Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Competências emocionais e literacia em saúde sexual e reprodutiva nos estudantes do ensino secundário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PatriciaJoseSousaFreitas_DM.pdf2.98 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Enquadramento: A literacia em saúde é entendida como a capacidade para tomar decisões informadas sobre a saúde. Constituiu-se como a opção quotidiana de decisões de saúde conscientes com uma particular importância no grupo dos adolescentes. Assim assume-se de primordial importância uma educação sexual integrativa a este grupo. Objetivos: Determinar se as variáveis sociodemográficas, de contexto académico e contextuais de saúde sexual e reprodutiva interferem na literacia em saúde sexual e reprodutiva nos estudantes do ensino secundário; analisar a relação entre as competências emocionais e a literacia em saúde sexual e reprodutiva nos estudantes do ensino secundário. Metodologia: Estudo transversal, descritivo e analítico, envolvendo uma amostra de 213 alunos a frequentarem os 10.º, 11.º e 12.º anos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, maioritariamente feminina (60.4 %) com idade média de 16.45 anos. A recolha de dados foi suportada num questionário de caracterização sociodemográfica, variáveis de contexto académico, variáveis contextuais de saúde sexual e reprodutiva, o Questionário de Competência Emocional de Vladimir Taksic’ (2000), uma adaptação portuguesa de Faria & Lima Santos (2001) e o Questionário de Conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva de Santos (2017). Resultados: Maioritariamente, os alunos recorrem aos pais quando têm dúvidas sobre a saúde sexual e reprodutiva (30.5%) e apenas 10.8% aos profissionais de saúde. Predominam os estudantes (67.6%) que consideram ter conhecimentos bons/muito bons sobre saúde sexual e reprodutiva, sendo as raparigas quem revela mais conhecimentos em relação a esta temática. Quanto mais idade e ano de escolaridade, os estudantes têm, mais conhecimentos possuem sobre saúde sexual e reprodutiva. Quanto menos capacidades, têm os alunos, para lidar com a emoção, menor é a informação que estes possuem sobre saúde sexual e reprodutiva. Conclusão: Quanto mais precoce for assimilado o compromisso da aprendizagem sobre saúde sexual e reprodutiva, maior será a obtenção de bons resultados, refletindo-se em adolescentes mais comprometidos e seguros. Palavras-chave: Competências emocionais; Literacia; Saúde sexual e reprodutiva; Adolescentes.
Abstract Background: Health literacy is understood as the ability to make informed health decisions. There is a particular importance in the group of adolescents as they partake the daily option of conscious health decisions. In this way, an integrative sex education is assumed to be extremely important to this group. Aims: Determine whether sociodemographic variables, of academic and contextual context of sexual and reproductive health interfere in sexual and reproductive health literacy in high school students; Analyse the relationship between emotional skills and sexual and reproductive health literacy in high school students. Methodology: Cross-sectional study, descriptive and analytical, involving a sample of 213 students attending the 10th, 11th and 12th grade of the group of schools of Beira Moimenta, mostly female (60.4%) with an average age of 16.45 years. The data collection was supported in a questionnaire of demographic characterisation, variables of academic context, contextual variables of sexual and reproductive health, the questionnaire of emotional competence of Vladimir Taksic ' (2000), a Portuguese adaptation of Faria & Lima Santos (2001) and the Knowledge Questionnaire on the sexual and reproductive health of Santos (2017). Results: Most of the students approach their parents when they have doubts about sexual and reproductive health and only 10.8% will seek health professionals. Students (67.6%) who have good / very good knowledge about sexual and reproductive health prevail, being the girls who reveal to have more knowledge about this subject. The older and more schooling students have the more knowledge they have about sexual and reproductive health. The fewer capacities the students have to deal with emotions, the lesser the information they have about sexual and reproductive health. Conclusion: The earlier the commitment to learn about sexual and reproductive health is assimilated, the better will the outcomes be, accomplishing better results and therefore reflecting on more committed and safe adolescents. Keywords: Emotional Competences; Literacy; Sexual and Reproductive Health; Adolescents.

Description

Keywords

Ensino secundário Estudantes Inteligência emocional Literacia em saúde Saúde reprodutiva Emotional intelligence Health literacy Reproductive health Secondary education Students Portugal

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue