Publication
«Tornar-se leitor» - uma demanda (im)possível de itinerários de leitura de estudantes de Educação Social
| dc.contributor.author | Melão, Dulce | |
| dc.date.accessioned | 2016-06-18T09:11:59Z | |
| dc.date.available | 2016-06-18T09:11:59Z | |
| dc.date.issued | 2016 | |
| dc.description.abstract | Resumo Contexto: A leitura dobra-se e desdobra-se atualmente numa pluralidade de práticas que plasmam o quotidiano, repercutindo-se em múltiplos contextos educativos. No entendimento de que «tornar-se leitor» é um labor felizmente inconcluso, procurou-se conhecer as representações sobre a leitura de estudantes de Educação Social (1.º ano, 1.º Ciclo de Bolonha), tendo como objetivos descortinar as tonalidades de que se entreteciam e possíveis repercussões na sua profissão futura. Método: considerou-se adequada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes no estudo foram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º semestre, ano letivo 2015-2016). Os instrumentos utilizados foram 52 reflexões escritas individuais realizadas no início da unidade curricular e 52 reflexões escritas finais entregues no final da mesma. A técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Resultados: a maioria dos estudantes encarava a leitura como forma de alargamento dos seus conhecimentos, destacando-se o incremento do vocabulário e da imaginação e, em menor grau, como modo de entretenimento. Muitos valorizavam a leitura no seu quotidiano, considerando-a uma mais-valia para os profissionais da Educação Social. Conclusões: reveste-se de importância conhecer as representações sobre a leitura dos estudantes de Educação Social no início do seu percurso formativo, de modo a compreender o modo como estas se poderão vir a repercutir no seu labor futuro, mormente no que respeita à educação de cidadãos socialmente responsáveis. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Melão, D. (2016). «Tornar-se leitor» - uma demanda (im)possível de itinerários de leitura de estudantes de Educação Social. I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar. Livro de resumos (p. 60). CESPU: Vila Nova de Famalicão | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.19/3236 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | CESPU/Universidade do Minho | pt_PT |
| dc.subject | leitura | pt_PT |
| dc.subject | ensino superior | pt_PT |
| dc.subject | representações | pt_PT |
| dc.subject | educação social | pt_PT |
| dc.title | «Tornar-se leitor» - uma demanda (im)possível de itinerários de leitura de estudantes de Educação Social | pt_PT |
| dc.type | conference object | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | Vila Nova de Famalicão | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 60 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 60 | pt_PT |
| oaire.citation.title | I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar. Livro de resumos | pt_PT |
| person.familyName | Melão | |
| person.givenName | Dulce | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1608-1074 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | conferenceObject | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f |
