Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Institucionalização e qualidade de vida em crianças e jovens portugueses

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Projeto Mestrado Final - Diana.pdf1.06 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A literatura existente acerca da institucionalização de crianças e jovens vítimas de maus-tratos apresenta vários aspetos a ter em conta no que concerne às consequências da mesma, focando tanto aspetos mais positivos e favoráveis à sua implementação como negativos. Com o intuito de contribuirmos para o conhecimento científico desta área de investigação, analisámos a qualidade de vida de 51 crianças e jovens, 24 das quais institucionalizadas em LIJ´s, em função de variáveis sociodemográficas (idade, género e tipo de ensino frequentado) e institucionais (institucionalização, tempo e motivo de acolhimento), recorrendo ao instrumento Kid-KINDL, versão portuguesa, 8-12 anos (Ferreira, Almeida, Pisco & Cavalheiro, 2006). Verificam-se diferenças estatisticamente significativas na qualidade de vida entre o grupo de crianças institucionalizadas e o das não institucionalizadas apenas na dimensão do bem-estar físico, sendo o primeiro grupo quem apresentou valor de média mais elevado. Também se constataram diferenças significativas em função do tempo de acolhimento, nas dimensões amigos e score global da qualidade de vida, sendo as crianças institucionalizadas há menos de 12 meses quem apresentou melhores índices. A idade, o género, o tipo de escola e o tipo de maus tratos (nomeadamente, a negligência e a exposição a comportamentos desviantes) não se revelaram significativas neste âmbito. O estudo aponta a necessidade de aprofundamento na investigação destas questões em próximos trabalhos, por forma a potenciar o desenvolvimento de estratégias de intervenção no âmbito do acolhimento de crianças e jovens em risco/perigo.
The scientific literature shows contradictory data about the effects of institutionalization on children and young victims of mistreatment, with both positive and negative aspects. In order to contribute to the scientific knowledge of this area of research, we analyzed 51 children's and youngsters quality of life, 24 of which were institutionalized, exploring sociodemographic (age, gender and attended school type) and institutional variables (time and reason for institutionalization), using the Kid-KINDL instrument, Portuguese version, 8- 12 years (Ferreira, et al., 2006). Statistically significant differences occurred in quality of life, between the groups of institutionalized children and the non- X institutionalized, only in physical well-being dimension the first group showing highest average value. We also found differences in quality of life due to institutionalization time, especially in friends dimension and in total of quality of life, in this sense, children who were institutionalized less than 12 months had better values. Age, gender, type of school and type of mistreatment (neglect and exposure to deviant behavior) had no influence on the quality of life of children and young people. This study shows the need for more research in this area in order to development intervention strategies in the context of child and youth risk/danger care.

Description

Keywords

Crianças Maus-tratos Institucionalização Qualidade de Vida Jovens Children Youngsters Institutionalization Quality of Life Mistreatment

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu

CC License