Repository logo
 
Publication

Implementação de um projeto de endomarketing na Continental Advanced Antenna Portugal

dc.contributor.advisorSilva, Paulo
dc.contributor.authorFerreira, Ana Salomé Gouveia Melo
dc.date.accessioned2020-10-01T15:35:13Z
dc.date.available2021-06-30T00:30:13Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.description.abstractNum mercado empresarial cada vez mais global e competitivo, torna-se imperativo que as empresas pensem em formas de se diferenciarem das restantes e de se posicionarem no mercado de uma forma mais competitiva e credível. Com esta evolução no mundo empresarial, os gestores começaram a entender que o grande fator diferencial de uma organização são as pessoas, sendo fundamental que estas se encontrem alinhadas com os objetivos e cultura institucional da marca. Neste paradigma, os colaboradores começaram a ser reconhecidos como um elemento essencial para o sucesso das organizações. Sendo necessário implementar estratégias de marketing não só dirigidas ao público externo, mas também ao cliente interno. Apesar da importância crescente em ter uma estratégia delineada especialmente para o público-interno, muitas empresas apostam, essencialmente, em ações isoladas de gestão de recursos humanos, marketing e relações públicas (internas e externas), não tendo assim um programa de endomarketing estratégico, adaptado às necessidades do público-interno. Neste contexto, foi desenvolvido um plano estratégico de endomarketing, aplicado à empresa Continental Advanced Antenna Portugal, com o objetivo de refletir acerca do impacto que um plano deste tipo pode ter nos colaboradores da organização. Recorreu-se assim a uma metodologia não experimental, quantitativa e transversal, tendo sido utilizado o inquérito como instrumento. Após recolhidos os dados necessários passou-se à análise e discussão dos mesmos, onde foram calculados o coeficiente de Alpha de Cronbach para testar a fiabilidade das variáveis em estudo e o coeficiente de Pearson para medir a correlação entre elas. Com esta análise chegou-se à conclusão que as ações de endomarketing, enquadradas num projeto de intervenção estratégico, contribuem para um maior envolvimento dos colaboradores com a marca. Para além disso, verificou-se que existe uma correlação positiva entre a perceção dos colaboradores sobre o Marketing Interno e a avaliação das ações de endomarketing implementadas na empresa.pt_PT
dc.description.abstractIn an increasingly global and competitive business market, it is imperative that companies think of ways to differentiate from others and position themselves in the marketplace in a more competitive and credible manner. With this evolution in the business world, managers can understand that people are the biggest asset in organizations, being fundamental that they are aligned with the objectives and institutional culture of the brand. In this paradigm, employees began to be recognized as an essential element for the success of organizations. It is necessary to implement marketing strategies not only directed to the external public, but also to the internal client. Despite the growing importance of having a strategy designed especially for the internal public, many companies are essentially focusing on isolated actions of human resources management, marketing and public relations (internal and external), and they don’t have a strategic internal marketing program, adapted to the needs of the internal public. In this context, a strategic endomarketing plan was developed, applied to Continental Advanced Antenna Portugal, with the purpose of reflecting on the strategy impact on the employees. To obtain data, a non-experimental quantitative and cross-sectional methodology was used and was implemented a survey to employees. After collecting all necessary data, we proceeded to the analysis and discussion of the same ones where the Cronbach's Alpha coefficient was used to test the reliabilities and the Pearson's coefficient was used to measure the correlation between the variables. With this analysis it was concluded that the internal marketing actions, framed in a strategic intervention project, contribute to the commitment of employees with the brand. In addition, it was found that there is a positive correlation between the perception of employees about internal marketing and the evaluation of internal marketing actions implemented in the company.pt_PT
dc.identifier.tid202522881pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/6382
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEndomarketingpt_PT
dc.subjectMarketing Internopt_PT
dc.subjectComunicação Internapt_PT
dc.subjectOrganizaçõespt_PT
dc.subjectInternal Marketingpt_PT
dc.subjectInternal Communicationpt_PT
dc.subjectOrganizationspt_PT
dc.titleImplementação de um projeto de endomarketing na Continental Advanced Antenna Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameComunicação Aplicadapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese de Mestrado Ana Salomé Ferreira_Finalíssima_VFF.pdf
Size:
3.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format