e nas duas diretoras criativas das marcas, uma vez que o mundo da moda é, ainda, controlado por homens. Assim sendo, este estudo visa estabelecer a ligação entre o feminismo e o posicionamento social de ambas as marcas e as suas possíveis contribuições sociais. Para tal, a metodologia que melhor se adapta é a pesquisa qualitativa com cariz exploratório, tendo em atenção a análise documental, uma vez que capacita a recolha e interpretação de documentos, com o intuito de clarificar a ligação de mútua influência de ambos os conceitos.pt_PT
dc.description.abstractFeminism alongside fashion has enabled social changes to be achieved. Skirts have been replaced by pants, allowing female freedom to take place and the male world began to adapt itself for the inclusion of women in politics. Renowned fashion brands like Chanel and Dior have an important role around social contributions, inasmuch as their representativeness and reach are wide. In this line of thought it is reasonable to assume the history of both brands and achievements of women are interconnected. In consequence the conviction of these brands, when according to feminism, make way for the relationship between power and the women to grow. This futurist vision is based in social positioning of Chanel and Dior and their two creative directors once the fashion world is, as of yet, still controlled by men. Therefore, this research is intended to establish the bond between feminism and the social positioning of both brands and their respective social contributions. Taking this into account, the methodology that best fits this intent is the descriptive research with qualitative nature, having into account the documental analysis, since it allows the gather and the interpretation of documents in order to clarify the connection of mutual influence from both concepts.pt_PT
dc.identifier.tid202521540pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6379
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectfeminismopt_PT
dc.subjectmanifestações sociaispt_PT
dc.subjectdiretores criativospt_PT
dc.subjectposicionamento socialpt_PT
dc.subjectChanel e Diorpt_PT
dc.subjectfeminismpt_PT
dc.subjectsocial manifestationspt_PT
dc.subjectcreative directorspt_PT
dc.subjectsocial positioningpt_PT
dc.titleO posicionamento social das marcas Chanel e Dior e o feminismo: em busca da ligaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Projeto de Mestrado Catarina Gouveia 10992.pdf
Size:
1.46 MB
Format:
Adobe Portable Document Format