Repository logo
 
Publication

Processos Criativos A influência dos Estereótipos

dc.contributor.advisorRodrigues, Paula
dc.contributor.authorCorreia, Joaquim Edgar Martins
dc.date.accessioned2023-11-27T15:45:55Z
dc.date.available2023-11-27T15:45:55Z
dc.date.issued2023-07-25
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio é constituído por uma primeira parte alusiva à Prática Pedagógica que decorreu no contexto da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionado I, II e III do Mestrado em Ensino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na segunda parte deste Relatório Final de Estágio é abordada a problemática levantada pelo investigador “Processos Criativos - A Influência dos Estereótipos”, questão que desencadeia todo o desenvolvimento deste trabalho de investigação. Para o efeito realizou-se o enquadramento teórico, importante para a reflexão e estudo, de forma a apoiar no decorrer da investigação. A resposta à questão de investigação é sustentada pela experiência prática de estágio e a implementação de Unidades de Trabalho seguindo a metodologia de resolução de problemas. Realizou-se um estudo qualitativo adotando a metodologia de investigação-ação a partir da necessidade de identificar estratégias para auxiliar os alunos na construção criativa, reflexão e fundamentação do processo de gerar novas ideias. Foram implementadas duas Unidades de Trabalho (UT) em duas turmas do 6ºano na disciplina de Educação Visual, que abordam questões ligadas aos processos criativos e à influência, ou não, de estereótipos. Através destas UT obtivemos os dados, essencialmente visuais que depois de submetidos a uma cuidada análise, nos permitem destacar dificuldades por parte dos alunos no processo criativo, verificando-se que este é influenciado pela existência de estereótipos aparentes nos padrões de respostas ao nível do desenho, símbolos e cores nas diferentes temáticas abordadas. Este estudo permite-nos destacar a importância do papel do professor de EV e ET no desenvolvimento da criatividade dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThis Final Internship Report consists of a first part allusive to the Pedagogical Practice that took place in the context of the Curricular Unit of Supervised Teaching I, II and III of the Master's Degree in Teaching Visual and Technological Education in KS1 and KS2, the target of the critical and reflective development in context and action. The second part of this report addresses the problem raised by the researcher regarding the “Creative Processes - The Influence of Stereotypes” – which was the prime reason for having triggered the entire need for this research. Therefore, a theoretical framework was carried out, which is important for the reflection and study, in order to support the course of the investigation. The answer to the research question is supported by the practical experience of the internship and the implementation of Work Units following the methodology of problem solving. A qualitative study was carried out, adopting the action-research methodology based on the need to identify strategies to help students build creative reflection and support the process of generating new ideas. Two Work Units were implemented in two different year 6 Visual Education classes, which addressed issues related to creative forms and the influence (or not) of stereotypes. Through these Work Units, we obtained essentially visual data, which after being subjected to a careful analysis, allowed us to highlight the difficulties students faced during creative processes, verifying that this is influenced by the existence of apparent stereotypes in the patterns of responses in terms of drawing, symbols and colours in the different topics that were covered. This study allows us to highlight the importance of the role of an Art/Design Technology teacher in the development of students' creativitypt_PT
dc.identifier.tid203406591pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/8086
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCorpt_PT
dc.subjectCriatividadept_PT
dc.subjectDesenhopt_PT
dc.subjectEstereótipospt_PT
dc.subjectExpressãopt_PT
dc.subjectMetodologiapt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectColourpt_PT
dc.subjectCreativitypt_PT
dc.subjectCritical thinkingpt_PT
dc.subjectDrawingpt_PT
dc.subjectExpressionpt_PT
dc.subjectStereotypespt_PT
dc.subjectMethodologypt_PT
dc.titleProcessos Criativos A influência dos Estereótipospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEnsino de Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
288-Relatório final-2572-1-4-20230908.pdf
Size:
4.23 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: