Repository logo
 
Publication

«Tornar-se leitor» - uma demanda (im)possível de itinerários de leitura de estudantes de Educação Social

dc.contributor.authorMelão, Dulce
dc.date.accessioned2016-06-18T09:11:59Z
dc.date.available2016-06-18T09:11:59Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractResumo Contexto: A leitura dobra-se e desdobra-se atualmente numa pluralidade de práticas que plasmam o quotidiano, repercutindo-se em múltiplos contextos educativos. No entendimento de que «tornar-se leitor» é um labor felizmente inconcluso, procurou-se conhecer as representações sobre a leitura de estudantes de Educação Social (1.º ano, 1.º Ciclo de Bolonha), tendo como objetivos descortinar as tonalidades de que se entreteciam e possíveis repercussões na sua profissão futura. Método: considerou-se adequada uma abordagem de natureza qualitativa, tendo como referencial metodológico o estudo de caso. Os participantes no estudo foram 52 estudantes inscritos na unidade curricular de Técnicas de Produção de Texto (1.º semestre, ano letivo 2015-2016). Os instrumentos utilizados foram 52 reflexões escritas individuais realizadas no início da unidade curricular e 52 reflexões escritas finais entregues no final da mesma. A técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Resultados: a maioria dos estudantes encarava a leitura como forma de alargamento dos seus conhecimentos, destacando-se o incremento do vocabulário e da imaginação e, em menor grau, como modo de entretenimento. Muitos valorizavam a leitura no seu quotidiano, considerando-a uma mais-valia para os profissionais da Educação Social. Conclusões: reveste-se de importância conhecer as representações sobre a leitura dos estudantes de Educação Social no início do seu percurso formativo, de modo a compreender o modo como estas se poderão vir a repercutir no seu labor futuro, mormente no que respeita à educação de cidadãos socialmente responsáveis.pt_PT
dc.identifier.citationMelão, D. (2016). «Tornar-se leitor» - uma demanda (im)possível de itinerários de leitura de estudantes de Educação Social. I Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar. Livro de resumos (p. 60). CESPU: Vila Nova de Famalicãopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.19/3236
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCESPU/Universidade do Minhopt_PT
dc.subjectleiturapt_PT
dc.subjectensino superiorpt_PT
dc.subjectrepresentaçõespt_PT
dc.subjecteducação socialpt_PT
dc.title«Tornar-se leitor» - uma demanda (im)possível de itinerários de leitura de estudantes de Educação Socialpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceVila Nova de Famalicãopt_PT
oaire.citation.endPage60pt_PT
oaire.citation.startPage60pt_PT
oaire.citation.titleI Jornadas Internacionais de Leitura, Educação e Sucesso Escolar. Livro de resumospt_PT
person.familyNameMelão
person.givenNameDulce
person.identifier.orcid0000-0002-1608-1074
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery449bce5b-12b2-4980-bda0-1f8a47d90f7f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
book.pdf
Size:
313.72 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.79 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: